Marketing esportivo: o que é, como fazer e vantagens

O marketing esportivo é um conhecimento essencial para todos os organizadores de eventos esportivos. Pois, com tal recurso, você consegue gerar muito mais valor, de várias formas e por meios diferentes para seu evento.

E justamente por se tratar de um tema tão vital e importante, decidimos trazer hoje este artigo explicando o que é e como fazer marketing esportivo, então continue a leitura e aprenda:

  • O que é Marketing Esportivo?
  • História do marketing esportivo
  • O que faz o Marketing Esportivo funcionar?
  • Marketing esportivo digital: como fazer?
  • Como usar o marketing esportivo
  • Case de sucesso no marketing esportivo
  • Tendências de marketing esportivo no mundo

Preparado? Vamos lá!

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O que é Marketing Esportivo?

Evidentemente, marketing esportivo é um segmento do marketing em si. Então, primeiramente vamos explicar o que é marketing.

De acordo com o pai do Marketing, Philip Kotler, marketing é a ciência e arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um público-alvo com foco na geração de lucro.

Agora, pegue esse conceito, e aplique no mundo esportivo. Pronto.

Em resumo, o Marketing esportivo é a criação e execução das estratégias de Marketing no meio esportivo e em tudo o que o envolve, sejam marcas, clubes, times, atletas, equipes ou personalidades.

Esse tipo de marketing utiliza do conteúdo oferecido pelos esportes para oferecer serviços e produtos em diferentes formas. E quando bem feito, ele cumpre bem seus objetivos, que são: gerar vendas e garantir entretenimento para o público envolvido.

De acordo com um estudo feito em 2018 pela Sports Value, o mercado de marketing esportivo movimenta mais de 200 bilhões de reais todos os anos.

E por que vale a pena saber desse valor? 

Bom, pelo simples fato de que isso demonstra que existe um mercado gigante a ser explorado, e você como organizador pode ter uma pequena fatia disso utilizando um bom marketing esportivo.

História do marketing esportivo

De forma resumida, o conceito inicial de marketing esportivo teve seus primeiros indícios na década de 1920 com a empresa Hillerich & Bradsby (H&B – atualmente conhecida como Slugger Museum & Factory).

Na época, a H&B lançou uma grande campanha baseada em uma estratégia de marketing bem planejada e liderou disparadamente a produção e venda de tacos de beisebol.

Por conta desse fato, um mercado gigantesco se abriu, e centenas de empresas de diversos setores entraram no ramo esportivo, o que impactou positivamente a economia daquele tempo.

Essa ação desencadeou várias outras e os esportes começaram a ser vistos como oportunidades de negócio com extremo potencial.

O que faz o Marketing Esportivo funcionar?

No final das contas, o marketing esportivo funciona e faz sentido, por conta da paixão de participar e consumir do público.

Você torce para determinado time, e durante o intervalo do jogo você paga para comprar uma garrafa de água oficial do time, ou a camisa de um jogador específico, ou um ingresso para poder assistir ao jogo mais de perto e por aí vai.

Ou seja, se as pessoas pararem de gostar de esportes, o lucro e mercado em cima desse setor também acaba.

Por este motivo em específico que a maioria das estratégias de marketing esportivo giram em torno da ideia de aquecer e aumentar esse sentimento de identidade esportiva, muito relacionado com uma espécie de “patriotismo” com determinados clubes esportivos.

Simplesmente porque se essa paixão, vontade de vitória e identificação com o time acabar, não existirá formas de monetização.

Por isso que entender mais sobre marketing esportivo, te possibilitará conhecer a fundo estratégias que tornarão as pessoas mais fãs e apaixonadas pelo seu evento esportivo, seja lá qual tipo ele for.

Marketing esportivo digital: como fazer?

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Hoje em dia desenvolver boas estratégias e campanhas de marketing esportivo é muito mais barato e eficiente do que costumava ser há alguns anos por conta do avanço da tecnologia e da internet.

Pois, por meio do digital, você consegue alcançar um número massivo de pessoas, uma quantidade que provavelmente não caberia no Pacaembu, e terá um gasto quase que irrisório comparado às chances de lucro.

A criação de anúncios e criação de conteúdo está de forma simples e acessível a todos, inclusive, para te auxiliar especificamente nesse assunto, temos um artigo com tudo o que você precisa saber sobre como divulgar um evento nas redes sociais.

Para que as suas estratégias de marketing esportivo sejam eficientes, é preciso conhecer a fundo seu público-alvo, e entender em quais canais estão mais presentes e como impactá-los da forma certa.

Então, aproveite o fato de que toda atenção está voltada para as redes sociais e faça a divulgação do seu evento bombar, desta forma você terá grandes resultados não só conseguindo mais inscrições para seu evento, como também vendendo produtos relacionados.

Sem contar que atualmente o desenvolvimento de aplicativos e jogos relacionados a temas esportivos também tem ganhado muito espaço, ampliando o leque de possibilidades de monetização com qualquer tipo de esporte.

Lembrando que o mercado de e-sports (esportes digitais) tem crescido exponencialmente, tendo uma movimentação de 2.1 bilhão atualmente, podendo chegar a 3.5 bilhões até 2025 segundo alguns estudos.

Mostrando mais uma vez que quanto mais o digital avança, mais o marketing esportivo ganha e fortalece seus alicerces no mercado, e cabe a você como organizador de eventos esportivos saber utilizá-los da forma correta.

Como usar o marketing esportivo

Se você ainda não sabe a fundo como utilizar o marketing esportivo seja em um clube que esteja criando, ou evento que está organizando, não se preocupe, pois listamos abaixo alguns itens essenciais para bombar o seu marketing.

Tenha patrocinadores

Os patrocinadores podem não só te ajudar na divulgação, mas também com a captação de novos públicos, recursos, auxílios orçamentais e branding.

Ter um patrocinador que compartilha do seu público-alvo, pode te trazer inúmeros benefícios para o seu marketing. 

Por isso é importante saber exatamente como conseguir patrocínio para eventos do jeito certo.

Tenha licenciamento

Licenciamento é basicamente a autorização, que você organizador e gerente de algum evento esportivo, clube ou equipe, fornece para determinadas empresas que desejam criar e desenvolver certos produtos relacionados a sua empresa, utilizando o nome e imagem de sua marca.

Desde o início, estruturar ideias de possíveis licenciamentos que giram em torno do seu evento esportivo faz muito sentido, principalmente vinculando tais estratégias ao mundo digital.

Ofereça conteúdo

Concorda que a grande parte das pessoas estão conectadas no digital, não é mesmo? 

Com isso, se você quer destaque é preciso marcar presença nesses canais, e uma dica é começar a oferecer conteúdo de valor para o seu público, conteúdo útil e relevante que eles adoram consumir.

Ou seja, poste vídeos e imagens dos atletas, dos bastidores de certos eventos esportivos, de treinamentos, depoimentos de participantes, entre outros.

Fazendo isso, você estará no dia a dia de milhares de pessoas, aumentando o branding de sua marca juntamente com chances de captar futuros clientes.

Case de sucesso no marketing esportivo

Claro que ao longo da história, o mercado foi gravado com grandes campanhas de marketing esportivo, por isso separamos a que mais merece destaque.

Super Bowl

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Sendo considerado hoje um dos maiores eventos dos EUA –  e do mundo – o Super Bowl marca o final da temporada da NFL (Liga de futebol americano).

Sendo esse o evento que mais demonstra o marketing esportivo em ação.

Como são milhares de pessoas assistindo o final da temporada, com a expectativa ainda de ver um show de alguns artistas em específico, o valor do comercial de TV durante a final de 2016 chegou a US $650 mil por segundo de exibição.

Isso justifica salários altos de jogadores famosos, pois eles são como uma atração especial, sendo a maior razão de toda aquela atenção, e acabam recebendo proporcionalmente o lucro que geram sozinhos.

No mercado de futebol, por exemplo, em determinado momento, o Neymar foi responsável por 70% do faturamento do PSG, grande parte só por venda de camisas com seu nome – licenciamento e merchandising – mostrando a essência do marketing esportivo em ação.

Tendências de marketing esportivo no mundo

Entender as tendências pode te ajudar a se preparar como organizador de eventos esportivos a sempre andar de acordo com o mercado e colher os melhores frutos possíveis.

De acordo com uma pesquisa realizada no ano de 2018 da Nielsen, 84% dos fãs de esportes em geral têm interesse no esporte feminino. E 60% da população está interessada em ao menos um esporte feminino.

Isso nos leva a entender que quanto mais você estiver predisposto ao incentivo, patrocínio e investimento em mercados especificamente femininos esportivos, você terá grandes chances de fazer parte de uma nova cultura que está por vir: o grande consumo de esportes femininos.

E como já citado anteriormente, o e-sports tem tido um aumento exponencial no mercado. Lotando estádios com eventos gigantescos (uma final de LOL chegou a 99,6 milhões de pessoas como audiência no total).

Para participar disso, basta começar a estudar o mercado, ver quais jogos captam mais atenção atualmente, entender suas regras, ver possibilidades de licenciamentos e criação de eventos.

Outro exemplo é o Corinthians, que viu a oportunidade, e não só criou um time, como está criando o mesmo senso de equipe patriota em jogos como o Free Fire, fornecendo inclusive até uniforme no jogo.

Para finalizar…

Agora que você já sabe o que é marketing esportivo como fazer e como funciona, queremos vê-lo criando suas estratégias e colocando-as em ação!

Para isso, comece organizando seu evento esportivo aqui no Minhas Inscrições, a melhor plataforma do mercado para gerenciamento de eventos esportivos!

E claro, deixe sua opinião sobre o artigo aqui em baixo nos comentários, ficaremos felizes em saber!

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