Entender como utilizar o email marketing para eventos é essencial para o sucesso da divulgação do mesmo.
Você como um organizador de eventos já está ciente de que não adianta apenas saber como organizar um evento esportivo e passar horas trabalhando para conquistar uma superprodução, se antes não houver uma estratégia para conquistar o público e atraí-lo para o local.
Se você ainda tem dúvidas de como engajar seu público com seus eventos, fique tranquilo! De imediato, podemos te garantir que utilizar o e-mail marketing para eventos esportivos é uma das opções mais vantajosas.
Investir em comunicação, principalmente através de um canal direto como o email, é a chave para chamar atenção do seu público, gerar curiosidade e interesse sobre seu evento.
Por isso, neste conteúdo iremos te mostrar o que é e-mail marketing para eventos, e como essa ferramenta de relacionamento e divulgação pode ajudar seu evento de maneira eficiente.
O que é e-mail marketing?
Se você utiliza e-mail no seu dia a dia, então com certeza você já recebeu um e-mail marketing!
O e-mail marketing trata-se de um e-mail que é enviado por uma empresa para seus clientes ou potenciais clientes, com o objetivo de criar ou manter o relacionamento com essa base.
Essa comunicação via e-mail pode conter em seu conteúdo informações relevantes sobre os seus eventos, produtos, dicas, promoções, etc.
Para que esse e-mail marketing seja enviado é preciso utilizar uma ferramenta de disparo de emails, como o RD Station, por exemplo.
Por que fazer email marketing?
Se você quer falar diretamente com vários clientes e potenciais clientes, então o e-mail marketing é a forma certa para isso.
Esse tipo de estratégia possui um custo relativamente mais baixo se comparado com a estratégia de anúncios, ou seja, quando você paga para ter anúncios patrocinados em redes sociais como Instagram e Facebook.
Segundo um estudo realizado pela Adobe, o e-mail marketing tem grande potencial para crescer ainda mais, isso por conta de alguns fatores, como:
- As pessoas tendem a passar duas horas em seus e-mails pessoais e dedicar três horas para o e-mail de sua empresa (Email Usage Study);
- Na hora de ler os e-mails, 85% das pessoas realizam essa ação diariamente pelo celular (Adobe Consumer Email Survey);
- 58% dos participantes do estudo realizado pela Adobe relataram que preferem que as promoções, eventos e serviços sejam avisadas por meio de um e-mail marketing.
E como já citamos, ele é um canal direto com sua audiência, ou seja, não depende de terceiros para sua mensagem chegar ao destinatário, diferente das redes sociais.
Quando você posta algum conteúdo nas redes sociais, seja no Instagram, Facebook ou LinkedIn, a própria plataforma que irá determinar para quem e quando a sua publicação irá aparecer, se aparecer rs.
Já no e-mail, você tem a certeza de que ele chegará para toda a sua base de contatos, é claro que existem casos onde a pessoa não o recebe por problemas técnicos, mas é a minoria.
Agora que você já viu o que é as vantagens do e-mail marketing para eventos esportivos, vamos para as melhores dicas de como fazer uma campanha de sucesso.
8 dicas de como fazer campanha de e-mail marketing para eventos
1. Trace um objetivo
Antes de mais nada, lembre-se: O planejamento é o fator principal para alcançar o sucesso de seus objetivos.
Assim como na hora de planejar seu evento esportivo, se comunicar com o seu público também requer estratégia e criatividade.
Por isso, pense “O que você quer alcançar com esse e-mail marketing?”.
É normal que a resposta contenha mais de um objetivo envolvido, por exemplo:
- Trazer pessoas para o evento;
- Fazer com que esse evento tenha mais de 200 inscrições;
- Informar o local que o evento irá acontecer;
- Lembrar as regras do evento esportivo;
- Divulgar as atrações que estarão presentes;
- E muito mais.
Reflita e foque no seu objetivo, somente assim saberá se o e-mail marketing foi um sucesso, ou não.
2. Crie uma lista de e-mails
Após saber quais são os objetivos que você pretende atingir, é hora de segmentar sua lista de e-mails com base nele. Com isso, seu público selecionado receberá o conteúdo adequado, fazendo com que isso desperte seu interesse.
Caso você ainda não tenha nenhuma base de leads, invista em estratégias de Inbound Marketing para criá-la. Mas lembre-se: nunca compre listas de e-mails.
Procure obter esses leads de forma orgânica, ou seja, por meio da página de contato do seu site, oferecendo e-books nos quais as pessoas precisam se cadastrar para receber, divulgando seu evento esportivo nas redes sociais, etc.
Seu e-mail marketing para eventos esportivos só será eficiente se for feito para leads qualificados, e você não conseguirá isso por meio de e-mail comprados.
3. Hora da inscrição
Vamos supor que a pessoa receba seu e-mail, ache super bacana a proposta do evento esportivo e então decide se inscrever para participar.
Porém, o site para se inscrever é confuso, não carrega rapidamente e por fim acaba fazendo a pessoa não se inscrever. Porque se a inscrição já é uma bagunça, imagina o evento, não é mesmo?
Por isso, o Minhas Inscrições é a ferramenta ideal para você realizar a gestão de seus eventos esportivos físicos ou online.
Você pode criar seu próprio Hotsite de maneira fácil e rápida pelo Minhas Inscrições com total autonomia para criar conforme sua identidade visual, além de ter acesso aos relatórios de vendas, dados sobre seu público e muito mais. 😉
4. Elabore um cronograma
Nem muito e nem pouco, evite lotar a caixa de entrada dos seus clientes ou potenciais clientes, equilíbrio é tudo!
Ao utilizar um cronograma de disparo como base para entrar em contato, você evita que fique muito tempo sem se comunicar com eles ou até mesmo chegue a mandar 5 e-mails de uma vez só.
Dessa maneira, você irá conseguir cativar seu público e gerar interesse no seu evento. E o melhor: sem incomodá-lo com excesso de e-mails.
5. Defina um título cativante
Use toda sua imaginação, pense em que tipo de e-mail iria te chamar atenção a ponto de abri-lo.
Saia da caixinha, procure ser criativo na hora de falar sobre seu evento esportivo.
O título será a porta de entrada para o resto do corpo do e-mail, portanto capriche!
Veja alguns aspectos a serem considerados:
- Personalize, use uma linguagem própria da sua marca;
- Crie frases curtas (20 a 41 caracteres);
- Faça perguntas, por exemplo: já pensou em ir no melhor evento de São Paulo?
- Use emojis;
- Seja claro e objetivo.
6. Desenvolva um bom layout
Ter uma identidade visual que tenha ligação com seu evento é muito importante. Em sua campanha de e-mail marketing para eventos esportivos traga a essência do evento no corpo do email.
Mas evite usar imagens muito pesadas, isso irá prejudicar na hora da abertura do email e muitas vezes acabará sendo direcionado para o spam.
Por isso, em todas as imagens, coloque um texto alternativo (alt text), assim, os e-mails não irão correr o risco de serem bloqueados ou detectados como ameaça.
E se você está enviando esse e-mail é porque você tem um objetivo, certo?
Falamos sobre isso lá no nosso primeiro tópico, portanto não se esqueça dos botões de Call to Action (CTA).
7. Não esqueça o CTA
Mais conhecido como CTA ou call to action, significa chamada para ação, ou seja, quando o usuário realiza uma ação com base no seu objetivo.
Quando você envia um email marketing sobre o seu evento esportivo, seu objetivo pode ser que as pessoas se inscrevam no evento, por exemplo. Neste caso, o seu CTA seria uma chamada de ação para a inscrição.
“Inscreva-se já!” ou “Garanta seu lugar” são CTAs muito utilizados quando o assunto é inscrição, mas há diversos tipos de CTA e ele irá depender do objetivo do seu e-mail.
Se o conteúdo do seu e-mail marketing para eventos esportivos é a respeito da participação de palestrante confirmado, o seu CTA será voltado para a compra do ingresso para assisti-lo e direcioná-lo para a página correspondente em seu site.
8. Monitore e analise os resultados
Para saber se realmente sua estratégia de e-mail marketing está dando certo, é preciso analisar, monitorar e mensurar os resultados obtidos.
É preciso após o envio dos e-mails marketing sobre o evento esportivo acompanhar e avaliar de perto durante o dia a dia algumas métricas, sendo elas:
- Taxa de inativação da lista: informa se as pessoas para quais você está enviando os e-mails estão se desassociando de sua lista;
- Taxa de abertura: indica quantos e-mails foram abertos em comparação a quantos foram enviados;
- Taxa de cliques: compara-se quantos cliques foi obtido em relação ao total de e-mails entregues;
- CTR (click through rate): porcentagem de cliques comparados ao total de e-mails abertos.
Para finalizar
Viu como é simples utilizar o e-mail marketing para eventos esportivos? Siga todas nossas dicas e veja como será um sucesso a divulgação do seu evento!
E não se esqueça, se você for organizar um evento esportivo, conte com a ajuda do Minhas Inscrições. Nossa ferramenta irá proporcionar a melhor experiência tanto para você como organizador, quanto para os participantes do seu evento esportivo de forma simples e prática.