Como criar um festival: 10 dicas para organizar um de qualidade

Saber como criar um festival é uma habilidade muito importante no mercado de eventos, afinal de contas, esse tipo de projeto não só oferece bons resultados financeiros, mas também comerciais, como networking, parcerias e venda de produtos.

Por isso, se você tem interesse em saber mais sobre como criar um festival, continue a leitura deste artigo, pois falaremos tudo que precisa saber para dar os primeiros passos a um festival inesquecível.

O que é um festival

Antes de tudo, uma boa maneira de entender o que é um festival, é prestando atenção à quais conceitos o termo aponta.

Como podemos ver no dicionário, “festival” remete a termos como “festivo, alegre, aprazível”.

Ou seja, “festival” se relaciona a “eventos festivos”, “festas”, “festividades” e tudo que esteja relacionado a toda a alegria de se celebrar algo.

No passado, os festivais eram oportunidades dos povos adorarem seus deuses, como no antigo Egito por exemplo.

Já com o passar do tempo, se tornou mais um evento que representa algum tipo de liberdade e comunhão artística, seja de dança, música, pintura, obras entalhadas, modeladas, etc.

Exemplos de festivais

Poderíamos escrever um livro de mais de 1000 páginas, só destacando as características e vantagens dos melhores festivais do mundo, criando listas quase sem fim.

Mas como esse não é foco, a não ser claro, mostrar alguns exemplos de festivais atuais, vamos listar abaixo alguns famosos, outros cobiçados e pouco conhecidos:

  • Glastonbury (Inglaterra) – Esse é um dos festivais mais antigos do mundo que ainda está em atividade atualmente. Com apresentações de música, dança, teatro, circo e humor;
  • Summerfest (Estados Unidos) – Considerado o maior festival de música do mundo, ele ocorre em Milwaukee nos Estados Unidos e tem mais de 11 dias de duração, com 11 palcos e com mais de 800 shows;
  • Coachella Fest (Estados Unidos) – Esse festival no deserto reúne mais de 200 mil pessoas anualmente e é um dos principais festivais de rock alternativo, indie e pop;
  • Tomorrowland (Bélgica) – Com origem na Bélgica, esse evento já ocorreu em várias partes do mundo, incluindo Brasil;
  • Rock In Rio (Brasil) – Esse festival de música originalmente brasileiro, acontece em vários locais ao redor do mundo, mas tendo como base oficial a praia de copacabana;
  • Fuji Rock Festival (Japão) – Esse festival japonês tem como cenário simplesmente o monte Fuji e acontece no meio de um resort de ski, com várias atrações musicais e artísticas;
  • Lollapalooza (Estados Unidos) – o Lollapalooza é considerado como um dos principais festivais de música em atividade no mundo. Nasceu em Chicago e foi criado pelo vocalista da banda Jane ‘s Addiction, Perry Farrell;
  • Festival of lights (Alemanha) – Todo ano Berlim se torna por inteiro uma cidade de arte leve, pois no outono, várias imagens são projetadas nas casas, prédios e monumentos, formando imagens e animações de arrepiar;
  • Harbin Ice Festival (China) – O maior festival de gelo do mundo oferece cidades de gelo e neve, exposição de arte de escultura de neve, feira de arte de lanterna de gelo, gelo e carnaval de neve, bar e restaurante de gelo, natação no inverno, esqui, trenós puxados por cães, snowmobiling ou observação de tigres siberianos,animais árticos e muito mais;
  • Vivid Sydney (Austrália) – O Vivid Sydney transforma Sydney assim como o Festival of lights de Berlim, em um palco para artes visuais, focado na criatividade, dança e imaginação;

10 dicas de como criar um festival de sucesso

Com tudo isso posto, chegou a hora de passarmos algumas dicas que podem te ajudar e criar um festival de sucesso, independente do tamanho e público.

Desenvolva um bom planejamento

Não importa qual evento você está pensando em criar, você precisará de um bom planejamento.

Ter em mente (e no papel) todas as informações relevantes tanto sobre sua ideia, quanto sobre o evento em si, irá te ajudar mais do que imagina na hora H.

Conheça bem seu público-alvo, seu orçamento, seus parceiros, os artistas convidados, sua meta de ROI, margem de lucro etc, é uma tarefa em formato de estudo primordial no início do planejamento.

Atente-se a detalhes que costumeiramente podem passar, e caso se sinta mais confortável, contrate uma assessoria de eventos para auxiliá-lo nesse processo.

Atenção aos feedbacks

Busque o tempo inteiro por feedbacks.

Isso pode parecer uma dica irrelevante, ou um tanto quanto óbvia, mas na verdade, esse pequeno costume é um dos pilares que faz grandes profissionais e eventos festivos serem renomados, envolventes e aclamados.

Então se está pensando em fazer um pequeno, medio ou grande festival de comida, bebida, música, dança, arte, escultura, costura ou qualquer outra coisa, saiba que se você o tempo inteiro buscar por críticas construtivas, não só passará a imagem de um organizador maduro para os envolvidos, mas irá melhorar consideravelmente a qualidade do seu festival a cada feedback recebido.

Você pode captar feedbacks em praticamente tudo, mas com certeza o melhor e mais importante momento é no final do festival.

O pós-evento sempre carrega muita responsabilidade, pois como já estamos acostumados a falar aqui nos conteúdos do MI, é nele que você garante a presença do seu participante no próximo festival.

E uma boa maneira de se fazer isso, é realizando perguntas ao final do evento.

Por meio de um email, mensagem no whatsapp ou até mesmo e velho e bom papel de sulfite na prancheta, já servem para responder perguntas e lacunas como:

  • O que achou do evento em geral?
  • O que mais gostou no festival?
  • O que menos gostou no festival?
  • O que mudaria no festival?
  • O que acha que deve permanecer igual nos próximos festivais?
  • Recomendaria nosso festival?
  • O que gostaria de ver no festival do ano que vem que não viu nesse?
  • Esse festival seria melhor ainda se _______________;
  • Tem alguma observação que queira que os organizadores do evento saibam?

Assim, as chances de repetirem a dose aumentam, afinal, eles querem ver se as dicas e sugestões serão acatadas, e claro, seu evento de quebra se torna melhor e mais satisfatório a cada edição realizada.

Estude os resultados do seu festival

Considere resultado, qualquer dado e informação que possa ser obtida única e exclusivamente após a finalização do seu festival.

Ou seja:

  • Feedbacks;
  • Estandes mais visitados;
  • Itens mais vendidos;
  • Regiões que tiveram um maior fluxo de pessoas;
  • Problemas e imprevistos mais recorrentes;
  • Artes, esculturas, músicas, alimentos, bebidas, músicos, obras… mais “consumidas” e apreciadas;
  • Faturamento total;
  • E qualquer outro dado relevante.

Esse tipo de informação, quando bem analisada e estudada, pode trazer bons insights e futuras mudanças para seus próximos festivais.

Escolha uma data inteligente

Dê preferência para datas que não façam parte de nenhum feriado, comemoração religiosa ou época longe de pagamentos e recebimentos.

Afinal, seu objetivo é que nada atrapalhe a participação dos presentes, seja o trabalho deles, ou dificuldade de locomoção por ser um dia que o trânsito praticamente não anda.

Essa dica é: escolha sabiamente.

Dê atenção ao local do festival

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E claro, o local.

Atente-se a ambientes que possam comportar confortavelmente todos os participantes que deseja convidar para seu festival, assim como as atrações e elementos que compõem o evento como um todo.

Quando fizer sua pesquisa em busca do ambiente, opte por locações que façam sentido com a proposta central do seu festival.

Foque na divulgação

Já demos algumas dicas sobre como divulgar um evento, por isso não nos estenderemos aqui.

Queremos te lembrar da importância de uma boa divulgação, por isso, use e abuse de:

  • Influencers;
  • Tráfego pago;
  • Tráfego orgânico;
  • Parcerias;
  • Patrocínios;
  • E a lista continua…

Toda e qualquer estratégia de marketing que possa fazer sentido para seu festival, vale a pena ser analisada com cuidado para o sucesso do seu evento.

Use a tecnologia a seu favor

Hoje em dia há centenas de tecnologias e recursos, possibilitando inúmeras possibilidades de serviço, o que no final das contas, só beneficia seu participante.

O Minhas Inscrições, por exemplo, é uma ferramenta inteligente com vários mecanismos que facilitam a organização de qualquer evento, seja ele institucional, esportivo, artístico, musical ou acadêmico.

Não abra mão desse tipo de ferramenta.

Por isso, conheça mais sobre o MI clicando aqui.

Treine sua equipe

Um time bem treinado e disposto, faz naturalmente com que eles estejam seguros e preparados na hora em que o festival estiver acontecendo.

Não poupe esforços para oferecer um bom treinamento, animá-los e incentivá-los de todas as maneiras possíveis.

Pois isso impactará diretamente nos resultados do seu festival.

Ofereça valor real para seus patrocinadores, expositores e parceiros

Todas as empresas que se filiarem a você, sejam patrocinadores, parceiros, expositores, influencers, fornecedores, etc, devem sentir que estão ganhando muito mais do que oferecem.

Isso fará com que eles deem o máximo para o sucesso do seu festival, sem contar que irão garantir uma nova parceria em festivais e projetos futuros.

Para finalizar…

Claro que não é só com as dicas citadas acima que você domina a arte completa de como criar um festival.

Mas com tudo isso dito, com certeza você terá mais chances, resultados positivos e fãs. Sem contar que essas dicas podem trilhar um bom caminho para ser seguido por você e seu time.

Lembra de uma das primeiras dicas? Sobre o planejamento? Bom, comece o seu, conhecendo de perto a ferramenta do Minhas Inscrições, como já falado, o melhor lugar para você organizar seus eventos, independente do tamanho, tipo e conceito.

Clique aqui, sabemos que não irá se arrepender.

Agora queremos ter o seu feedback, o que acha?

Deixe sua opinião nos comentários sobre esse artigo, e nos diga se esquecemos de alguma informação muito importante que você acredita que os próximos leitores devem se atentar!

Nos vemos no próximo artigo, até mais!

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2 comentários

  1. eu gostei muito do que li em relação a criação de um festival e claro, as dicas foram muito gratificante, sobretudo no que desrespeito ao planejamento com ênfase nos patrocinadores…
    Obrigado pelas informações passadas, com certeza foi o suficiente pra eu tomar minha iniciativa e criar meu próprio projeto guardando as dicas passadas por vcs.
    Gratidão!!

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