Maratona: o que é e como organizar uma memorável

Realizar uma maratona exige muita organização e conhecimento, por isso que, se você está pensando em montar uma em sua cidade ou bairro, temos algumas dicas para o seu evento ser um sucesso ainda maior.

Por mais experiente ou iniciante que o organizador seja, alguns fatores importantes que fazem a diferença neste tipo de evento são deixados de lado e muitas vezes até esquecidos.

Então, trouxemos para você neste artigo o que é, vantagens, características e como organizar uma maratona de sucesso.

Vamos lá?

O que é maratona?

Maratona é um tipo de evento esportivo onde uma distância de longo percurso é percorrida por atletas que correm até sua linha de chegada.

Por ser um exercício com duração prolongada, este tipo de atividade põe à prova a resistência e velocidade de seus participantes e propõe um espírito de competição saudável.

Uma curiosidade é que o nome “maratona” se originou de uma antiga lenda grega que contava a história do soldado mensageiro de Atenas: Pheidippides.

Este mensageiro fez história ao percorrer 40 km no campo de batalha de Maratona até Atenas, com o objetivo de mandar uma mensagem aos cidadãos sobre a vitória dos gregos contra os persas, e acabou morrendo depois de completar esta missão.

Após este episódio, este tipo de modalidade acabou se espalhando pela Europa até se tornar famosa pelo mundo inteiro.

Mas com certeza o objetivo da maratona hoje em dia mudou, sem intuito de avisar vitórias em guerras… ainda bem! 

Então, agora vamos entender melhor qual é a sua finalidade nos dias atuais.

Qual objetivo da maratona?

O objetivo da maratona é vencer a si mesmo. 

Muitos podem pensar:

“Mas a maratona não é um esporte competitivo? Tem até primeiro e segundo lugar, como é uma prova para vencer a si mesmo?”

Pois bem, a maratona é muito mais do que uma corrida para ver quem chega primeiro, mas também é uma forma de superação. O espírito competitivo é até deixado algumas vezes de lado pelos atletas.

Alguns buscam somente testar seus limites, fazer exercício físico e mental enquanto se divertem em um desafio estimulante.

Então quando for organizar uma maratona, deixe bem claro estas experiências novas que os atletas terão ao participar de seu evento esportivo, mesmo não ficando nos primeiros lugares.

Mostre a eles que a experiência vai ter mais valor do que uma medalha, e tenho certeza de que vai chamar a atenção de mais interessados em seu projeto.

O que é necessário para organizar uma maratona?

Para organizar uma maratona é necessário alguns elementos que não podem faltar em seu evento esportivo.

Como por exemplo: dar suporte aos seus atletas para que consigam realizar o percurso, contratar equipes para distribuição de água e toalhas, além de profissionais da saúde para estarem de prontidão se caso algo acontecer.

Mas claro que para definir outros elementos que são necessários para organizar uma maratona, é necessário entender quais são as características principais deste tipo de evento esportivo.

Então, vamos lá!

Quais são as principais características de uma maratona?

A principal característica de uma maratona é que ela é declarada a corrida mais longa no atletismo, tendo uma extensão exata de 42,195 km, que são medidos através de um aparelho de calibragem.

Com isso já temos outra característica forte desta modalidade: bem cansativa e desafiante. E é exatamente por causa disso que os atletas ficam instigados e se perguntam:

“Até onde posso chegar? Qual o meu limite?”

Aproveitando, assim, para testarem seu estado físico e mental em eventos de maratona 

Qual é a distância de uma corrida de rua? 

A regra não pode ser outra: para ser declarado uma maratona tem que ser exatos 42,195 km.

“Mas quem foi que definiu isso? Quem define as regras de uma maratona?”

O órgão responsável pelas regras é a Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF), que tem autoridade de nível mundial para estabelecer regras, definir equipamentos técnicos e moderar os recordes oficiais pelo mundo todo.

Qual a diferença entre corrida de rua e maratona?

Muitos podem se confundir, então é importante deixar bem claro: maratona é diferente de corrida de rua.

A principal diferença entre as duas modalidades está na distância percorrida de cada categoria. Sendo que na corrida de rua as distâncias se dividem em:

  • Curta- 100m, 200m e 400m;
  • Média- 800m, 1.500m e 3 mil metros;
  • Longa- 5.000m, 10.000m e 42,195m.

Ou seja, a maratona só é considerada quando a corrida de rua atinge os 42,195 metros de distância e que não há alternação entre os participantes durante o percurso, diferente da corrida de rua quando há revezamento.

Como organizar uma maratona memorável

como-organizar-uma-maratona-memoravel

Organizar uma maratona memorável é um desafio, mas a proposta desta modalidade é justamente isso: ficar na memória e trazer uma experiência única aos atletas.

Entretanto, ter um diferencial entre tantas que ocorrem por aí vai elevar ainda mais o seu evento, e ajudar na hora da divulgação.

Então vamos entender como você pode fazer isso?

Defina um objetivo

A primeira coisa a ser definida antes de qualquer coisa é o objetivo. 

Então pense no que você quer provocar em seus atletas e use esta promessa para acrescentar em sua divulgação.

Pois ao colocar na cabeça, e no papel também, qual meta você quer atingir com seu projeto é muito importante para dar um começo mais centrado e eficaz, evitando que o planejamento se perca em meio a tantas ideias que podem aparecer.

Decida qual será o percurso

Definir qual será o percurso é essencial para determinar o número de participantes que irão marcar presença em seu evento esportivo.

Por isso antes de decidir o percurso, se atente às características do local em que as atividades serão realizadas.

Como por exemplo: se é muito movimentado, se tem muitas escolas por perto que vão afetar nas atividades durante horário da maratona entre outros fatores que devem ser levados em consideração para a saúde e segurança de seus atletas.

Importante lembrar que quanto maior o percurso mais difícil fica para conseguir uma autorização da prefeitura. Então, o recomendado seria você definir uma trajetória para seus atletas, que passam mais de duas vezes no mesmo ponto.

Consiga a autorização da prefeitura do local

Depois de escolher qual será o percurso em que acontecerá seu evento esportivo, é necessário ter a autorização da prefeitura local antes de dar continuidade ao seu planejamento.

“Mas como pedir essa autorização? Precisa de outras?”

Você pode entrar em contato diretamente com a prefeitura para a solicitação e dependendo do tamanho da maratona, é necessário apresentar o projeto ao Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, para que acompanhem os participantes ao longo do percurso.

Elabore kits para seus atletas

Percorrer a longa distância da maratona é uma atividade muito árdua, por isso os atletas precisam ter o suporte necessário para manter suas energias e disposição até atingirem o máximo de km que conseguirem.

E para que isto aconteça a distribuição de kits é essencial. Então, pegue uma caneta e anote os seguintes elementos que não podem faltar nos kits para a sua maratona:

  • Medalha;
  • Camisa do evento;
  • Viseira;
  • Garrafa;
  • Toalhas de rosto;
  • Boné;
  • Lanche.

Tudo isso para que seus atletas se sintam devidamente estimulados e preparados para enfrentar o longo percurso que virá pela frente.

Seria bom já enviar estes kits com antecedência para que não haja nenhum erro durante as atividades. E para te ajudar na hora da organização dos kits o ideal é contar com uma ferramenta para eventos que te ajude nesta organização.

E você encontra isso aqui na MI, a melhor ferramenta de gestão de eventos onde o organizador tem total liberdade para montar seus kits e ainda por cima oferecer tecnologia para auxiliar suas entregas.

Estabeleça um regulamento

Todos os eventos esportivos tem que ter suas regras, e com a maratona não seria diferente. Já que a mesma possui algumas regras instituídas pela própria Associação Internacional das Federações de Atletismo.

E estas regras para as maratonas são, em resumo:

  • Distância de 42,195 km ou 22,098 km (em caso de ser meia-maratona);
  • Tem que ser realizada em estrada, ciclovia ou trilha;
  • Aviso de largada, podendo ser com uma buzina ou se caso houver muitos participantes, aviso com contagem regressiva;
  • Percurso fechado para veículos motorizados em todas as direções;
  • Segurança aos atletas;
  • Máximo desnível de 1/1000 para ser elegível a recorde mundiais;
  • A cada 5 quilômetros tem que ter uma estação para hidratação, descanso e esponjas molhadas para os participantes se refrescar;
  • Saída do percurso, sem desclassificação, para os atletas apenas com a autorização de um funcionários da prova;
  • Atletas não podem receber auxílio de fora, senão serão desclassificados;
  • Para que o recorde do participante seja reconhecido oficialmente, é necessário que comprove o cumprimento de todas as regras, segundo a IAAF.

Tudo isso é importante que esteja claro a todos os atletas antes mesmo de acontecer o evento esportivo, então mande um email contendo todas as regras e esclareça dúvidas antes da sua maratona chegar, evitando assim problemas durante as atividades.

Para finalizar: escolha a plataforma certa!

Agora que te falamos o que é, vantagens, elementos necessários e de como organizar uma maratona de sucesso, não podemos nos esquecer do último passo que é: escolher a plataforma certa.

E sua escolha não pode ser outra a não ser contar com a plataforma mais segura e experiente do mercado a: MI.

Aqui oferecemos a melhor tecnologia que vai te auxiliar no controle de suas inscrições on-line com uma gestão eficaz e de alto desempenho do começo ao fim de sua maratona!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
LOGO MI

Crie seus eventos no
Minhas Inscrições

Tenha as melhores ferramentas para uma gestão completa de seus eventos em um só lugar.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.