Estamos deixando para traz um tempo onde vivíamos grandes dificuldades para realizações de quase tudo que queríamos.
As opções eram reduzidas, os recursos escassos e o alcance era limitado.
Para a educação formal dos filhos haviam apenas algumas grandes escolas particulares e inacessíveis, devido ao preço elevado das mensalidades, ou escolas públicas com número elevado de alunos em sala de aula, professores sem recursos e conteúdos restritos.
No esporte a maioria das crianças se limitavam ao acesso a uma bola e um campinho de chão batido. Nesse tempo as ruas eram a extensão de seus quintais e a outra possibilidade para se jogar. Acesso a clubes ou equipes profissionais era apenas um sonho para a maioria.
Na saúde o foco era na doença, pouco se falava em prevenção, os diagnósticos dependiam da expertise dos médicos. A realidade era de buscar o médico apenas quando os sintomas fossem insuportáveis.
Saúde Mental era “coisa de louco”, poucos se encorajavam a buscar ajuda especializada e sofriam em silêncio. As intervenções eram brutas e dolorosas.
Hoje, no Século XXI, esse cenário está muito diferente e com a evolução tecnológica do avançado Nanométrico na biologia, os estudos da Biotecnologia, a transformação da Informática e das Ciências cognitivas (NBIC), um universo de opções surgem frente aos nossos olhos.
Além de todas as transformações econômicas e sociais que evoluem constantemente, os avanços das ciências possibilitam verdadeiras revoluções.
No passado quando falávamos, “quero que esse mundo se exploda”, era apenas uma expressão, mas hoje basta apertar um botão e bombas atômicas podem realmente explodir o mundo.
A vida humana já está sendo estudada para ser prolongada, inclusive com direções audaciosas para a imortalidade.
Nosso corpo formado por estruturas físicas frágeis já estão sendo substituídas por próteses e materiais sintéticos mais eficientes.
Doenças estão sendo combatidas nas nanopartículas do DNA.
Um paratleta corredor que possui próteses substituindo suas pernas já tornou-se mais rápido que um atleta corredor que corre com suas pernas naturais.
Escolas com qualidade excelente de ensino estão acessíveis a qualquer lugar do planeta através da internet, com vídeo-aulas ministradas por grandes mestres. O metaverso a cada dia está mais presente na educação.
A evolução de estudos da Psicanálise, por exemplo, tem auxiliado na saúde mental de muitas pessoas. Sem tratamentos invasores e destrutivos, como acontecia no século passado.
Podemos escolher a forma para nascer e como queremos morrer. Através de uma cesariana um bebê pode chegar ao mundo e por eutanásia, ortotanásia, distanásia ou suicídio assistido uma pessoa pode optar em deixar esse plano.
Essa realidade nos apresenta muitas discussões de cunho cultural, social e religioso, mas não podemos negar que a cada dia podemos mais.
Ética, moral e tantos outros princípios são afetados e precisamos realmente de muita reflexão sobre tudo nesse momento.
Com isso quero chamar a atenção para que a cada dia tenhamos mais clareza e discernimento para fazer nossas escolhas, para criar nossas respostas e consequentemente assumir nossas responsabilidades sobre elas.
Pois só assim poderemos poder mais, sem destruir nosso planeta ou a humanidade que nele habita.
O esporte é um terreno fértil para exercitarmos esses elementos.
Anderson do Prado-Pinduca
Psicanalista e Personal Trainer