Notadamente no mundo esportivo técnicos e atletas ao se encontrarem com resultados positivos numa sequência de jogos, dizem algo muito comum:
– Em time que está ganhando, não se mexe.
Seria perfeita a frase se a cada reencontro com o mesmo adversário, tudo acontecesse da mesma maneira, igual ao último confronto.
Independente da modalidade esportiva, dribles, passes, arremessos, saques, braçadas, pedaladas, e muitos outros fundamentos são executados, mas nunca repetidos igualmente, no mesmo local, no mesmo instante, na mesma intensidade, tudo tem a sua particularidade e exclusividade.
Está condição de igualdade é utópica, na realidade nunca nos reencontramos com o mesmo, nunca nos deparamos com o igual, sempre existirá o inesperado, o novo.
Cada atleta adversário se comportará de uma nova forma, cada atleta da minha equipe, inclusive eu, também serei “o novo”, tomaremos novas decisões, faremos novas escolhas, decidiremos novas estratégias e em frações de segundos executaremos um novo movimento.
Isso tudo compõe a magia de um jogo, e parafraseando o professor e mestre João Batista Freire, o inesperado no jogo é o que nos nutre para continuarmos a jogar.
Para psicanálise esperar o REENCONTRO com o conhecido (e inexistente) é nostálgico, é covarde e quem sabe, é medroso e nos dá a sensação de controle e de segurança.
Já na realidade, ao nos depararmos com o NOVO, ele nos dá a possibilidade da criação, da invenção e do desenvolvimento daquilo que diferencia o homem dos outros animais.
Estou me referindo a criatividade.
Por sermos seres criativos, ao aceitarmos que nos depararemos constantemente em reencontros com o novo, estaremos sempre dispostos a viver aquilo que não sabemos o que é, aquilo que não sabemos como resolver antecipadamente, aquilo que foge da segurança ilusória, da estagnação e da inércia.
Técnicos e atletas ao entenderem que jamais encontrarão o mesmo jogo, estarão preparados para inventar as suas respostas, seus novos gestos e as suas novas ações.
Diminuirão as suas frustrações, enfrentarão os erros, aprenderão com as derrotas e continuarão firmes na jornada para a Vitória.
Sendo assim, o esporte é excepcional e nos proporciona um verdadeiro ambiente de aprendizado para a vida, quando extraímos das experiências esportivas essas vivências para o nosso dia a dia.
Neste contexto a psicanálise se mostra no século XXI como a ciência que mais entendeu essa relação humana com o dinamismo das incertezas, e pode nos auxiliar para que tenhamos uma vida melhor e com mais consciência.
Anderson do Prado-Pinduca
Psicanalista e Personal Trainer
@pinducaprado