Entender como o Instagram para eventos esportivos funciona é algo que qualquer pessoa que pensa em entrar nesse ramo deve fazer.
E pensando justamente nessas pessoas, decidimos trazer por meio desse artigo algumas dicas, que sabemos que funcionam e podem fazer sentido para você como organizador de eventos.
Por isso, papel e caneta em mãos, e vamos para o conteúdo.
Por que utilizar o Instagram para eventos?
Antes de começarmos, faz sentido explicar primeiramente o porquê o Instagram tem tido uma atenção especial dentre aqueles que desejam divulgar alguma coisa, seja um projeto, produto, serviço ou em nosso caso, um evento esportivo.
Isso ocorre simplesmente por conta da base gigantesca que o Instagram possui, e a interatividade que os usuários têm com a plataforma, assim como o relacionamento que você pode ter com eles.
Sem contar, é claro, que eles possuem mais de 50 milhões de usuários ativos, só no Brasil!
Pelo fato de oferecer uma experiência simples e minimalista, tem agradado muito as pessoas que estão acostumadas com o Facebook.
Pois como pode observar, no Facebook os elementos cobrem toda a sua tela, com propagandas, chats, postagens, comentários, barras de busca, notificações, conversas ativas, grupos, joguinhos, notícias, etc.
Já o Instagram, com uma proposta mais limpa, te oferece ver uma coisa de cada vez, ou seja, uma postagem, uma conversa, uma notícia, uma propaganda, etc. Dessa forma, as pessoas acabaram preferindo passar mais tempo no Instagram, pelo conforto que ele proporciona.
E o que tornou ele excelente para estratégias de marketing, foram todas as possibilidades que você consegue realizar por meio dele, como:
- Postar vídeos curtos (Reels);
- Postar videos longos (IGTV);
- Postar bastidores que irão desaparecer no dia seguinte (Stories);
- Conversar com seguidores por meio de:
- Lives;
- Comentários em publicações;
- Direct;
- Perguntas nos Stories;
- Enquetes nos Stories;
- E a lista continua.
Ou seja, o ambiente perfeito para criar relacionamentos, e não para criar um mural de postagem distante e sem vida.
Você pode se apaixonar em utilizar essa rede social ao saber que em média:
- 50% dos usuários ficam mais interessados em uma marca quando veem um anúncio dela no instagram;
- 70% dos usuários descobrem produtos no instagram;
- 90% das pessoas no instagram seguem uma empresa;
- 36% dos usuários no instagram dizem que têm mais probabilidade de comprar de uma marca que se destaca.
Esse tipo de estatística anima qualquer um, não é mesmo?
8 dicas para bombar seu Instagram para eventos
Agora que já está praticamente definido que o Instagram é o melhor lugar para criar um relacionamento e divulgar seu evento esportivo, chegou a hora de dar as melhores dicas para você se destacar nesta rede.
Não disponibilizamos em ordem de importância nem cronológica, mas vale a pena se atentar em tudo que ver a seguir.
Planejamento de marketing é a chave
Usar o Instagram para eventos requer, antes de qualquer coisa, planejamento!
Para falar a verdade, toda e qualquer estratégia de divulgação de um evento nas redes sociais exige um bom planejamento, e não só sair por aí criando e postando artes aleatoriamente.
E como sempre falamos, uma boa maneira de entender qual estratégia é melhor para seu evento esportivo, é conhecendo muito bem seu público-alvo.
Saiba tudo sobre seu público-alvo
Pensando em tudo que já falamos até agora, a primeira dica que podemos te passar é: entenda e conheça seu público-alvo.
Por quê?
Bom, simplesmente porque caso perceba que seu público-alvo não está no Instagram assiduamente após algumas pesquisas, todas as próximas dicas e estratégias não terão tanto valor.
Então, estude não só quem são aqueles que quer atingir, mas seus comportamentos, dessa forma, ficará mais fácil atingi-los em cheio.
Sempre que falamos em como organizar um evento esportivo e a importância de conhecer seu público, damos como exemplo você ter a resposta para perguntas como:
● Quais tipos de eventos esportivos eles participam?
● O que fazem no tempo livre?
● Quais pessoas eles seguem nas redes sociais?
● Quais locais costumam frequentar?
● Qual sua escolaridade?
● Qual é a faixa-etária dos atletas em sua maioria?
● Quais são seus interesses?
● Qual o gênero em sua maioria?
● Quais os hábitos de consumo?
Dessa forma, você terá maiores chances de se sair bem sucedido com suas estratégias.
Conteúdo de qualidade
As pessoas consomem centenas e centenas de artes, vídeos e postagens em geral diariamente no Instagram.
Isso acaba subindo um pouco a régua, e oferecer uma qualidade entre média e baixa, te afastará possíveis atletas e participantes.
Por isso que conteúdo de qualidade não é mais um diferencial faz tempo. Agora é uma obrigação caso queira alcançar bons resultados no Instagram.
Mas lembre-se, conteúdo de qualidade nem sempre é aquele vídeo ou foto feita com câmera profissional e uma equipe de Hollywood. Pelo contrário.
Qualidade diz respeito a conteúdos diretos ao ponto, com poucos elementos, com cores chamativas porém que combinam sem poluir a imagem, escrita correta com um bom português, descrições sucintas e diretas sem parecer que são propagandas em um jornal e por aí vai.
Frequência faz toda a diferença
O que plataformas como Instagram, Google, Facebook, Youtube e Linkedin levam muito em consideração, é a frequência.
Já falamos anteriormente, mas vale a pena ressaltar.
A frequência basicamente diz para a rede social, que nesse caso é Instagram para eventos, que você cria conteúdo de maneira séria e profissional.
Se juntar a frequência, com um público satisfeito, o próprio Instagram começa a divulgar seu perfil de forma gratuita para todas as pessoas que possivelmente podem se interessar pelo seu conteúdo, no caso atletas.
Claro, para isso acontecer, pode demorar um pouco, e vai depender muito da sua frequência.
Para o Instagram entender que você tem uma frequência, postando uma vez por mês, ele precisará de anos para realmente identificar uma frequência (só um exemplo, jamais publique uma vez por mês, por favor).
Agora, imagine uma frequência de postagem diária. Em um ou dois meses o Instagram já consegue perceber sua frequência, e começará analisar seu engajamento para de fato divulgar seu evento esportivo.
Mas lembre-se, quantidade não é qualidade. Encontre um meio termo que te possibilite publicar o máximo de conteúdo possível, porém que ao mesmo tempo te permita entregar um bom conteúdo.
O que é, e como utilizar hashtags?
Todo mundo já ouviu falar da tal hashtag, mas afinal o que é isso e como utilizá-la para a divulgação de eventos esportivos?
Bom, “Hash” em inglês, por uma tradução livre, quer dizer “cerquilha”, ou seja, representa isso “#”.
Já a palavra “tag”, é como se fosse “etiqueta” ou “rótulo”.
Por isso, a função de uma hashtag é etiquetar, sinalizar e identificar algo.
Hoje no instagram, as pessoas seguem certas hashtags, de assuntos e temas que elas possuem interesse, dessa forma, irá aparecer para elas conteúdos que utilizam aquela etiqueta que elas gostam, como o exemplo a seguir.
Ao postar suas publicações, coloque de 3 a 5 hashtags que seu público-alvo possivelmente segue e se interessa, dessa forma, estará utilizando um mecanismo interno do Instagram para ter maior alcance.
Postagens interessantes e criativas
Quando falamos de criatividade, nos referimos a sair da mesmice. Afinal, o cérebro humano está programado para não prestar atenção em coisas em que ele já está acostumado a ver e conviver.
Por isso a importância de elementos, cores, imagens e vídeos com pequenos ou grandes itens e detalhes diferentes um do outro.
Sabe quando você está dirigindo do seu trabalho de volta para casa, e faz aquele trajeto que está acostumado a fazer todos os dias, e vai pensando em certas coisas, e quando se depara, já está na frente de casa?
Bom, como você estava vendo locais e vivendo situações que já vive todo dia, para poupar atenção e energia seu cérebro faz ignorar aquilo que está acostumado.
Fazendo você prestar atenção e notar coisas diferentes, como um muro sendo pintado, um novo semáforo, uma loja nova sendo inaugurada e por aí vai.
Tenha como objetivo ser o muro sendo pintado e a loja sendo inaugurada no feed do seu atleta.
Use e abuse dos stories
Os Stories possibilitam criar postagens que duram 24 horas.
Isso casa muito bem com a ideia de bastidores, por ser um conteúdo com pouco tempo de vida.
Mostre como anda a organização e planejamento de seu evento.
Dessa forma seus seguidores irão se sentir envolvidos, desejando fazer parte do evento final.
Sem contar que é possível colocar hashtags dentro dos Stories, então aproveite!
Crie um relacionamento com seus seguidores
Como já falamos, o maior benefício que o Instagram pode nos oferecer como organizadores de eventos esportivos de longe é o relacionamento que podemos ter com o público.
Então não se acanhe, e faça questão de mantê-los perto.
Responda e faça perguntas, converse, interaja, coloque um rosto no seu evento, assim as pessoas irão colocar o rosto delas também, divulgando para amigos e conhecidos por meio do feed delas.
Utilize os anúncios
E claro, utilize anúncios planejados e de qualidade.
Anunciar no Instagram é uma ótima forma de conseguir mais seguidores qualificados que irão participar de seu evento.
Então, estude um pouco como funciona o gerenciador de anúncios do Facebook (lá você gerencia os anúncios tanto do Facebook quanto do Instagram), ou caso preferir, contrate um gestor de tráfego somente para isso.
Mas de qualquer forma, não rejeite a ideia de criar anúncios no Instagram, pois resultados são o que eles mais trazem quando feitos da maneira correta.
Para finalizar…
Agora que você já viu as nossas dicas de Instagram para eventos esportivos, chegou a hora de colocarmos juntos tudo em prática.
Para começar, clique e organize seu evento esportivo aqui no Minhas Inscrições, dessa maneira você estará garantindo uma qualidade de primeira tanto para você organizador, como seus atletas.
Poderíamos ficar horas aqui explicando todos os benefícios que você pode ter ao organizar um evento esportivo conosco, mas preferimos te convidar para que você veja com os próprios olhos.
E também queremos saber sua opinião, deixe nos comentários dúvidas e o que achou do artigo, teremos o maior prazer em responder o mais rápido possível.