Como organizar uma corrida de rua: guia prático

Saber como organizar uma corrida de rua deve ser prioridade de qualquer organizador esportivo, por conta das inúmeras vantagens que esse tipo de evento pode oferecer.

Engana-se quem acredita que pode ser uma tarefa simples e fácil organizar uma corrida de rua de sucesso. Pois assim como em qualquer outro evento esportivo, é exigido muito planejamento, atenção aos detalhes, estudo e análises.

Pensando justamente nisso, preparamos esse guia prático, onde você aprenderá os principais passos que não podem ser esquecidos, e que te colocarão na direção certa para que tenha uma corrida de rua de sucesso em suas mãos.

Preparado? Então vamos lá!

O que é uma corrida de rua?

Para começarmos, precisamos deixar claro exatamente o que é uma corrida de rua e suas características.

Bom, a corrida de rua é uma modalidade esportiva como já deve saber, que se estabeleceu ao redor do mundo, comumente nas principais cidades de cada país.

A corrida de rua possui certas distâncias fixas, sendo a menor de 5 km, indo até a de 42 km (popularmente conhecidas como maratona). E como o próprio nome sugere, as pessoas correm em um espaço pré-determinado na rua até uma linha de chegada.

Aqui no Brasil, por exemplo, foi na década de 90 que ela explodiu e garantiu seu espaço, porém, somente após a virada do milênio que ela de fato se tornou uma espécie de esporte cultural, estando presente em várias cidades e praticada por todos os tipos de pessoas, de todos os tipos de classes sociais ou renda.

As pessoas praticam corrida de rua em busca de vários objetivos, sejam eles:

  • Entretenimento;
  • Testar seus limites;
  • Emagrecimento;
  • Melhora do condicionamento físico;
  • Qualidade de vida;
  • E por aí vai.
vantagens-de-uma-corrida-de-rua

Vantagens de uma corrida de rua

Como mencionado anteriormente, as vantagens de organizar uma corrida de rua são inúmeras, simplesmente pelo fato dela não exigir um investimento gigantesco comparada a outros eventos esportivos, visto que é realizada na rua, ou seja, a estrutura física já está pronta.

Outra vantagem das corridas de rua são as possibilidades de entretenimento que ela proporciona, sendo um evento muito interessante e divertido para a grande maioria dos públicos.

Ou seja, por comportar centenas, até mesmo milhares de pessoas, muitos participam do evento em prol do espírito esportivo, e incentivo do esporte, e também, para receberem ou assistirem à entrega de prêmios, brindes e medalhas.

As corridas de rua tem tomado um grande espaço entre os organizadores de eventos esportivos justamente por que reúne diversão, bem-estar, incentivo a qualidade de vida e retorno financeiro em um só lugar.

Como organizar uma corrida de rua de sucesso

Agora que você já sabe como pode ser proveitoso organizar uma corrida de rua, vamos te oferecer um guia prático de como organizar uma corrida de rua de sucesso.

Separamos tais passos baseados nos pontos que vimos muitos organizadores deste formato de evento esportivo, não dando tanta atenção quanto poderiam, sendo que são itens importantes para a execução desse tipo de evento esportivo.

Se seguir à risca os passos aqui fornecidos, pode ter certeza que as chances da sua corrida de rua ser um sucesso irão triplicar, sem contar que durante todo esse processo você terá a ajuda do Minhas Inscrições, mas isso é assunto mais a frente.

Então agora, pegue a caneta e papel, ou simplesmente abra o bloco de notas mesmo, e veja tudo o que é preciso saber, planejar e estruturar para garantir uma corrida de rua bem-sucedida.

Estabeleça o percurso da sua corrida de rua

Definir exatamente qual será o percurso da sua corrida de rua é sem dúvida nenhuma um dos primeiros passos, pois com isso você poderá definir os passos seguintes. Sem contar que te dará uma boa ideia de como será seu evento esportivo.

Ter o percurso bem definido influenciará em vários aspectos necessários para a execução e divulgação de uma corrida de rua, como por exemplo:

  • Entender quem de fato é seu público-alvo;
  • Qual tipo de estrutura será necessária;
  • Escolher os locais de barracas, mesas e espaço para público;
  • Conseguir as autorizações exigidas;
  • Entender qual abordagem é a correta na divulgação;
  • E a lista continua.

Defina as categorias

Saber “jogar” com as categorias pode garantir uma receptividade de um público muito maior de seu evento esportivo comparado a eventos onde os organizadores não pensam muito nessa etapa e seus benefícios.

Ou seja, ofereça em um mesmo evento, modalidades que possibilitem a participação de vários tipos de atletas, sejam eles amadores ou profissionais.

Fazendo isso, a captação de participantes é bem mais ampla, em comparação com eventos que focam em um só tipo de público.

Inclusive, isso altera também seu planejamento de divulgação e marketing, pois como bem sabem, as estratégias necessárias para alcançar um corredor profissional, são 100% diferentes das desenvolvidas para alcançar corredores iniciantes. 

Outra vantagem em oferecer mais de uma categoria, caso opte por essa estratégia, é que você proporciona uma melhor experiência para seus participantes, pois eles conhecerão vários tipos de pessoas, e irão interagir com públicos diferentes.

Consiga as autorizações necessárias

Como de costume, dependendo do tamanho do evento escolhido, você precisará do consentimento da cidade escolhida.

Porém, por estarmos falando neste artigo sobre uma corrida de rua, ou seja, um evento que ocupa um grande espaço público, incapacitando o trânsito de automóveis e pedestres, precisamos mais ainda não só das autorizações necessárias, mas a colaboração da cidade, para que o evento ocorra com menos imprevistos possíveis.

Nessa fase é interessante você estudar a necessidade (junto a prefeitura) de escolta ou apoio policial, como também a disponibilização de paramédicos.

Esse apoio policial é estritamente oferecido para a segurança dos participantes, visto que toda grande quantidade de pessoas em um local público aberto pode oferecer algum perigo, com carros, motos, e às vezes caminhões passando próximo ao local onde a corrida está sendo realizada.

Estude uma boa infraestrutura da corrida de rua

Por mais que o evento seja realizado em um local onde a estrutura já está disposta, que no caso é a rua, existem dezenas de itens de sua responsabilidade que você pode disponibilizar para a realização de sua corrida.

Alguns desses itens já foram citados, sendo eles e muitos outros bem importantes para que sua corrida de rua dê certo, como por exemplo:

  • Equipes de segurança (pública ou privada);
  • Banheiros químicos para os participantes e plateia;
  • Cronometragem profissional da corrida;
  • Marcação de pista, caso queira;
  • Suporte emergencial com tendas e kits de primeiros socorros;
  • Sinalização da pista, com letreiros, banners, placas e cones;
  • Troféus, brindes, conquistas, medalhas e recompensas;
  • Linha de chegada com arcos e faixas;
  • Grades ou faixas de guia de percurso e isolamento da plateia;
  • Distribuição de água em pontos estratégicos do percurso;
  • E como podem imaginar, a lista pode ser muito maior…

Pense na hidratação e alimentação

Como citado no tópico anterior, você não só pode como deve disponibilizar suporte para hidratação estrategicamente planejada durante o percurso de seus atletas.

Porém, como já bem sabemos se trata de um evento de pequeno, médio ou grande porte. Ou seja, muitas pessoas, que inclusive nem estão correndo, podem querer se hidratar.

E é sua função pensar e oferecer para eles também a melhor experiência possível.

Uma boa ideia para essa situação, é parcerias com foodtrucks dispostos nos locais estabelecidos para a plateia.

Dessa forma, você estará disponibilizando para todas as pessoas comida e bebida de qualidade durante um evento divertido e envolvente.

Faça uma boa divulgação da corrida de rua

E provavelmente uma das etapas mais importantes do seu evento chegou: a divulgação!

Se atentar a realizar a melhor divulgação possível é com certeza o que irá garantir que seu evento se destaque, pois de nada adianta uma ótima estrutura, planejamento e bela experiência, sem pessoas para consumirem tudo isso.

Por isso, você precisa conhecer muito bem seu público-alvo, pois conhecendo-o bem, você poderá alcançá-lo da melhor forma possível.

E tanto como entender quem é seu público-alvo quanto como alcançá-los pelas redes sociais, já explicamos aqui no blog do Minhas Inscrições. Para maior entendimento do assunto, te indicamos ler o artigo onde falamos como divulgar um evento esportivo pelas redes sociais.

Mas de qualquer forma, estude bem seu público-alvo, entenda onde ele está e o que consome, crie estratégias personalizadas, com textos e artes persuasivas por meio do digital e, caso queira, do físico também.

Fazendo isso da melhor maneira possível, estará garantindo muitas pessoas na sua corrida de rua.

Prepare a entrega de kits

Estude para conseguir oferecer os melhores kits para seus participantes, ou seja, produtos que representem bem seu evento e que possuam ótima qualidade.

Em resumo, consiga bons fornecedores, e consecutivamente terá bons produtos.

“O que isso tem a ver com meu evento?”

Bom, se for comercializar camisetas, garrafinhas, equipamentos, medalhas e qualquer outra coisa que queira oferecer, saiba que para seu cliente, ele estará comprando exclusivamente de você, do seu evento direto!

Portanto, a reputação de seu evento está 100% conectada à qualidade e identidade dos kits que for entregar.

Dê muita atenção a essa fase justamente por conta desse quesito. Por isso, você deve fazer tudo isso bem antes da divulgação, pois o ideal é já ter tudo acertado com o fornecedor com antecedência, evitando erros possíveis de logística, entrega e mercadoria danificada.

Estabeleça o regulamento

Para evitar possíveis dores de cabeças, discussões e transtornos desnecessários entre você e os participantes, definir e deixar de forma clara e explícita todos os regulamentos de sua corrida de rua pode trazer uma grande economia de tempo e energia.

Então, deixe tais regras e regulamentos expostos em algum lugar na página de vendas da corrida de rua e no local da realização. E até mesmo, antes de começar a corrida, lembre todos para seguirem o regulamento.

Caso queira, você pode utilizar algumas imagens ilustrativas para auxiliar na leitura, dando apoio visual para chamar atenção ao regulamento, tanto no site quanto em painéis no próprio local da corrida.

Ingressos e inscrições

Hoje em dia, com todas as pessoas voltando a atenção para a internet, é praticamente sua obrigação disponibilizar fácil acesso de compra dos ingressos, acessos às inscrições e informações do evento por meio da internet.

Justamente por isso te indicamos o Minhas Inscrições, a melhor ferramenta para gestão de eventos esportivos físicos ou online do Brasil.

Focamos 100% de nossa atenção em proporcionar a melhor experiência tanto para o organizador, como para os participantes.

Criar um Hotsite de vendas pelo Minhas Inscrições, ter acesso aos relatórios de vendas, dados do público e autonomia de design e identidade visual com certeza te ajudará a organizar uma corrida de rua de sucesso.

Para finalizar…

Agora que você já sabe os passos mais importantes de como organizar uma corrida de rua, basta pôr todos em prática!

E como já falado, nós do Minhas Inscrições estamos capacitados e dispostos a seguir junto com você nessa missão para disponibilizarmos aos atletas brasileiros eventos esportivos de qualidade.

Vamos nessa? É só clicar aqui para saber como essa parceria pode ser boa.

E também queremos saber sua opinião. Deixe aqui nos comentários o que achou do artigo. Até a próxima.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
LOGO MI

Crie seus eventos no
Minhas Inscrições

Tenha as melhores ferramentas para uma gestão completa de seus eventos em um só lugar.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

2 comentários

    1. Olá Lourival! Que bom que você está considerando em realizar seu primeiro evento esportivo! Aqui você encontra conteúdos e dicas para organizar o seu evento. Sabemos que é um grande desafio, por isso, conte com o Minhas Inscrições para ser um organizador parceiro, e ter a sua página de inscrição para gerenciar as suas inscrições com a melhor ferramenta do mercado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.