Como conseguir patrocínio para eventos esportivos

Saber a fundo como conseguir patrocínio para eventos é indispensável para todos os organizadores de eventos, independente do tipo, mas principalmente, de eventos esportivos.

Pensando justamente nessa necessidade, elaboramos esse artigo para te explicar tudo que é preciso saber sobre como conseguir patrocínio para eventos esportivos. 

Então, abram o bloco de notas, ou peguem suas canetas, e vamos lá!

Vantagens de ter patrocinadores em seu evento

Caso esteja se perguntando qual é o real benefício que você pode ter ao conseguir patrocinadores para seu evento esportivo, te convidamos a pensar o contrário: quais os benefícios em não ter um patrocinador?

E a resposta para 99% dos organizadores de eventos será: Nenhum!

Ter patrocinadores irá não só facilitar sua vida como organizador de eventos esportivos, como também te ajudará com questões que podem ser difíceis de alcançar sozinha neste momento. 

Seja essas dificuldades recursos financeiros, físicos, divulgação ou até mesmo autoridade e networking.

E mesmo que já tenha tudo isso em mãos caso seja responsável por um grande evento já consolidado, ou ainda não chegou lá mas tem isso como meta, saiba que mesmo nessa fase patrocinadores fazem a diferença, agregando valor e trazendo mais públicos diversificados.

Como conseguir patrocínio para eventos esportivos em 9 passos

Assim como em qualquer projeto, é necessário alguns conceitos, processos e passos para que as coisas realmente deem certo. 

Por isso, a seguir listamos não todos, mas os mais importantes passos de como conseguir patrocínio para eventos do jeito certo.

9-passos-como-conseguir-patrocinio-para-eventos-esportivos

Desenvolva um planejamento realista e conciso

Naturalmente você deseja organizar o melhor e mais bem sucedido evento esportivo que o mundo já viu, um que as pessoas olhem e pensem: “Oh, quem são esses tais eventos chamados “olimpíadas” e “copa do mundo” que ousam se igualar ao “o nome do seu evento aqui”.

Porém, para que seu evento seja grande, reconhecido e que você possa colher bons frutos, é necessário começar com os pés no chão.

Isso porque para que você consiga patrocinadores que estejam ao seu alcance (inicialmente) você precisa conhecê-los, e ter o que trocar com eles.

Por isso a importância de desenvolver um planejamento de acordo com seu cenário atual, e que também faça sentido com o futuro que deseja ter.

Portanto, faça um planejamento realista. Caso contrário, você poderá afastar ao invés de conquistar patrocinadores para o seu evento.

Para isso, separamos abaixo 4 tópicos que precisam estar em seu planejamento para que o mesmo seja completo, e tenha grandes chances de sucesso.

O que seu patrocinador mais deseja?

Simples a resposta: o patrocinador quer vender.

Ok. Só isso? Não.

Muitos patrocinadores podem simplesmente querer visibilidade, reconhecimento, identificação, fãs, feedbacks, insights, etc.

É sua obrigação saber o que seus possíveis patrocinadores querem, e como casar suas necessidades com tais desejos. Então saiba as respostas para perguntas como:

  • O que os patrocinadores perfeitos para seu evento desejam? 
  • Como você pode oferecer isso a eles? A pergunta correta talvez seja: você pode oferecer isso a eles? 
  • E se não pode, como conseguir oferecer?

Pense bem a respeito de tais perguntas. Pois elas serão essenciais nos passos seguintes.

Quem participará de seu evento?

A principal razão em ter que conhecer as pessoas que participarão de seu evento esportivo, é que suas informações detalhadas, é o que irá atrair ou não seus futuros patrocinadores.

Muito se engana quem acha que só por se tratar de um evento esportivo é único e exclusivamente obrigatório os patrocinadores serem empresas de energético e comida fit.

Lembre-se que os eventos esportivos hoje em dia, seja físico ou virtual, costumam ter temas específicos para a atração e captação de novos públicos.

Justamente por isso, o leque de possíveis patrocinadores se expandiu. Mas para isso, é necessário ter em mente exatamente quem participará de seu evento.

Ações que divulguem seus patrocinadores

Quando conseguir seus patrocinadores, você já deve saber exatamente como será feita a divulgação da parceria.

Inclusive, durante as conversas iniciais com seus patrocinadores, já é interessante saber tais detalhes. Isso te trará conforto e segurança quando a parceria for fechada, pois não irá resolver e pensar tudo em cima da hora.

Determine os planos de patrocínio

Uma informação valiosa que deve estar em seu planejamento para captação de patrocinadores, é a: divisão e descrição de valores e benefícios mútuos em forma de planos ou cotas.

Vamos imaginar que esteja organizando uma corrida de rua, porém, você possui somente 40% da verba necessária para executar com qualidade seu evento. Então, você decide ir atrás de patrocinadores com o objetivo de complementar o orçamento.

Mas você sabe que dificilmente encontrará um patrocinador disposto a pagar 60% da verba necessária, por se tratar de um valor muito alto. 

Então, você cria 3 planos de patrocínio separados, por exemplo: basic, premium e ultimate. Um mais barato que o outro, com benefícios progressivamente mais atraentes do mais barato, para o mais caro.

Assim, você não espanta seus patrocinadores pedindo que invistam um valor alto, e invés disso, terá planos pré-determinados para mostrar para qualquer possível patrocinador, e quando tiver recebido os 60% restantes, terá a sua disposição, 5 ou 6 patrocinadores cientes dos benefícios e que não irão sentir peso financeiro negativo nessa parceria.

Estude e elabore uma lista

Depois de seguir todos os passos anteriores, chegou a hora de finalmente criar uma lista de todos os seus possíveis patrocinadores.

Faça uma pesquisa de mercado, estude seu público-alvo, entenda quais empresas você pode agregar de alguma forma com seu evento, e depois de tudo isso, abra o linkedin, descubra os nomes das pessoas certas, consiga os e-mails e os estude.

Crie uma lista, com o nome da empresa, a pessoa responsável que você deve conversar, algumas observações e o contato, seja ele e-mail ou telefone.

Esteja familiarizado com seus possíveis patrocinadores

Além de saber o que seus patrocinadores mais desejam, vale ressaltar a importância de conhecê-los de modo geral.

O linguajar, no que acreditam, como trabalham, a cultura de suas empresas e por aí vai.

Estude-os.

Por exemplo, existe uma startup no vale do silício fundada por dois brasileiros. E um dos fundadores recentemente divulgou por meio de algumas conversas que eles não gostam de apresentações de slides ou longas chamadas de vídeo. 

Pois eles sentem que isso é distrativo, e às vezes se dedica muita energia para criar uma simples apresentação que poderia ser discutido o tema de forma bem mais rápida, sucinta e produtiva.

Então, eles criaram como uma cultura interna da empresa, a regra de sempre que alguém quiser divulgar ou expressar alguma ideia dentro dos times, basta criar um texto, no google docs mesmo, de forma dissertativa argumentativa, e enviar por email como PDF para todos aqueles que precisam saber daquilo. E caso seja assunto curto, é escrito no próprio corpo do email mesmo.

E tem funcionado dessa forma para eles, e sempre que é necessário, pedem para pessoas externas (profissionais que não sabem disso) seguir esse padrão caso queiram manter uma comunicação com eles.

Imagine se você quisesse mandar uma proposta para essa empresa, com o objetivo dela se tornar seu patrocinador, e você não estudasse e conhecesse a empresa, e acabasse mandando um email pedindo para marcar uma reunião para apresentar algumas propostas.

Mesmo que eles aceitassem (bem difícil), durante sua apresentação de slides, muito provavelmente eles pensariam: “Nós não gostamos disso, e ele deveria saber, pois já falamos isso na mídia”.

Pois é, esse foi um exemplo bem aleatório. Mas vocês pegaram o fio da meada, certo? 

Conhecer seus futuros patrocinadores não só te evitará possíveis micos nas apresentações, como também te tornará mais apto para desenvolver ideias que realmente os atraiam.

Faça uma apresentação de qualidade

Crie finalmente uma apresentação profissional que realmente encante seus potenciais patrocinadores. Seja em PDF, slides, vídeo ou até mesmo pelo email, isso irá depender da dinâmica dos patrocinadores.

Faça algo de qualidade, que a pessoa leia e pense: “Eles realmente nos conhecem e querem que ambos saiam beneficiados com esse patrocínio”.

Entre em contato

Agora que já tem um planejamento rico e detalhado, uma apresentação, conhece seus participantes e seus possíveis patrocinadores, chegou a hora da ação: entre em contato!

Pegue sua lista, e dê o seu melhor! E lembre-se de se atentar a todas as dicas e passos anteriores.

Crie boas contrapropostas

Não é raro, como também não é comum alguém te responder de primeira: “Perfeito, vamos fechar, quando começamos?”.

Sempre é um processo de muita conversa e análise. Por isso, já desenvolva suas contrapropostas e sugestões para suas negociações com os patrocinadores. De forma alguma deixe para elaborar em cima da hora.

Estude as possíveis objeções de cada futuro patrocinador e as refute por meio de sugestões, cláusulas e acordos.

Desenvolva um contrato

Conseguiu um patrocinador? Calma, mais um minuto, pode guardar o rojão para daqui a pouco.

Agora é a hora perfeita para a criação de um contrato.

Um contrato serve para não só proteger você, mas seu patrocinador também. Então, coloque tudo que conversaram nas reuniões, e não peça para seu advogado criar um contrato que afaste os patrocinadores na hora de assinar.

Eles não podem sentir que irão falir se quebrarem o contrato. Eles devem sentir que ambos vão se beneficiar igualmente mantendo e seguindo o contrato.

Cultive um bom relacionamento

Prove e demonstre por meio de atitudes que valoriza e respeita seus patrocinadores.

Ao fazer isso, pode ter certeza que eles terão prazer em ajudar e agregar muito mais do que está no contrato, pois até mesmo uma espécie de amizade pode ser criada entre as empresas. Sendo algo bem comum no mercado.

Fuja do mecânico, seja humano, porém profissional, e tente surpreendê-los da mesma forma que gostaria de ser surpreendido. Depois de uma parceria bem cultivada, não tenha dúvida, os bons frutos serão colhidos.

Para finalizar…

Agora pode pegar o rojão! 

Afinal, você já sabe como conseguir patrocínio para eventos esportivos, agora só falta agora pôr em prática.

E uma dica bônus para você organizar e gerenciar os melhores eventos esportivos é através do Minhas Inscrições, a plataforma completa para organizadores de eventos esportivos que querem proporcionar a melhor experiência para seus participantes, e também quer evitar dores de cabeças com diversas ferramentas aleatórias. 

Agora queremos saber sua opinião sobre o artigo. Nos diga o que achou nos comentários, até mais!

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