Downhill: o que é e como organizar um campeonato

Downhill, uma modalidade esportiva que tem ganhado muito espaço entre os esportistas que se interessam por ciclismo. Levando muitas pessoas, inclusive organizadores de eventos, a se perguntarem:

  • O que é downhill?
  • Qual é a origem do downhill?
  • Como funciona o downhill?
  • Onde downhill é praticado?
  • Como funciona um evento de downhill?
  • Como organizar um evento de downhill?

Se você já fez algumas das perguntas acima, não se preocupe, iremos responder cada uma delas neste artigo completo!

Então se prepare, e descubra tudo o que precisa saber sobre downhill!

O que é downhill?

Downhill é uma modalidade esportiva que se baseia no uso de uma bicicleta para a execução de uma atividade radical ao descer uma montanha ou ladeira.

Downhill significa “ladeira abaixo”, ou “descer ladeira”. Ou seja, para ser considerado downhill, é necessário que o ciclista esteja em uma descida íngreme com obstáculos e curvas.

E é justamente por conta dessas características que o downhill é uma atividade que exige muita técnica e cuidado, pois a facilidade de acidentes é muito grande, o que também aumenta a adrenalina e procura por grande parte do público de ciclistas.

Inclusive, há uma versão de downhill urbano, que consiste na prática dentro de bairros, cidades e avenidas pavimentadas.

Uma referência de downhill urbano hoje em dia é a escadaria de Santos, onde é realizada uma das primeiras etapas do Campeonato Mundial de Downhill Urbano.

Origem do downhill

O downhill foi desenvolvido no meio da década de 70 na região da Califórnia, Estados Unidos.

Por conta do, digamos, “tédio”, os ciclistas de São Francisco decidiram abandonar o asfalto tradicional, e ir em busca de mais emoção das montanhas que rodeiam a cidade.

Os morros de Marin County acabaram sendo o foco dessa modalidade que até então ainda estava sendo criada.

Como o downhill exige um tipo de equipamento diferente do comum, os pioneiros e idealizadores Charlie Kelly, Tom Ritchey, Gary Fischer e Joe Breeze, não tiveram escolha a não ser a adaptação de suas bicicletas antigas para suportar a atividade.

Acabaram colocando pneus mais largos, retiraram pesos desnecessários para aumentar a agilidade e equilíbrio, assim como a inserção de freios, travas e quadros mais resistentes e potentes.

Ao passar do tempo, os fundadores do esporte, se é que podemos chamá-los dessa maneira, ingressaram nos negócios do downhill. Por isso, hoje eles lideram grandes marcas e empresas do setor.

Como funciona o downhill?

Como o próprio nome sugere, downhill é o esporte onde os atletas devem descer uma ladeira, morro, ou colina, evitando os obstáculos e imprevistos no menor tempo possível em comparação com seus competidores.

Essa atividade é realizada por meio de um skate, bike, patins, rolemã, etc. Neste artigo focaremos na bicicleta.

Óbvio que o trajeto deve ser um tanto quanto perigoso, com oscilações de terreno íngreme, exigindo agilidade, experiência e muita técnica dos atletas.

Sem contar, é claro, com os objetos que compõem o local, como galhos de árvore na altura dos olhos, pedras soltas, buracos aleatórios, pássaros, raízes e etc.

Por conta da descida e das pedaladas é possível ver alguns competidores alcançarem a velocidade de 80km/h.

Onde downhill é praticado?

Como já citado anteriormente, o downhill pode ser executado tanto no asfalto, conhecido como downhill urbano, quanto na terra, sendo o modelo tradicional.

Quando o downhill ocorre em um ambiente pavimentado e urbano, os objetos que formam a cidade, como latas de lixo, escadas, calçadas, postes, etc, são utilizados como obstáculos do ambiente, da mesma forma que no downhill tradicional as raízes, árvores, buracos, galhos e animais cumprem essa função.

Como funciona um evento de downhill

Um campeonato ou evento de downhill segue alguns conceitos base.

Na maioria das vezes o trajeto fica em torno de 4 km no total.

Não é uma competição em grupo, e em algumas vezes o atleta faz o percurso mais de uma vez.

Depois o tempo de todos os competidores é somado para saber quem foi mais rápido, para que o troféu seja entregue.

E para que os ciclistas estejam familiarizados e confortáveis com o terreno, eles têm direito de descer a pé pela pista para que um reconhecimento de território seja realizado para melhor proveito.

E no dia da prova inclusive, os atletas podem fazer uma descida teste algumas horas antes do evento ter início. Assim eles poderão testar suas teorias e ideias de rota e manobras. 

Após esse teste eles descansam e se preparam mentalmente até o início da prova.

Como organizar um evento de downhill

como-organizar-um-evento-de-downhill

Se você acha interessante esse tipo de evento, e já está a um tempo se perguntando como organizar um, não se preocupe.

Falaremos a seguir alguns “passos”, ou seja, itens que devem com certeza estar em seu planejamento caso comece a organizar um campeonato de downhill.

Escolha o local

O local que ocorrerá seu evento é sem dúvida nenhuma um dos passos mais importantes!

Ele irá definir a dificuldade do seu evento, que como consequência irá influenciar no tipo de atleta que estará presente no dia da prova.

você deve levar em consideração os seguintes itens:

  • Localização: dê preferência para locais que tenham fácil acesso. Por mais que seja uma montanha ou local distante, veja se tem estradas até lá, e locais para a construção de estandes e estacionamentos;
  • Diversidade de ambiente: conseguir um local que ofereça dificuldade é interessante, para a atração dos mais experientes e aventureiros. Porém, também vale a pena um local que um atleta iniciante tenha interesse, afinal de contas, eles também querem participar desses eventos;
  • Estrutura: sempre irá valer a pena a busca por um local com facilidade de implementação de estantes, cadeiras, bebedouros, gazebos, etc;
  • Estatização descomplicada e desburocratizada: vivemos em um país continental, e nesse meio há dezenas de cidades e estados que complicam a obtenção de alvarás e autorizações, resultando em problemas desnecessários. Dê preferência para cidades e regiões que esse tipo de atividade pode ser executada sem dor de cabeça.

E é inclusive sobre esse último item que falaremos a seguir.

Consiga todas as autorizações

Todo evento que atrai uma quantidade significativa de pessoas exige uma autorização ou consentimento da prefeitura da cidade.

A maior vantagem dessa autorização é o auxílio do estado para que seu evento esportivo seja executado sem dores de cabeça.

Com um alvará, por exemplo, você poderá ter uma equipe de paramédicos disponíveis para o evento, prontos para socorrer qualquer pessoa que realmente precise de ajuda médica.

Assim como uma segurança realizada pela polícia militar, visto que neste tipo de evento há equipamentos caros de sons, automóveis, celulares, etc. Aumentando o perigo de roubos e assaltos. Sendo que com a autorização da prefeitura você terá essa proteção.

Poderíamos ficar horas aqui falando das vantagens em ter as autorizações, mas podemos resumir da seguinte maneira: quanto mais de acordo com a lei estivermos, menos dor de cabeça e mais apoio teremos.

Crie as regulamentações

Se  as autorizações e alvarás te livrará de dores de cabeça com o estado, uma regulamentação irá te livrar de dores de cabeça com os participantes.

Ao criar um documento com as regras, punições, premiações, formas de pagamento, políticas de reembolso, etc, você terá muito mais controle sobre os participantes, staff ‘s e plateia, afinal de contas, tudo estará muito bem definido de antemão.

Crie parcerias e patrocínios

Se você já acompanha o blog do Minhas Inscrições, já deve estar careca de saber da importância em ter bons patrocinadores e parcerias.

Eles irão te ajudar na divulgação (que falaremos mais a seguir) estrutura do evento e autoridade percebida de forma geral.

Dê uma olhada em nossos artigos onde explicamos os benefícios e como conseguir parcerias com influencers, assim como patrocinadores.

Divulgue seu evento

A divulgação de seu evento é muito importante.

Afinal de contas, ela que irá definir o sucesso financeiro e rentável de seu evento.

A divulgação de um evento de downhill por exemplo, pode ser muito interessante, visto ser um esporte com imagens radicais bem atrativas e visualmente empolgantes, facilitando na hora da divulgação e agregação de valor.

Já falamos anteriormente como divulgar um evento esportivo, e as mesmas dicas e conselhos se aplicam a um evento de downhill.

Mas claro que quando falamos em divulgação de eventos temos dois objetivos, certo? Queremos atingir os atletas, assim como a plateia.

Falaremos mais sobre esses dois focos a seguir.

Para atletas

Se seu objetivo é realizar uma divulgação focada nos atletas, não dispense a ideia de parcerias com influencers, bicicletarias, marcas de equipamentos, clubes esportivos, assim como anúncios e criação de conteúdo para esse tipo de público.

A vantagem em divulgar para esse público é a fácil segmentação, então aproveite.

Para o público

Agora se você está em busca de conseguir plateia e pessoas na torcida, você também pode utilizar estratégias de marketing esportivo.

Se premiar de alguma maneira com descontos e brindes aqueles atletas que convidarem amigos e familiares, você estará garantindo um público fiel e empolgado de maneira natural.

Mas se quer realizar uma divulgação paga por meio das redes sociais, você pode focar em pessoas que gostam de eventos esportivos e que moram em um raio de pelo menos uns 90 km ao redor do local escolhido do evento.

Pós evento

O pós evento é tão importante quanto o pré. Pois é aqui que você se certificará de que seus participantes retornem em uma próxima oportunidade.

Não abra mão de feedbacks, brindes, bônus, kits e todo tipo de agrado que vier à sua cabeça.

Reter seus participantes atuais é bem mais barato do que conquistar novos do absoluto zero.

Melhor ferramenta para organização de um evento de downhill

Se interessou? Ainda bem que você pode hoje mesmo já dar início ao seu evento esportivo!

Exatamente! Por meio da ferramenta de organização de eventos esportivos Minhas Inscrições, você poderá facilmente dar início ao seu evento com recursos que irão te ajudar a oferecer a melhor experiência para seus clientes.

Com a plataforma da Minhas Inscrições, você poderá:

  • Realizar uma corrida física ou virtual;
  • Caracterizar seu evento do jeito que preferir;
  • Acessar um Dashboard que te oferece relatórios financeiros e informações exatas em tempo real;
  • Atendimento específico ao seu projeto com 100% de qualidade e atenção;
  • Publicar notícias em nosso portal;
  • Oferecer para seus participantes certificados digitais;
  • Entre outras ferramentas imperdíveis!

Não espere! Venha conhecer de perto o Minhas Inscrições, temos certeza de que irá se apaixonar.

Para finalizar…

Tudo explicado sobre downhill, você já sabe o que é, sua origem, como organizar um campeonato incluindo seus processos!

Agora o que acha de enviar esse artigo para aquela pessoa que você sabe que pode se interessar pelo tema? Este conteúdo é tão valioso! Não guarde ele só para você! rs.

Deixe um comentário com sua opinião, teremos muito prazer em responder qualquer dúvida que tenha.

E não deixe de conhecer o Minhas Inscrições, nos vemos lá!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
LOGO MI

Crie seus eventos no
Minhas Inscrições

Tenha as melhores ferramentas para uma gestão completa de seus eventos em um só lugar.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.