ROI: o que é e como aumentar o do seu evento esportivo

Sabemos que um evento esportivo além de contar com um bom planejamento, também depende de verba para ser realizado e com isso, você pode acabar tendo bastante gastos. Por isso, saber o ROI que seu evento irá te retornar é importante.

Continue a leitura para saber mais sobre o que é ROI, como gastar menos e aumentar seu ROI e como calculá-lo!

O que é ROI?

O nome pode parecer diferente, mas é prático de entender o que é ROI.

ROI é uma sigla em inglês que significa “Return on Investment”, traduzido para o português significa “Retorno Sobre o Investimento”. 

O ROI trata-se de um dos mais importantes indicadores financeiros que você pode usar em seu evento esportivo! Isso porque seu objetivo é saber se o evento irá dar o retorno adequado que justifique aplicar esses recursos da empresa nesse evento.

Na maior parte das empresas, quando um evento esportivo é planejado, é preciso apresentar a ideia inicial para aprovação, e é fundamental levar o cálculo do ROI para auxiliar na tomada de decisão.

Uma área onde, atualmente, se tem usado muito o ROI para avaliação de campanhas é o marketing digital.

O motivo disso é que pode-se avaliar rapidamente, na verdade em tempo real, os resultados de uma ação de marketing na internet enquanto ela se desenrola.

Assim, é possível fazer ajustes antes mesmo que ela termine.

Como calcular o ROI de um evento esportivo?

Como uma métrica de origem financeira, o ROI é representado por uma fórmula. 

O cálculo tradicional subtrai o investimento inicial do lucro líquido e o resultado obtido é dividido pelo investimento inicial.

Separamos um exemplo em que um evento esportivo recebeu um investimento de R$ 20 mil e obteve um ganho financeiro de R$ 100 mil, o cálculo fica assim:

ROI = (Ganho obtido – Investimento) / Investimento

Seguindo os números do evento esportivo acima, a conta seria assim:

(200.000 – 40.000) / 40.000 = 4

Isso significa que o retorno sobre o investimento foi de quatro vezes o valor aplicado inicialmente. 

Como o ROI geralmente é expresso em forma de porcentagem, multiplica-se tal resultado por 100. Com isso, no exemplo acima, o ROI foi de 400%.


Caso ainda esteja em dúvida, utilize uma calculadora online para calcular o ROI do seu evento esportivo.

Mas o ganho obtido em um evento presencial geralmente não se restringe ao retorno financeiro e, por isso, outras variáveis devem ser consideradas nessa conta.


Como aumentar o ROI do meu evento esportivo?


Agora que você sabe como calcular o ROI e entendeu a sua importância, vem a parte principal: como aumentá-lo. 

Vamos conhecer 5 estratégias para garantir que cada investimento tenha o máximo de retorno possível.

1. Invista em marketing esportivo

Tão importante quanto vender é fazer com que a sua marca esteja permanentemente na cabeça dos participantes do evento esportivo.

Se as ações do seu marketing esportivo forem bem planejadas, a sua empresa aumentará o valor da marca e seu reconhecimento no mercado. 

Assim, ela passará a ser uma espécie de fornecedor preferencial, aquela que o consumidor vai preferir quando tiver duas ou três opções.

2. Segmente seu público

Segmentar seu público e tornar seu perfil mais específico permite atender às suas necessidades de forma mais particular.

Essa prática permite acompanhar de perto cada espécie de cliente, oferecendo exatamente o que ele deseja e proporcionando uma experiência de atendimento mais personalizada e efetiva em seu evento esportivo.

Com um determinado grau de experiência em um nicho específico, o evento esportivo tem a oportunidade de captar melhor as suas necessidades, oferecer soluções efetivas e conhecer maneiras de abordá-lo de forma acertada, gerando um número maior de ofertas e conversões.

3. Invista na tecnologia

As ferramentas de automação são um diferencial bem consistente para os eventos esportivos que estão em busca de melhores práticas. 

Os processos, quando automatizados, ganham melhor desempenho e padronização.

Se existe algo que os eventos esportivos precisam fazer é facilitar a compra. Nenhum empecilho deve existir entre o desejo do cliente e o fechamento da venda.

Por isso, quanto mais ágeis e menos burocráticos forem os processos, melhores serão os resultados.

O mesmo vale para a gestão de estoque, pois, a integração dos processos proporciona maior comunicação entre setores para facilitar as operações de vendas e entregas dos seus kits.

Algumas práticas como a separação correta de produtos, o envio seguro e o cumprimento dos prazos são elementos que atendem positivamente às expectativas do cliente, aumentando o ticket médio e ultrapassando a previsão inicial de vendas.

O marketing também pode se valer da tecnologia, usar a automação para conectar a marca e o consumidor, como uma estratégia de comunicação visual. 

Ao fornecer informações gerais sobre um produto, o cliente terá mais segurança e motivação para comprar em grande escala.

Tudo que o marketing de um evento esportivo deve desejar é que as ações protagonizadas pelo departamento capturem leads e se convertam em vendas efetivas.

Por isso, durante seu evento esportivo, exponha produtos esportivos com o logo da sua marca ou produtos que fazem sentido para aquele público, e que sejam entregues de uma maneira que satisfaça e agrade seu participante.

4. Fidelize os participantes

Dá trabalho conquistar os participantes de um evento esportivo, mas mantê-los é mais simples e torna a relação mais longa e lucrativa. 

Por isso, a melhor maneira de aumentar o ROI é fidelizar o participante com um atendimento personalizado e a formação de um relacionamento.

Um participante satisfeito garante que seu investimento produza resultados por um longo tempo, e pode gerar a captação de outros clientes por meio da indicação dos seus eventos, produtos e serviços, a boa, velha e lucrativa propaganda boca a boca.

Com algumas adequações e o direcionamento de esforços é possível aumentar o ROI de um investimento e garantir os lucros.

Tenha em mente que aumentar o ROI é uma condicional que depende de diversos fatores que só podem ser identificados por uma mensuração numérica. Quanto mais eficientes se apresentarem as ações propostas, maiores as possibilidades de retorno.

5. Utilize o Minhas Inscrições


Já pensou em economizar em seu evento esportivo? Há gastos que não dá para cortar, mas a nossa equipe tem a solução que vai ajudar você aumentar seu ROI!

Nós oferecemos uma ferramenta completa para seu evento esportivo.

O Minhas Inscrições é o seu portal de inscrições online, com mais de 8 anos no mercado!

Aqui na nossa ferramenta você tem total controle sobre suas vendas online com uma gestão eficaz com plataforma de alto desempenho.

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E tem mais:

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  • Crie seu Hotsite personalizado;
  • Divulgue fotos do Evento no Flickr;
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  • Crie cupons de cortesia e desconto;
  • Envie promoções para grupos e assessorias;
  • Disponibilize certificado de conclusão de prova;
  • Tenha em mãos o número de participação do evento;
  • Garantimos um sistema de entrega de kits e muito mais.


Com a Minhas Inscrições você tem na ferramenta diversos serviços gratuitos que irão ajudar no aumento do ROI do seu evento esportivo. Demais, né?

Para finalizar…

Agora que você já sabe os passos mais importantes de como aumentar o ROI do seu evento esportivo, basta pôr todos em prática!

E como já falado, nós do Minhas Inscrições estamos capacitados e dispostos a seguir junto com você nessa missão para disponibilizarmos os melhores serviços em uma só ferramenta para você realizar seu evento esportivo de sucesso.

Vamos nessa? É só clicar aqui para saber como essa parceria pode ser boa.

E também queremos saber sua opinião. Deixe aqui nos comentários o que achou do artigo. Até a próxima.

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