Como aumentar as inscrições de um evento esportivo

Saber como aumentar as inscrições de um evento esportivo é um interesse de qualquer organizador, não é mesmo? Porém, para que isso aconteça é necessário entender algumas métricas, estratégias e conceitos de marketing em geral.

E é exatamente isso que abordaremos neste artigo. Então abra o bloco de notas, e aproveite o máximo possível do conteúdo para poder garantir o sucesso de todos os próximos eventos que organizar!

6 dicas de como aumentar as inscrições de um evento esportivo

Por se tratar de um assunto extenso, entendemos que para melhor entendimento vale a pena a divisão de conteúdo em formato de dicas.

Tais dicas não estão em ordem de importância, nem separadas de forma cronológica. E lembre-se, ao aplicá-las, você corre grande risco de ver os números de inscritos em seus eventos aumentarem exponencialmente. Cuidado.

Divulgue pelas redes sociais

A divulgação de eventos esportivos pelas redes sociais é tão importante, vital e fundamental para não só dar início às inscrições de um evento, mas também para aumentar a quantidade delas! 

Tão importante que inclusive já disponibilizamos para você anteriormente um artigo completo abordando só esse tópico, chamado: Como divulgar um evento nas redes sociais: guia completo.

Sobre esse assunto, é importante que já esteja ciente que existem duas formas de divulgar seu evento esportivo pelas redes sociais:

  • Tráfego orgânico (gratuito);
  • Tráfego pago.

Ambas as formas carregam vantagens e desvantagens.

De forma resumida, utilizar o tráfego orgânico, basicamente, é criar tanto conteúdo para seu público-alvo, que o próprio algoritmo da rede social (Instagram, Facebook, YouTube, LinkedIn, etc.) irá propagar de forma automática o que você está falando. Seja seu conteúdo em formato de imagens com dicas, fotos, ou vídeos.

A parte boa disso é que você não gasta nada para fazer isso, além de tempo. Dependendo da rede social, é preciso uma frequência de alguns meses para que o algoritmo identifique que de fato você “merece” ser divulgado em grande escala.

Diferente do tráfego pago, onde você já começa a alcançar e receber pessoas em pequena, média ou grande escala, ou em suas publicações, dependendo do tamanho do seu investimento.

“Mas eu já publico diariamente, faço tráfego orgânico e pago, porém mesmo assim tenho poucas inscrições pelas redes sociais, e agora?”

Bom, nem só de tráfego vive um organizador de eventos esportivos.

Aí que entra um termo chamado “conversão”. 

Se já possui muitas pessoas consumindo seu conteúdo, e inclusive vendo suas artes que falam de seu evento, e esses números não são proporcionais aos números de inscritos, você está tendo um problema de conversão.

E problemas de conversão podem ter várias causas diferentes, as mais comuns são:

  • Não estar divulgando para um público qualificado: as pessoas certas que realmente se interessam pelo seu evento esportivo;
  • Copys fraca: textos que não incentivam a pessoa a se inscrever;
  • Falta de valor: a pessoa não sente o benefício que seu evento oferece por isso não se inscreve.

Cada um desses problemas podem ser resolvidos de uma forma prática e simples. 

Caso suas publicações não estejam chegando nas pessoas certas, você precisa estudar novamente quem quer atingir, entender a fundo sobre seu público-alvo, e fazer uma segmentação muito mais específica e certeira na hora que configurar seus anúncios.

Copywriting fraca, significa que você não está destacando aquilo que realmente interessa para seu público. Um exemplo bem comum para entender esse conceito é o seguinte: “você não quer uma furadeira quando compra uma, quer um furo na parede”.

Uma boa dica para começar a ter um texto persuasivo é começar a oferecer implicitamente o “furo na parede”, ou seja, o objetivo final de seu evento esportivo. 

Uma corrida de rua, por exemplo, qual é o “furo na parede” desse tipo evento? A pessoa não quer somente participar de um evento qualquer, no final ela quer se divertir, ter uma relação boa com mente e corpo, hábitos mais saudáveis, e sim, também existem os que querem competir, atingir e quebrar seus limites, bater recordes, etc. Destaque isso ao divulgar seu evento pelas redes sociais que essa objeção poderá ser quebrada.

E em relação à falta de valor, é que após você destacar seu “furo na parede”, a pessoa pode pensar: “Ok, realmente, quero quebrar meus recordes e limites, mas posso fazer isso sozinho, não preciso desse evento para isso. Além do mais, esse evento não me parece que será tão divertido e especial, não tem problema eu ficar de fora”.

E para resolver esse problema, é deixar claro que o “melhor furo na parede”, só será possível ser feito com a “melhor furadeira” que no caso é a sua. 

Mostre para a pessoa, que de nada vai adiantar quebrar os limites e recordes pessoais sozinho. Pois, no final, só terá graça, honroso e divertido, fazer isso em seu evento! 

Então, textos como: “Atinja seus limites e quebre os recordes atuais na melhor corrida do Brasil! Você acredita ser capaz de estar em nosso pódio? É só clicar aqui!”, funcionam muito mais do que: “Participe da corrida XYZ que acontecerá dia ABC, clique aqui para se inscrever!”

Só esse tópico já é o suficiente, mas como nós do Minhas Inscrições, nunca brincamos em serviço, continue a leitura para mais dicas incríveis!

Crie um Hotsite

Ao criar uma página específica para as inscrições de seu evento, aplicando inclusive as técnicas de copywriting e demonstração de valor descritos no tópico anterior, as chances de aumentar as inscrições de um evento esportivo tendem a aumentar exponencialmente.

Inclusive, criar um bom hotsite, com um design de qualidade e bonito, com certeza aumentará suas conversões, sendo essa uma das dicas mais importantes que podemos te dar!

Por isso, te indicamos desenvolver seu Hotsite pelo Minhas Inscrições. Pois, só com o MI você tem de forma simples e com poucos clicks, hotsites altamente conversivos, com design e UX de qualidade, evitando assim ter esse tipo de problema. Além de gerenciar tudo o que envolve seu evento esportivo, em um só lugar.

Tenha parceiros

A vantagem em ter um parceiro, seja um patrocinador ou um influenciador, é que eles podem te trazer um público já qualificado.

Em outras palavras, as pessoas conhecem o Fulano, mas não fazem ideia, ou não estão tão convencidas de participar de seu evento. 

E então, o Fulano que elas gostam, seguem e acompanham diz: “Oi! Pessoal, eu vou participar do evento X no dia tal, estarei lá por ser um evento muito importante para quem gosta de praticar tal esporte. Se vocês, assim como eu, também curtem, é só clicar aqui para participar, e inclusive, poderemos tirar algumas fotos lá e bater um papo!”

Pronto, só com essa divulgação você tem grandes chances de aumentar e muito as inscrições de seu evento esportivo.

Esse foi só um exemplo, sem contar a captação de recursos e networking que parceiros podem agregar, mas com certeza, de longe o público-alvo qualificado é um dos melhores benefícios que um parceiro pode oferecer.

Mostre seus brindes

Quem não pegaria uma fila só para ganhar um brinde, não é mesmo? 

Oferecer brindes para sua audiência, até mesmo antes deles se inscreverem, podem aumentar consideravelmente os números de inscrições de seu evento esportivo.

É óbvio que terá uma medalha, então não considere isso como um brinde, mas sim uma obrigação. 

Brindes podem ser variados, como garrafinhas, roupas, acessórios relacionados aqueles esporte em específico e assim por diante.

Use contagem regressiva nas redes sociais

Os psicólogos dizem que esses relógios de contagem regressiva criam uma sensação de urgência e escassez. Exatamente por isso você vê em alguns sites um contador que zerá a contagem em determinado momento.

Você pode colocar esses contadores nos stories do Instagram de seu evento, por exemplo, indicando a finalização das inscrições, início do evento ou divulgação dos ganhadores etc.

Mas com certeza, utilizar esse contador para convencer as pessoas a participarem do seu evento o mais rápido possível, pode ser muito eficiente.

A pessoa pode nem estar tão disposta a pagar pela inscrição de seu evento, mas se ver que daqui a algumas horas ou minutos não terá mais essa oportunidade, muito provavelmente ela comprará só por garantia de se beneficiar de algo enquanto ainda há tempo.

Invista em anúncios

Anúncios podem fazer toda a diferença em mecanismos de busca, como o Google e YouTube.

O que muda, é que em um mecanismo de busca, as chances de conseguir mais conversões aumentam, pois, quando alguém está descendo em seu feed nas redes sociais, a pessoa está querendo relaxar e ver fotos de pessoas que ela segue, por exemplo.

Já em um mecanismo de busca, a pessoa está praticamente gritando: “eu quero participar de um evento esportivo!”.

Fizemos uma pesquisa em uma ferramenta de marketing digital, para descobrir informações sobre o termo de busca “corrida virtual”, uma modalidade de evento esportivo. E obtivemos esse resultado:

Significa que em média, 2900 pessoas pesquisam por mês no Google esse termo, e se quiser investir, você pode pagar R$ 0,55 para cada clique que receber. Ou seja, você pode pagar alguns centavos para que pessoas que estejam em busca de uma corrida virtual entrem na página de seu evento esportivo.

Seguindo uma lógica parecida no YouTube funciona da mesma maneira, mas a diferença é que o foco são anúncios em vídeo, gerenciados pelo Google.

De qualquer forma, vale a pena se aprofundar e estudar um pouco mais sobre anúncios em mecanismos de busca, pois como já falado, um público muito mais qualificado pode ter acesso a seu evento esportivo, aumentando assim a quantidade de inscrições de um evento esportivo.

Remarketing

Remarketing são estratégias de marketing direcionadas a um público que já te conhece ou viu alguma publicidade de seu evento. Em resumo são pessoas que de alguma forma já tiveram contato anterior com o seu negócio.

Para exemplificar, sabe quando você pensa em comprar alguma roupa, entra em algum site só para ver quanto custa aproximadamente, acaba não comprando, e logo em seguida você começa a ser bombardeado e perseguido com anúncios de roupas da loja que entrou em várias páginas da internet? 

Bom, isso é remarketing.

Isso funciona muito bem inclusive, pois muitas pessoas deixam de comprar algo pensando em fazê-lo mais tarde. Se você não deixá-la se esquecer disso, ela efetuará a compra da inscrição do seu evento esportivo, mesmo que não em um primeiro instante.

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Métricas importantes de análise

Já foi citado algumas métricas neste artigo, porém sabemos que algumas merecem um pouco mais de atenção para que você possa se sair bem na busca de saber como aumentar as inscrições de um evento esportivo.

Por isso, separamos algumas métricas importantes que você precisa conhecer como organizador. Vamos lá?

Taxa de conversão

Saber exatamente sua taxa de conversão é muito importante para entender se uma estratégia está ou não performando bem por si só, ou em comparação a outra.

E não passa de um cálculo bem simples.

Vamos supor que 1800 pessoas entraram na página de vendas de seu evento esportivo, porém, você realizou somente 600 vendas. Isso significa, que teve uma taxa de conversão de 33,33%.

A fórmula é:

Pronto, esse é o resultado em porcentagem.

CAC

CAC (Custo de Aquisição de Cliente) mensura quanto você está gastando para conseguir um cliente. 

Isso é muito importante em qualquer estratégia, principalmente se optar por investir em tráfego pago. 

Para calcular o CAC, basta você dividir os valores gastos relacionados a captação de clientes pela quantidade de clientes adquiridos.

Por exemplo, você gastou em um mês R$ 2.000,00 para conseguir ter 437 atletas inscritos em seu evento esportivo, logo, seu CAC, ou em outras palavras, o tanto que você está pagando por cada cliente é de R$ 4,57.

CPC

CPC (Custo Por Clique) é o valor que você vai, ou já está pagando por cada clique que receber em um link, seja ele nas redes sociais ou nos mecanismos de busca.

A vantagem dessas plataformas que fornecem anúncios, é que você pode definir um teto, como se fosse um valor máximo que está disposto a pagar por clique.

Para finalizar…

Agora sim, você já sabe como aumentar as inscrições de um evento esportivo com estratégias realmente eficientes de marketing digital!

E claro, como já citado anteriormente, vale muito a pena você gerenciar seu evento pelo Minhas Inscrições, a melhor e mais completa plataforma do mercado focada em oferecer o melhor para eventos esportivos, seja para você organizador como também para seus participantes. Proporcione uma experiência única com o MI.

Agora queremos saber sua opinião sobre o artigo. Nos diga o que achou nos comentários, e se ele te ajudou de alguma forma.

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