Protocolos de segurança covid: as 10 melhores práticas para eventos esportivos

Protocolos de segurança covid vieram para nos ajudar a retomar a economia de uma maneira segura, tranquila e prazerosa.

Pensando justamente nisso, decidimos te trazer hoje uma espécie de guia prático, para te auxiliar na retomada de seus eventos esportivos.

Verifique as dicas que serão passadas, para identificar as mais adequadas para o seu evento esportivo e a realidade da sua cidade, e comece já o seu planejamento com tranquilidade. Vamos lá?

Planejamento de eventos esportivos pós covid

Bom, antes de tudo devemos pensar no planejamento de um evento esportivo, dada as atuais circunstâncias, certo?

Ao realizar o planejamento de seu evento, você deve prioritariamente focar no treinamento e instrução de sua equipe, afinal de contas, a saúde deles é tão importante quanto a dos participantes.

Sem contar que por conta de termos ficado em isolamento social por um longo período de tempo, muitos podem achar que as coisas já estão 100% “normais”, como se esquecessem que ainda enfrentamos o Covid.

Por isso a comunicação, tanto com seus participantes quanto equipe, é de extrema importância.

Lembrando que cada cidade, assim como seu Estado, divulga por meio de seus meios de comunicação adequados, suas medidas de segurança específicas.

Ou seja, nossa maior dica é: veja quais são os protocolos de segurança da cidade em que ocorrerá seu evento esportivo. Dessa maneira, você estará protegendo seus participantes e equipe não só do covid, mas também de possíveis multas e penalizações estatais.

Mas claro, que existem regras que podemos até chamar de “universais”, quando o assunto é protocolos de segurança contra o covid.

Então, transformamos tais “regras universais” em dicas, para te ajudar de forma mais eficiente na organização e execução de seu evento esportivo.

10 dicas de protocolo de segurança covid para retomada de evento presencial

1. Evite aglomerações

Já se tornou praticamente um clichê a frase “evite aglomerações”. Mas todo clichê carrega uma verdade, afinal de contas, é por conta disso que se tornou clichê.

“Mas a partir de que momento é uma aglomeração?”

Então, como inclusive já falamos, cada cidade e estado possui seus próprios protocolos e exigências estabelecidas.

Se está preocupado com a quantidade de atletas em seu evento, uma boa solução é consultar o limite de pessoas que sua cidade permite.

E deixar claro para todos os envolvidos, que ao bater o limite de participantes, não haverá mais possibilidade de mais pessoas participarem.

Anuncie o limite para que todos já estejam bem cientes, assim como também a lotação máxima quando for necessário.

E mais uma vez, ao fazer isso, você estará se protegendo de todas as maneiras possíveis ao organizar seu evento esportivo pós covid.

#Dica Minhas Inscrições: evite aglomerações no momento das inscrições de seu evento esportivo. No MI é possível oferecer experiências presenciais unidas com uma programação online, como por exemplo o momento de fazer as inscrições do evento esportivo. Essa é uma ótima saída para diminuir o número de pessoas em um único espaço, sem perder muito alcance!

2. Organize o evento esportivo ao ar livre 

Nada de aglomerar, isso já sabemos, mas existe alguma outra maneira de proteger o ambiente?

Bom, uma boa forma de se fazer isso, é dando preferência para ambientes e espaços ao ar livre.

Afinal de contas, uma boa circulação de ar, ajuda a levar possíveis vírus, e traz novos ares. O que não ocorre em ambientes fechados, onde todos respiram o mesmo ar sem ventilação.

Um jeito de evitar aglomerações em seu evento esportivo é criando algumas estratégias na hora de conferir a entrada dos participantes em seu evento. 

Outra maneira, é não fazer a venda de seus ingressos somente no dia do evento, isso gera filas! Como falamos acima, aqui na Minhas Inscrições você pode organizar seu evento com inscrições online e evitar aglomerações no local do evento.

Na entrada do seu evento esportivo, disponibilize itens que oferecem segurança contra o covid, como: 

  • Recipientes com álcool em gel;
  • Tapetes desinfetantes;
  • Medição da temperatura dos participantes e etc.

3. Máscaras devem sempre estar à disposição

Não é porque os eventos esportivos presenciais estão voltando que o uso de máscara chegou ao fim!

Por ser praticamente uma exigência pública geral, as máscaras podem fazer toda a diferença durante um evento, principalmente um esportivo, onde muitas vezes pode ocorrer de participantes ficarem fisicamente próximos uns aos outros.

Sua equipe também é importante na hora de dar exemplos, seu staff vai ser o espelho para seus convidados. Ou seja, se eles não utilizam máscara, o participante se sentirá desconfortável, ou até mesmo no direito de também não utilizar.

#Dica Minhas Inscrições: você pode oferecer máscaras com o logo do seu evento esportivo como brinde assim que os participantes entrarem em seu evento. Dessa maneira, estará demonstrando preocupação com a saúde de todos, e garantindo ser lembrado visualmente por mais algumas semanas pelos atletas e plateia.

4. Atenção aos alimentos e bebidas

Alguns eventos esportivos, o alimento é preparado no próprio local, e nesses casos, a atenção deve ser redobrada.

Luvas e mãos lavadas, assim como máscaras e toucas devem ser prioridade, como sempre foi, mas agora a situação é mais crítica ainda.

Inclusive, no próprio ambiente que o alimento for preparado, deve ser evitada aglomeração, então foque em poucos cozinheiros, e uma cozinha ampla.

E durante o consumo, ofereça utensílios descartáveis, para que o compartilhamento seja evitado ao máximo, como pratinhos ou embalagens de determinados produtos.

E se for oferecer bebidas, desde refrigerantes e energéticos até água, priorize embalagens individuais, para que tenha pouco contato com outras pessoas.

Isso exclui automaticamente qualquer possibilidade de disponibilizar bebedouros em seu evento esportivo.

5. A limpeza do banheiro

E se tem uma coisa que preocupa a maioria das pessoas é a limpeza do local, principalmente a do banheiro.

Querendo ou não, a limpeza do banheiro de um evento acaba sendo uma experiência do cliente, e com toda certeza ele irá lembrar dela. 

Por isso, garanta que seu evento esportivo terá uma equipe disponível para realizar essa limpeza de hora em hora.  

Pode até mesmo criar turnos entre sua equipe, assim, é certeza que a qualquer momento que o seu participante visitar o banheiro ele terá uma boa experiência.

Você com certeza já deve ter escutado alguém falando “vai no banheiro antes de sair, porque você sabe como é banheiro público”. 

Principalmente por estarmos falando de banheiros, o espaço deve ser higienizado ainda mais vezes para que essa experiência de limpeza total ocorra. Esteja atento às diretrizes de limpeza e desinfecção da sua cidade para determinar como esse trabalho deve ser realizado.

6.Tenha uma equipe médica em seu evento esportivo

tenha-uma-equipe-medica

Em qualquer evento, seja ele esportivo ou não, ter no local uma equipe médica é de extrema importância.

É possível que durante o seu evento esportivo alguém passe mal, e mesmo que não seja um sintoma de COVID-19, prestar assistência médica mostra o quão preocupado com seus participantes seu evento está.

Além de ter uma equipe médica preparada para qualquer tipo de imprevisto de saúde que seu público possa apresentar, esses profissionais também podem ser direcionados a medir a temperatura na entrada do evento esportivo. Boa ideia, não é mesmo?

E se alguém apresentar sintoma de COVID-19? Tenha um plano de crise para sair dessa situação, como por exemplo isolar totalmente o local mas sem desesperar os participantes e sua equipe!

7. Evite contato com a face

Parece óbvio, mas as pessoas, incluindo eu e você, passamos a mão naturalmente no rosto sem perceber.

Só deixamos de passar a mão no rosto, quando somos lembrados disso, e ficamos constantemente atentos. Por isso, espalhe plaquinhas bem chamativas para lembrar os participantes de evitar passar as mãos nos olhos, boca e nariz.

É normal que as pessoas esqueçam desse importante detalhe, mesmo sendo um protocolo de segurança do covid!

8. Foco na higienização e prevenção com álcool em gel

Espero que você goste de álcool em gel, pois ele veio para ficar para sempre em nossas vidas e é um dos itens essenciais para proteção de nossa saúde.

Esse tipo de cuidado é essencial em qualquer evento, mas atenção, o importante é que ele esteja espalhado por todo evento esportivo!

Banheiro, entrada, saída, locais de refeições e corredores são os pontos de atenção para você alocar os álcool em gel.

Se você está focado em realizar um evento esportivo de segurança, sem um alto risco de contaminação, essas dicas são essenciais!

O simples fato das pessoas verem o álcool em gel disposto em vários locais, já é incentivo suficiente para eles utilizarem.

Ou seja, espalhar álcool em gel pelo seu evento esportivo, aumentará a proteção de todos os envolvidos.

9. Sinalize e reserve locais para manter o distanciamento do público

O distanciamento em geral é muito importante no combate ao covid, certo?

Bom, quando estamos falando de eventos esportivos, as regras não mudam, mesmo sendo em espaços abertos.

Então busque colocar marcações no chão para facilitar o entendimento dessa regra.

Isole cadeiras deixando um espaço marcado entre elas em seu evento esportivo, pois isso ajudará as pessoas não terem tanto contato entre si.

E o mais importante: sinalize! Se você não sinalizar, o público pode entender que ele pode escolher se quer seguir a regra ou não.

Quanto mais clara a informação, mais chances de serem seguidas.

10. Evite contatos muito próximos

Como estamos falando de eventos esportivos, sabemos que um contato, digamos, próximo e bruto pode acontecer uma hora ou outra, afinal de contas, essa é uma das “graças” dos esportes, não é mesmo?

Bom, existem algumas maneiras de evitar isso.

Dependendo do esporte em questão, é possível incentivar os participantes distantes uns dos outros.

Em uma corrida de rua, por exemplo, você pode muito bem criar espaços específicos para cada atleta.

E quando os participantes respeitarem sua marcação, terão mais chance de ganhar por evitarem contatos desnecessários, assim como de não se contaminarem.

Para finalizar

Agora que você já confirmou os principais protocolos de segurança covid, fica muito mais fácil organizar um evento de maneira tranquila não é mesmo?

Bom, nós, mais do que ninguém, queremos que você tenha sucesso e praticidade ao organizar seu evento esportivo, por isso, conte o Minhas Inscrições. Nossa ferramenta irá proporcionar a melhor experiência tanto para você como organizador, quanto para os participantes do seu evento esportivo de forma simples e prática.

Clique e conheça! Temos certeza de que irá se apaixonar!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
LOGO MI

Crie seus eventos no
Minhas Inscrições

Tenha as melhores ferramentas para uma gestão completa de seus eventos em um só lugar.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.