Ação de marketing: o que fazer em feriados e datas comemorativas

A ação de marketing está presente em toda a estratégia que tem como objetivo promover serviços ou produtos de alguma organização.

Este tipo de ação é adotada por grandes companhias e é tão flexível que muitos organizadores de eventos adaptam estas estratégias de marketing para seus projetos.

Então, que tal você trazer esta ação para seu evento? Lembrando que serve para todos os tipos de projetos, sem exceções.

Mas antes de criar sua estratégia você tem que entender primeiro o que é, vantagens, tipos e de como fazer uma ação de marketing para seu evento. 

Por isso vem com a gente para conferir tudo isso em um só artigo!

O que é ação de marketing?

Ação de marketing é toda a atividade de estratégia para que os objetivos de algum projeto sejam alcançados.

Ou seja, são nestas ações que serão discutidas informações sobre o mercado e de como serão promovidos os produtos e serviços.

Mas claro, sempre levando em consideração pesquisas de público-alvo, concorrência, valores da marca, entre outros.

Quanto mais detalhamento das estratégias, mais claro fica o caminho para atingir as metas que você quer alcançar em seu evento.

Uma vantagem e tanto, é já ter um norte de como organizar seu projeto desde a ideia até o feedback. Concorda? E isso tudo você conseguirá ao realizar ações de marketing de acordo com seu projeto.

Mas não para por aí, porque há outras vantagens que devemos levar em conta. 

Vantagens em realizar uma ação de marketing

Ao adotar um plano de ação de marketing você não cria somente um diferencial entre seus concorrentes, mas também um jeito de elevar o nível de seu projeto.

Como por exemplo: você já teve dificuldades em descobrir a melhor forma de chamar as pessoas para participar de seu evento?

Ou não sabia maneiras de conquistar seu público-alvo?

Várias situações como estas são solucionadas com uma boa estratégia de marketing. 

Mas qual estratégia usar para meu tipo de evento? Como eu crio uma ação de marketing para meu projeto?

É o que vamos ver a seguir. Venha com a gente!

Quais são os tipos de ações de marketing para eventos esportivos?

Os tipos de ações de marketing para eventos esportivos são praticamente adaptações de estratégias usadas em outros tipos de eventos. Mas que também funcionam no ramo de esportes, sem dúvidas.

Para que você entenda melhor os tipos de estratégias, separamos algumas que vão beneficiar, e muito, o seu projeto.

Marketing promocional

O marketing promocional é uma estratégia que tem como foco melhorar a relação entre a marca e o consumidor.

Com esta estratégia o seu evento vai proporcionar experiências únicas e ações diretas que vão aproximar a sua marca com os participantes .

Como por exemplo: se você está organizando um evento de esporte, seria interessante  levar os valores e ideias do seu projeto através de brindes, cupons promocionais, amostra grátis ou ofertas para seus atletas.

Conseguindo assim chamar a atenção do visitante e ainda por cima divulgar seu evento do jeito que quiser.

Marketing de vendas

O marketing de vendas é toda estratégia que tem como foco criar o melhor caminho para vender cada produto ou serviço.

No nosso caso estamos nos referindo às vendas e inscrições dos ingressos para seu evento. E como todo evento de sucesso, ter um planejamento detalhado de cada etapa do projeto é crucial.

Então é com o marketing de vendas que você responderá perguntas, que perturbam as mentes de muitos organizadores de eventos, como:

  • De que forma apresentar meu projeto esportivo?
  • Qual o melhor preço para os ingressos?
  • Como serão feitas as ofertas de brindes, cupons, entre outros?
  • Que comunicação usar para os produtos? Melhor investir em banners ou anúncios? Ou nos dois?
  • Como fazer com que os participantes queiram participar de eventos futuros?

Tudo isso você deve pensar com calma e verificar se a estratégia de venda que traçou está de acordo com o seu público-alvo.

O recomendado é que a equipe de vendas e a de marketing estejam sempre trabalhando juntas e se ajudando para que seu evento esportivo tenha os melhores resultados possíveis.

Trade marketing

Já ouviu falar sobre trade marketing? Se não, vamos te explicar de uma maneira simples e rápida o que é e de como adaptar esta estratégia para seu evento esportivo.

Bom, o trade marketing é uma ação de marketing com foco em criar canais de distribuição de serviços ou produtos de empresa para empresa.

Isto significa que é feito um caminho para proporcionar um contato da “empresa A” com seu consumidor no local do intermediador que seria a “empresa B”.

Com isso o público-alvo da “empresa A” encontra os produtos como: amostra grátis, cupons e outros na “empresa B”, construindo assim uma ampla divulgação dos serviços da primeira empresa.

Mas, como adaptar o trade marketing para meu evento esportivo?

Como esta estratégia é bem flexível e simples, você pode realizar parcerias com empresas do ramo de esporte e saúde que queiram vender seus produtos e serviços e disponibilizar um espaço para que elas consigam divulgá-los.

Em outras palavras, seu evento esportivo será o intermediador entre a marca patrocinada e o público-alvo dela para promover a interação entre os dois.

Olha que chance de conseguir patrocínios para seu evento esportivo. Não é mesmo?

Então já pense bem em como trazer esta estratégia para seu projeto que irá melhorar na relação com seus parceiros, ajudar na divulgação, melhorar no conhecimento do seu público-alvo entre outras várias vantagens!

E falando em vantagens. Já pensou em aproveitar as datas comemorativas para destacar seu projeto através de uma ação de marketing?

Se sua resposta for sim ou não, continue com a gente para te contar como fazer estas ações em seu evento esportivo. Vamos lá!

Como fazer uma ação de marketing para eventos em feriados ou datas comemorativas?

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Usar as datas comemorativas em eventos para criar um destaque entre os concorrentes com certeza vai fazer a diferença em seu projeto.

Mas lembre-se de separar as datas que mais se encaixam com o tema de seu evento, porque fazer uma campanha em um dia que não tem haver com seu projeto, vai ser como jogar tempo e dinheiro fora.

Então, para que nada seja desperdiçado, separamos para você algumas datas comemorativas que seu evento pode 

Dia do cliente

Em todo 15 de setembro é comemorado o dia do cliente e é nesta data que seu projeto deve aproveitar a oportunidade para se aproximar ainda mais dos interessados em seu evento.

Você pode construir esta relação mais próxima através de campanhas que demonstram e exaltam a importância dos clientes nos projetos, mas claro sempre com foco nas vendas de ingressos e de fidelização do participante.

Além de que neste dia é importante que você trace algumas estratégias para alcançar o melhor resultado em seu evento. O que recomendados é você oferecer cupons promocionais, ofertas e brindes para chamar mais a atenção dos interessados.

Com isso seu visitante se sentirá satisfeito aumentando assim as chances dele se tornar um participante fiel e de sair recomendando seu evento para amigos.

Dia do atleta

Não tem melhor momento do que no dia do atleta para que seu evento esportivo consiga se destacar entre os outros.

Neste dia, 21 de dezembro, é celebrado o esforço das pessoas que se dedicam ao esporte, seja profissional, para sua saúde física e mental ou apenas por hobbie.

Então aproveite este momento para lembrar de honrar os atletas brasileiros e fazer com que eles se sintam especiais em seu evento esportivo.

Portanto invista em cupons promocionais, ofertas imperdíveis e brindes que vão encher os olhos dos atletas e aumentar as chances de fidelização.

Carnaval

O carnaval é celebrado em uma data móvel que é comemorada sempre em uma terça-feria, sempre 47 dias antes da páscoa.

Ou seja, seu projeto pode ser realizado com esta temática em apenas um dia ou entendê-lo em semanas. Mas claro isto vai depender do seu orçamento e objetivo.

Neste dia, conhecido como o momento de alegria e festa, o participante já vai estar a procura do lugar em que ele e seus amigos consigam se divertir ao máximo.

Então aproveite este momento para criar a melhor estratégia de marketing de divulgação em seu projeto.

Dito isso, você pode criar uma ação de marketing para carnaval através de:

  • Campanhas que vão além do comum e surpreender os interessados, mas é necessário que a campanha impacte de maneira única o relacionamento de confiança entre o projeto e o visitante;
  • Ofertas exclusivas que se destacam da grande concorrência que cresce ainda mais nesta data;
  • Investimento em marketing de experiência que é uma estratégia com foco em usar a emoção do participante para fidelizá-los e criar um laço de confiança em longo prazo.

Tudo isto para que seu evento consiga atingir os mais altos dos objetivos, mas lembre-se o carnaval é um momento de alegria e muita festa então destaque na divulgação os benefícios e experiências que a pessoa vai ter ao participar de seu evento. É importante.

Natal

Nada como o natal para realizar um evento focado na família. Ou seja, é perto do dia 25 de dezembro que seu evento tem que ter a melhor estratégia para se destacar entre tantos piscas-piscas por aí.

Se caso for realizar um evento natalino foque na decoração, não tenha medo de investir em elementos decorativos em seu projeto. Porque quando estamos procurando lugares para passar o natal ou a véspera, procuramos pela decoração mais linda.

Então aproveite e se destaque com alguma atração ou elemento único em seu evento e coloque como foco na hora de divulgar.

Tenho certeza que com isso seu evento já vai bombar de participantes!

Ano novo

No ano novo há dois tipos de visitantes: um que quer se divertir ao máximo com os amigos e o outro que quer apenas relaxar e ver os fogos de artifícios com a família.

Então se seu projeto for focado em qualquer um deles há uma ação de marketing que irá atender ambos os tipos: o sorteio.

Nada como um bom sorteio de algum produto ou ingresso grátis para acompanhante neste dia tão animado e vibrante.

Isto vai chamar a atenção do seu público-alvo e aumentar o destaque entre a grande concorrência que sempre há nas datas comemorativas.

Para finalizar…

Pronto, agora que você já sabe o que é, vantagens, tipos e como fazer uma ação de marketing em datas comemorativas. Está na hora de colocar em prática estas estratégias que vão alavancar o nível de seu projeto.

Mas antes de tudo, para você realmente organizar um evento de sucesso, assim como todo organizador deseja, ter uma ótima ferramenta para gestão de seus eventos é crucial. Concorda?

E você consegue isso na ferramenta mais completa e de confiança do mercado de eventos esportivos: o MI.

Lá você encontra tudo o que precisa para a melhor gestão de seu projeto. Que vai desde atendimentos personalizados à portal de inscrições on-line.

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