Nomes para eventos esportivos: 8 dicas para escolher o melhor

Escolher bons nomes para eventos esportivos pode ser uma tarefa árdua, que exige muita criatividade, timing, conhecimento e um pouco de inovação.

Justamente por se tratar de uma missão difícil, decidimos te ajudar! Então continue sua leitura, e aprenda por meio de 8 dicas as maneiras mais eficazes de escolher bons nomes para eventos esportivos.

Por que definir um bom nome para eventos?

Antes de começarmos precisamos ressaltar a importância de escolher um bom nome para seu evento esportivo.

Lembre-se primeiro dos reais objetivos de seu evento, além do lucro claro. Veja que sua meta, é organizar um evento memorável, que as pessoas se sintam bem em assistir e participar.

O seu foco é oferecer uma experiência que valerá a pena ser compartilhada por meio de fotos com os familiares e amigos dos participantes.

Então te convidamos a imaginar seu participante finalizando seu evento esportivo, subindo no pódio, comemorando, indo para casa, depois pegando o celular e ligando para os pais. 

E quando alguém finalmente atende após alguns segundos, seu participante diz com um sorriso no rosto segurando o celular na orelha: “Mãe, consegui. Estou muito feliz, treinei tanto, sonhava com esse momento, mas de tanto me dedicar eu finalmente subi no pódio, hoje é um dos melhores dias da minha vida, pois eu consegui ganhar a corridinha da sardinha”.

Corridinha da sardinha? 

Sério? 

Ok, talvez tenhamos exagerado, mas você entendeu o ponto.

O nome que você escolher, irá definir 100% a sensação que seu evento passará verbalmente para as pessoas quando pronunciado. E isso, caros organizadores de eventos esportivos, é muito importante.

Então, o nome precisa chamar a atenção, ao mesmo tempo que te ajude a divulgá-lo de forma automática, e também passe de forma clara do que se trata.

Escolher o nome correto pode criar um relacionamento afetivo entre seu evento esportivo e todos os envolvidos, sejam patrocinadores ou participantes.

E você pode facilmente se perguntar: “Ok, entendi, mas como eu vou saber que o nome do meu evento esportivo é realmente bom?”

Para saber que o nome escolhido é de fato um bom nome, vai muito além de ficar imaginando com os olhos fechados algum narrador esportivo pronunciando o nome de seu evento.

Um bom nome abrange vários conceitos, mas podemos resumi-los da seguinte forma:

  • O que é? As pessoas conseguem imaginar do que se trata o evento ao ouvirem o nome?
  • É um nome simples? Ou as pessoas não sabem nem pronunciar o nome do evento, e nem lembram direito?
  • Passa alguma emoção? Por se tratar de eventos esportivos, é um nome que anima? Dá vontade de participar ou de dormir?

Ou seja, seguindo essa lógica, se está preparando uma corrida de rua ou virtual, o ideal é escolher um nome no qual se auto explique, e dê sugestões do que se trata implicitamente.

E se for um nome que apresente uma certa dificuldade em ser lembrado e pronunciado, como “mafagafinhando em Frankfurt”, também pode ser riscado da lista.

E por último, mas não menos importante, passe emoção! Vontade de participar e não de ler um livro, então também risque de sua lista qualquer coisa que tenha a ver com “5ª edição do campeonato físico de São Joaquim com foco em bíceps femoral e semitendíneo masculinos”.

8 dicas para escolher nomes para eventos

Apesar de já termos dado algumas dicas (e das boas hein, alguns já devem estar a essa altura com uma listinha toda riscada), te forneceremos a partir de agora mais 8 conselhos úteis para escolher seus nomes para eventos esportivos.

Pois, agora nosso foco é te ajudar na parte criativa, ou seja, chega de riscar a lista, vamos começar a preenchê-la!

dicas-para-escolher-nomes-para-eventos

Faça uma pesquisa no mercado

Quando falamos para realizar uma busca em seu mercado, nos referimos ao mundo inteiro.

Ou seja, veja quais são os nomes dos eventos de mais sucesso do setor em que você atua ao redor do mundo para te guiar para o caminho certo.

“Mas fazer isso não fará com que eu crie nomes parecidos?”

Exato!

Faça essa pesquisa, dê meia volta, e vá para o lado oposto.

Essa pesquisa deve ser realizada para evitar que quando você esteja erguendo o cartaz com o nome do seu evento bem grande no local onde será realizado, você escute alguém cochichando para outra pessoa: “olha, igual o evento X”.

Assim, você fica inclusive mais perto de encontrar uma lacuna, ou seja, uma possibilidade de nome criativo e inovador que ninguém ainda desse setor escolheu.

Deixe o nome simples e direto

Quando falamos para ser direto, é que deixar explicitamente claro do que se trata pode fazer totalmente a diferença.

Não dê rodeios. Pois, eventos que não vão direto ao ponto dificilmente ficam na mente das pessoas.

E aqueles que fizeram sucesso mesmo carregando nomes abstratos, são exceções a regra, não sendo uma boa base, pois tiveram um grande investimento em branding e marketing para poderem se tornar referências.

E você verá essa fórmula do “direto ao ponto” até mesmo nos dois maiores eventos esportivos atuais, que são:

  • Copa do mundo de futebol;
  • Liga dos Campeões da UEFA (União das Associações Europeias de Futebol).

Dê uma olhada no dicionário

Uma boa maneira para escolher bons nomes para eventos esportivos é utilizar o dicionário como ferramenta.

Desta forma, você tem mais acesso à sinônimos relacionados ao tema central de seu evento esportivo.

Te possibilitando escolher nomes únicos, mas que não fogem da ideia central de seu evento.

Verifique a disponibilidade

Imagine ficar horas ou dias pensando e pesquisando até encontrar o nome de seu evento esportivo.

E então você comemora como? Mandando imprimir todos os cartazes com o nome do evento para pendurar em todos os lugares da sua cidade que você tiver autorização!

Até que alguns dias depois você pensa em criar o site, e vê que já existe um evento com esse nome, ou uma empresa aleatória, mas que de qualquer forma, carrega o nome do seu evento.

Seria bem engraçado se não fosse trágico.

Para evitarmos esse tipo de situação, tenha o costume de pesquisar em URLs e plataformas de registro de domínio os nomes que tiver ideia, e só mandar imprimir os cartazes quando tiver certeza de que nenhuma pessoa está utilizando esse nome.

Sem contar que vale muito a pena desde o início fazer uma consulta de registro de marca.

Se encontrar algum cartaz por aí divulgando um evento chamado de “copa del rey” em alguma cidade aleatória do Brasil, saberemos que algum organizador de eventos esportivo pulou esse tópico.

Fique de olho nas abreviações

Seguindo a ideia da UEFA, por exemplo, definir siglas no nome de seu evento esportivo pode ser uma boa.

Além de serem fáceis de se lembrar, são auto explicativos e possuem uma pronúncia suave.

Mas não escolha nomes grandes como CEVAFTV (Campeonato Estadual de Vôlei Aquático Feminino na Temporada de Verão), mas sim por nomes foneticamente simples e curtos.

Dê preferência para nomes curtos

Como citado anteriormente várias vezes, mas vale ressaltar: busque nomes curtos!

Nomes para eventos esportivos curtos podem ser muito benéficos.

Além de serem fáceis de lembrar, você irá agradar muito cada designer que trabalhar com seu evento algum dia.

Isso porque nomes curtos são mais fáceis de encaixar em artes, folders, cartazes e criar fontes chamativas e atraentes.

Busque inovar

Quando falamos em inovar, não estamos indicando criar um nome super diferente e atrativo! Pois, sabemos que encontrar esse nome não é nada simples.

Mas atente-se primeiramente a pelo menos fugir do “mais do mesmo”.

Ao realizar sua pesquisa de mercado de nomes para eventos esportivos que você deseja atuar, você identificará um padrão. Esse padrão em específico que você deve se atentar a fugir.

Pois, caso contrário, as pessoas podem te olhar como mais um dos inúmeros eventos esportivos que acontecem nesse setor.

Pense no SEO

Caso ainda não conheça o termo SEO (Search Engine Optimization) aqui vai uma breve explicação.

Todo mecanismo de busca, ou seja, qualquer local que alguém digite algo, e resultados relacionados aquela busca são apresentados, como Youtube, Google, Bing e até mesmo o Ifood, é possível utilizar SEO.

O SEO, são técnicas e estudos, para que o seu resultado, tenha preferência em ser apresentado como resultado para as pessoas que estão pesquisando determinado tema.

Então vídeos com SEO aparecem nas primeiras posições do Youtube, assim como este artigo te apareceu provavelmente no Google.

E pensar em nomes para eventos esportivos focando em SEO, significa pensar em termos que possivelmente as pessoas pesquisem. Dessa forma, o Google, por exemplo, irá considerar que seu evento é o melhor resultado que pode ser apresentado.

Sendo uma espécie de divulgação automática gratuita.

Isso não é regra, é claro, mas é um macete que se aplicar poderá colher muitos frutos.

Para isso, pense: “como as pessoas pesquisam no google sobre o evento esportivo que quero organizar?”

As respostas para essa pergunta podem te gerar bons insights de nomes para eventos esportivos.

Geradores de nomes para eventos

Atualmente existem alguns geradores automáticos de sugestões de nomes para eventos, listamos 3 caso queira algumas inspirações:

  • Name Station – Não só gera nomes para eventos, como também consulta se existem domínios livres com o nome escolhido;
  • Kopywriting Kourse – Fornecendo apenas o tópico principal do seu evento, com essa ferramenta você tem sugestões de nomes para eventos podendo mudar inclusive a fonte;
  • Business Name Generator – Mesmo que essa opção se trata de um gerador de nomes para empresa, é bem válido para criação de nome para eventos esportivos. Basta oferecer os dados corretos e que façam sentido, pode te fornecer muitos insights para escolher o nome ideal.

Para finalizar…

Chegamos ao final do artigo que te ensinou como escolher bons nomes para eventos esportivos com dicas práticas e eficientes! 

Agora você tem tudo o que precisa para criar o melhor nome para seu evento esportivo!

E de nada vai adiantar um belo nome, sem uma bela gestão, estrutura e qualidade de experiência para seus participantes, não é mesmo? Então conheça o Minhas Inscrições, a melhor ferramenta para gestão de eventos esportivos do Brasil!

Temos certeza de que irá gostar de organizar eventos conosco! Estamos te esperando do outro lado.

Sem contar que também queremos saber sua opinião sobre o artigo, deixe um comentário aqui embaixo que ficaremos felizes em responder!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
LOGO MI

Crie seus eventos no
Minhas Inscrições

Tenha as melhores ferramentas para uma gestão completa de seus eventos em um só lugar.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.