Corrida Virtual: guia completo para organizar a sua

Corrida virtual é um termo que vem crescendo ultimamente por conta do avanço da tecnologia e também pelo cenário atual. 

Mas de qualquer forma, esse tipo de corrida proporciona muitos benefícios para quem participa, como também para aqueles que organizam.

Se você já organiza eventos esportivos, ou é novo no assunto e quer entender melhor o que é uma corrida virtual, suas vantagens e como organizar uma, saiba que está no lugar certo.

Então, continue a leitura e aprenda tudo o que você precisa saber para tirar o seu evento do papel e transformá-lo do que seria presencial em uma corrida virtual, como:

  • O que é corrida virtual
  • Para que serve a corrida virtual
  • Como organizar uma corrida virtual
  • Vantagens de uma corrida virtual

Preparados? Então vamos lá!

O que é corrida virtual

Uma corrida virtual nada mais é do que um tipo de prova que pode ser realizada onde o participante quiser, como na esteira, dentro de casa ou na rua, e na hora e no dia que ele quiser também.

Claro que tudo isso sempre dentro das condições propostas por você como organizador, lembre-se que é você quem determina data de início, encerramento e demais especificações da prova.

Ou seja, a pessoa paga pelo acesso, segue as ordens e regras, corre onde quiser e na hora que quiser, faz o upload na plataforma com as informações captadas pelos gadgets como velocidade, tempo e distância, e automaticamente vai parar no ranking.

Essa modalidade carrega inúmeras vantagens (que abordaremos mais à frente), como desvantagens também. Por exemplo, por ser um formato novo de corrida, ainda não é tão conhecido no Brasil, tendo uma pequena barreira de entrada ainda ter que explicar e convencer as pessoas a participarem. 

Para que serve a corrida virtual

A corrida virtual existe para tempos, ocasiões e situações que afetam de forma negativa a participação de forma física dos participantes no evento.

Seja por pandemias, dificuldade de transporte até um local específico ou simplesmente se quiser organizar um evento com amplitude nacional. 

Independente do motivo, você poderá por meio dessa modalidade organizar uma corrida com diversas pessoas, independente de sua estrutura e de qualquer local do Brasil, quiçá do mundo.

Como organizar uma corrida virtual

Mas a pergunta que mais importa é: “como organizar uma corrida virtual?”.

Para responder a esta pergunta, separamos uma espécie de passo a passo onde explicaremos os itens mais importantes que você deve prestar atenção ao organizar sua própria corrida virtual.

Vamos lá?

Defina o público-alvo

Para organizar qualquer evento esportivo, seja ele físico ou virtual, você precisa ter em mãos um planejamento de marketing, que inclui justamente de forma descritiva quem é o seu público-alvo.

Ter conhecimento de seu público-alvo nada mais é do que ter de forma detalhada todas as informações sobre o perfil de potenciais clientes, que no seu caso são os atletas.

Para que consiga tais informações, um bom começo é responder a perguntas como:

  • Quais tipos de corridas eles participam?
  • Qual sua escolaridade?
  • Qual é a faixa-etária dos atletas em sua maioria?
  • O que fazem no tempo livre?
  • Quais são seus interesses?
  • Quais pessoas eles seguem nas redes sociais?
  • Quais locais costumam frequentar?
  • Qual o gênero em sua maioria?
  • Quais os hábitos de consumo?

Incluindo, claro, qualquer outra informação que você considere relevante e que irá agregar sua estratégia de divulgação do evento. 

Ao saber tais dados, você estará mais qualificado para seguir para os próximos passos.

Encontre um bom tema

Eventos esportivos podem ser mais atrativos do que outros por conta do tema que carregam. 

Ao conhecer quem é o seu público, você saberá exatamente quais são seus interesses, e baseado nisso, poderá escolher um tema que não só agrade seus participantes, mas atraia novas pessoas.

Imagine que irá organizar uma corrida virtual e você sabe que sua audiência adora Rock’n Roll. A sacada aqui é justamente organizar uma corrida virtual com esse tema. Então os kits, produtos, prêmios, tudo, irá girar em torno disso.

Pode ter certeza que dessa forma você poderá atrair muito mais pessoas do que uma simples corrida virtual. 

Pois afinal, se você ama Rock e correr, e descobre que existe uma corrida onde o ganhador levará um troféu no formato de uma guitarrinha com pernas correndo, e no meio do troféu terá o nome do ganhador, com certeza você irá querer participar.

Consiga patrocinadores e parceiros

Independentemente se está começando, ou já possui um nome no mercado, ter patrocinadores e parceiros é essencial para o sucesso de sua corrida virtual.

Eles podem trazer um tipo de público já qualificado que possivelmente você teria muito mais trabalho em atrair e captar. Sem contar que muitas vezes os patrocinadores podem te ajudar com valores financeiros e recursos para o evento.

Garanta qualidade nos produtos e logística

Lembre-se que um bom evento oferece um bom kit para seus atletas, como camisetas, shorts,  garrafinhas e até mesmo os troféus e medalhas.

Foque em produtos com qualidade, pois isso representará a qualidade de seu evento. Especialmente por ser uma corrida virtual, quando o único “contato” que ela terá de fato com a sua corrida será com seus produtos.

Atente-se a produtos de qualidade, pois eles representam seu evento em sua essência.

Escolha uma boa plataforma

Sem dúvida, esse é o tópico mais importante de sua corrida virtual!

Uma boa plataforma, pode fazer toda a diferença, tanto para você organizador como para seus participantes, transmitindo não só uma sensação de profissionalismo como também uma experiência única e de excelência.

Por isso, é claro, você deve obrigatoriamente dar preferência para gerenciar sua corrida virtual pelo Minhas Inscrições, a plataforma que tem como objetivo proporcionar a melhor experiência, tanto para o organizador como você quanto para seus participantes.

Com o Minhas Inscrições, você poderá:

  • Criar uma corrida física ou virtual;
  • Personalizar o evento do jeito que preferir;
  • Ter acesso a um Dashboard com relatórios financeiros e informações precisas em tempo real;
  • Atendimento exclusivo com 100% de qualidade e atenção;
  • Criar um portal de notícias;
  • Oferecer certificados digitais para seus participantes;
  • E muito mais!

É só clicar aqui para saber mais informações, temos certeza de que vai gostar!

Divulgue pelas redes sociais

As redes sociais, independente de qual seja, possui uma grande parte da atenção diária do seu público, não é mesmo?

Aliás, é muito difícil encontrar pessoas que não estão conectadas em pelo menos uma das redes.

Devido a essa importância de saber, conhecer e entender a fundo como utilizar as redes sociais para realizar a divulgação da sua corrida virtual, elaboramos o artigo “Como divulgar um evento nas redes sociais?”, onde explicamos detalhadamente tudo o que você precisa saber sobre o tema.

Vale ressaltar que você deve levar em consideração tanto as estratégias gratuitas quanto pagas ao divulgar seu evento pelas redes sociais.

Foque no pós-evento

O pós-evento é tão importante quanto o pré, e infelizmente muitos organizadores cometem o erro de não priorizar essa fase de seus eventos.

Pós-evento, nada mais é do que ações e estratégias, para garantir uma boa experiência para os participantes mesmo após a finalização do evento, incentivando-os a participarem novamente em um futuro evento que organizar.

“Ok, que tipo de estratégias?”

Bom, existem diversas ações que você pode colocar em prática em seu pós-evento, para te ajudar nesse processo, separamos abaixo as principais, que são:

  • Dar brindes ao final do evento que as pessoas possam guardar e sempre se lembrar da ocasião, neste caso, de sua corrida virtual, como: copos, garrafinhas, camisas etc;
  • Dar descontos caso queiram participar em eventos futuros simplesmente por já terem participado;
  • Publicar em suas redes sociais o ranking de ganhadores e marcá-los para que se sintam reconhecidos e felizes;
  • Dar algum benefício para os ganhadores no próximo evento que não seja desconto, como ganhar um uniforme do evento escrito “Eu ganhei o XXXXX”.

Agora que você já sabe o que é e como organizar uma corrida virtual, veja abaixo as principais vantagens de organizar esse tipo de evento.

Vantagens de uma corrida virtual

Separamos abaixo os 3 principais benefícios de uma corrida virtual comparada a corrida tradicional. Não que essas sejam as únicas vantagens, mas de longe são as mais impactantes.

vantagens-de-uma-corrida-virtual

Segurança

Em uma corrida comum a pessoa deve conseguir algum meio de transporte até o local, sem contar que neste meio tempo e até mesmo durante a corrida pode ocorrer acidentes e imprevistos, como ruas esburacadas, problemas de trânsito, desníveis no percurso dificultando a realização da prova, e por aí vai.

Já na corrida virtual, tudo pode ser muito mais simples, pois a pessoa pode correr de uma esteira dentro de sua própria sala. Com alguém ao seu lado para incentivá-la, dando água quando for preciso, e disposto a auxiliar com qualquer problema.

Vale ressaltar também, que a segurança em uma corrida virtual também é interessante para você organizador. Pois evita danificar, desgastar e usar equipamentos físicos como caixas de som, tendas, alimentação e bebidas.

Conforto

Com toda a segurança e estrutura do digital, o conforto de organizar e participar de uma corrida virtual acaba sendo, a depender do gosto da pessoa, maior do que participar de uma corrida comum.

Ao terminar, o participante já estará ao lado do sofá, ou do lado de fora de casa, pronto para descansar em seu lar. 

Sem contar que você não terá que se preocupar com estruturas físicas, dores de cabeça como: acidentes, permissões da prefeitura e, dependendo do tamanho da corrida, até mesmo escolta.

Maior retorno

A corrida virtual tende a ter um retorno sobre o investimento (ROI) muito mais rápido e maior do que uma corrida comum.

Em razão, é claro, que em uma corrida física os custos e investimentos geralmente são maiores que uma corrida virtual, já que é preciso investir em estruturas, autorizações, equipamentos, alimentação, entre outros.

Para finalizar…

Agora que já sabe tudo sobre corrida virtual, como o que é e como organizar uma, está na hora de criar a sua!

E para proporcionar a melhor experiência possível para os seus participantes, e organizar sua corrida em um só lugar, conte com o Minhas Inscrições, plataforma especializada na organização dos melhores eventos esportivos. Conte com a gente para tornar sua corrida inesquecível!

Agora queremos saber sua opinião sobre o artigo, deixe aqui nos comentários. 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
LOGO MI

Crie seus eventos no
Minhas Inscrições

Tenha as melhores ferramentas para uma gestão completa de seus eventos em um só lugar.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.