Campeonato de natação: 5 dicas para organizar um surpreendente

Organizar um campeonato de natação não é uma tarefa fácil.

Pois assim como em qualquer evento esportivo, esse tipo de campeonato requer muita preparação, gestão e organização eficiente para que seja bem sucedido.

Pensando em você, que está cogitando a ideia de organizar um campeonato de natação, criamos esse artigo onde te daremos 5 dicas para organizar um evento bom e surpreendente.

Continue conosco, e faça bom proveito.

História da natação

Uma técnica que ajuda a entender profundamente como algo funciona em sua essência, é estudando a origem do assunto em si.

Por isso vamos explicar um pouco da história da natação no mundo e no Brasil, assim você terá não só mais bagagem para falar e entrar nesse mundo, como também entender o que abrange tudo isso.

No mundo

Quando olhamos para trás, em busca da origem da natação, vemos ramificações antigas nas profundezas de civilizações extintas, como os egípcios, fenícios, ameríndios, assírios e etc.

Afinal de contas, naquela época, natação não era só um esporte como atualmente, mas sim uma habilidade que te proporcionaria a sobrevivência em centenas de ocasiões que faziam parte da rotina daqueles povos.

Os gregos inclusive, usavam a natação como um treinamento militar, onde os melhores nadadores se tornavam os melhores guerreiros na linha de batalha. Sem contar a beleza física corporal, que já naquela época tinha se tornado uma métrica de estética, fazendo com que muitos buscassem um corpo mais harmonioso.

Por isso você hoje consegue encontrar na escola de belas-artes em Paris esculturas feitas naquela época de nadadores com o corpo idolatrado.

Já na Roma antiga, a natação era não só um treinamento militar comum, como educacional, onde era praticada em termas e piscinas específicas para isso, de tamanhos variáveis.

E só começou a ser olhada como um esporte no começo do século XIX na Europa.

No Brasil

A natação já era um esporte um tanto quanto popular na Europa quando veio para o Brasil no ano de 1898.

Foi nesse ano que no Rio de Janeiro, o Clube de Natação e Regatas decidiu criar o primeiro campeonato brasileiro de natação.

Era basicamente uma prova só, onde os atletas deviam nadar 1.500 metros com nado livre, entre a fortaleza de Villegagnon e a praia de Santa Luzia.

Só em 1913 que a Federação Brasileira das Sociedades do Remo em Botafogo começou a promover e tomar conta da organização do campeonato brasileiro de natação.

Foi nessa época em que as regras começaram a ser desenvolvidas.

Por isso, vamos dar uma repaginada nos conceitos básicos de um campeonato de natação a seguir.

Como funciona as competições

Piscina

Os campeonatos de natação são disputados em uma piscina olímpica.

Uma piscina pode ser considerada olímpica quando possui pelo menos 25m X 50m e 3 metros de profundidade.

Claramente você pode participar e organizar um evento esportivo com uma piscina um pouco menor.

É comum vermos alguns eventos internacionais onde as piscinas medem 20 metros de largura e 25 de comprimento.

As piscinas costumam ser divididas em raias, seja por uma marcação branco no fundo da piscina, ou por boias, demarcando uma média de 2,5 metro de largura para cada nadador.

Distâncias

Cada caso é um caso, e cada organização faz como preferir, mas claro, foi desenvolvido no mercado um padrão de distâncias de acordo com cada estilo de nado.

Os mais comuns, quase que “oficiais” são:

  • Livre: 50m, 100m, 200m, 400m, 800m e 1500m;
  • Borboleta: 50m (não olímpico), 100m e 200m;
  • Revezamento: 4x100m livre (100m cada integrante da equipe), 4x200m livre (200m cada) e 4x100m medley (100m cada integrante, um estilo por nadador);
  • Medley: 200m (50m cada estilo) e 400m (100m cada estilo);
  • Costas: 50m (não olímpico), 100m e 200m;
  • Peito: 50m (não olímpico), 100m e 200m.

Largada

O momento da largada é muito importante, afinal, ela basicamente define se o atleta sairá bem ou não ao longo de toda a prova.

Por conta disso, foi desenvolvido várias regras e meios de se dar a largada ao longo dos anos, e cada estilo de nado requer um tipo de largada.

Por exemplo, quando o estilo de nado é o medley, borboleta livre ou peito, os nadadores devem dar um salto de uma plataforma um pouco acima do nível da água.

Assim, quando todos os atletas estiverem preparados e imóveis, o apito é tocado sinalizando a largada.

Porém, quando a prova é de revezamento medley ou de costas, a largada é dada dentro da água.

Quando todos os nadadores estiverem imóveis, é soado o sinal de partida. Assim, todos são autorizados a saltar na água, em suas respectivas raias.

Já nas provas de costas e revezamento medley, a partida é efetuada dentro da água. 

5 dicas para organizar um campeonato de natação

dicas-para-organizar-um-campeonato-de-natacao

Agora que você já está mais por dentro e familiarizado com a história da natação no mundo e no Brasil, assim como algumas regras básicas que compõem o esporte, chegou a hora das 5 dicas prometidas, que te ajudarão a organizar um campeonato de natação mais interessante.

Tudo certo? então vamos lá!

Divulgação com parcerias

O processo de divulgação de um evento esportivo é muito importante, sendo o item mais relevante dentro de uma ação de marketing.

Inclusive, sempre falamos a respeito, você pode ler agora mesmo o artigo onde explicamos como divulgar seu evento esportivo por meio do Instagram.

Mas para resumir aqui, o que queremos te passar, é as vantagens de parcerias, sejam elas patrocinadores ou influencers.

Isso pode ser útil e vantajoso para você por dezenas de motivos. Começando pela autoridade já atribuída.

Ou seja, se um influencer, que naturalmente, já influencia de certa maneira seus seguidores, indicar seu evento, as chances de ter filas de pessoas querendo participar e assistir seu evento aumentam.

Não desconsidere o poder dos influencers e parceiros comerciais.

Estrutura de qualidade

O organizador do evento deve se responsabilizar pela estrutura do local onde o campeonato será realizado.

Por isso, atente-se a qualidade de serviços, produtos e materiais que devem estar dispostos no evento, como:

  • Cadeiras;
  • Arquibancadas;
  • Bebedouros;
  • Cobertura;
  • Estacionamento;
  • Podium;
  • Tabelas;
  • Sistema de som para anúncios e comunicados;
  • Sistema de cronometragem;
  • Toalhas para os atletas;
  • Plataformas de largada;
  • Raias da piscina;
  • Equipamentos extras para os participantes como:
    • Toucas;
    • Óculos;
    • Sungas;
    • Maiôs;
  • Kit de primeiros socorros;
  • Cronômetros;
  • Câmeras de gravação;
  • Sinalização de segurança;
  • Pranchetas para anotações;
  • E a lista continua…

Consiga patrocinadores

Por se tratar de um assunto relativamente longo, já falamos anteriormente sobre algumas técnicas e conceitos para conseguir patrocinadores para seus eventos esportivos.

Mas de qualquer forma, você deve saber que os patrocinadores irão não só facilitar sua vida na organização de um campeonato de natação, como também te ajudará com questões que podem ser difíceis de alcançar sozinho em certos momentos.

Seja essas dificuldades recursos financeiros, físicos, divulgação ou até mesmo autoridade e networking.

Os patrocinadores são perfeitos quando se está começando, não tem capital suficiente, ou divulgação, mas possui conhecimento, estrutura e muita vontade de fazer com que tudo dê certo!

Cuide da segurança

Independente da segurança que estamos falando, seja a pública, física ou sanitária, você deve ficar de olho para que esteja tudo de acordo com a lei e conforto de todos os envolvidos.

Por vivermos em uma época pós covid, sabemos que as regras do jogo mudaram, por isso você deve se atentar, e muito, em questões sanitárias.

Principalmente por estarmos falando de campeonatos de natação! Um esporte que por mais que não tenha um contato físico, torna tudo muito próximo por conta do contato compartilhado com a água.

Capriche nas premiações

Ah! As tão sonhadas medalhas e troféus! Com certeza o objetivo supremo de todo atleta!

Mas quais são de fato os benefícios desses objetos?

Bom, além de aumentar a competitividade, ela ajuda no incentivo e sensação de orgulho dos ganhadores.

Sem contar que se você criar uma medalha personalizada para seu evento, ele será guardado para sempre na casa dos ganhadores, e sentirão alegria sempre que o virem. Tem marketing melhor do que esse?

Caprichar na qualidade, visual e variedade das premiações, faz com que o espírito esportivo se sobressaia, fazendo com que todos se sintam empolgados e felizes só por estarem participando em seu campeonato.

Para finalizar…

Nesse artigo nós entendemos um pouco mais sobre a história da natação tanto no Brasil, quanto ao redor do mundo, e como isso influenciou o desenvolvimento de campeonatos brasileiros e olímpicos mundiais como temos atualmente.

E também vimos algumas dicas interessantes que tornam um campeonato de natação surpreendentemente empolgante e satisfatório.

O que acha de colocarmos os conceitos em prática?

Para isso, conte com o Minhas Inscrições! A melhor ferramenta para gestão de eventos esportivos no Brasil! Só aqui, você tem tudo que precisa em suas mãos para organizar e divulgar o melhor campeonato de natação de sua carreira.

Conheça mais o MI, temos certeza de que irá gostar!

Também queremos saber o que achou deste artigo. Nos diga sua opinião nos comentários, que teremos o maior prazer do mundo em conversar com você!

Nos vemos no próximo artigo, até mais!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
LOGO MI

Crie seus eventos no
Minhas Inscrições

Tenha as melhores ferramentas para uma gestão completa de seus eventos em um só lugar.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Checklist do Organizador de Eventos