Como a saúde mental é fundamental no desempenho dos atletas

Ao falarmos de saúde mental é importante esclarecer que estamos nos referindo aos nossos pensamentos, em especial, o que os nossos pensamentos provocam de sintomas no nosso corpo físico.

Considerando que toda a estrutura fisiológica do cérebro esteja bem, o profissional da saúde mental, sejam os psicólogos, terapeutas, psicanalistas ou outros, trabalharão para ajudar os atletas a lidarem com os sintomas provocados por seus pensamentos.

Os sintomas podem ter origem na “mente consciente”, quando, por exemplo, eu tenho medo de competir, por ter experienciado uma grande frustração de derrota e não quero viver isso novamente, ou na “mente inconsciente”, quando sem saber o motivo eu fico ansioso, com medo ou frio na barriga para competir.

Quem poderá ajudar o atleta a identificar as origens dos seus sintomas e trabalhar sobre eles, para diminuir a pressão e o desconforto, é o profissional da saúde, neste momento falaremos do psicanalista, também chamado de analista.

Lembrando que a psicanálise é o oposto da psicologia positiva ou da psicologia esportiva que estamos mais habituados a ouvir falar, pois ao invés de propor que o atleta vá sempre adiante e realize o seu esforço máximo para vencer, a psicanálise vai ajudar o atleta a descobrir seus desejos inconscientes que lhe fazem competir, e que juntamente com a competição lhe trazem sensações e sintomas negativos.

Feito as identificações, o analista vai dar suporte para o atleta fazer as suas escolhas, seja antes, durante ou após as competições, de forma mais consciente.

E findando o processo analítico, o atleta terá condições de assumir as suas responsabilidades por suas escolhas para seguir uma vida com menos sofrimento e com mais leveza.

Importante para refletir:

– Na frente do abismo dar um passo adiante pode significar a sua “morte”. (Psicologia positiva)

– Na frente do abismo olhar para si próprio pode ajudar a escolher o que fazer, evitando a sua “morte”. (Psicanálise)

Por isso e com essas reflexões encerro o texto firmando a necessidade dos atletas em cuidarem da sua Saúde Mental com um profissional adequado, para minimizar sintomas negativos e maximizar a facilidade para escolher as suas ações.

*Autor: Anderson do Prado – Pinduca

Personal Trainer Psicanalista

www.andersondoprado.com.br

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
LOGO MI

Crie seus eventos no
Minhas Inscrições

Tenha as melhores ferramentas para uma gestão completa de seus eventos em um só lugar.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *