Copa: ideias para usar e aumentar as inscrições do seu evento

A Copa é um dos eventos mais assistidos e acompanhados em todo mundo. Certamente, o assunto estará na boca do povo, ou melhor dizendo, estará em alta nas redes sociais com muitos memes, vídeos e imagens falando sobre o mundial.

A competição reúne todas as nações, de 4 em 4 anos, em um país sede. Em 2022, o Catar sediará os jogos do mundial e, quem não puder viajar, acompanhará tudo pela TV ou pela Internet.

Aproveitar a temática deste evento, pode te ajudar a abrir as inscrições de uma prova, criar eventos pontuais ou aumentar as inscrições que já estão com seu pré a todo vapor.

Então, se você quer saber mais sobre a Copa, como usar esta temática em seus eventos e aumentar suas inscrições, continue com a gente até o final. Você vai descobrir:

  • Por que devo usar a Copa em minhas estratégias?
  • O que não é permitido fazer durante a Copa?
  • 3 Estratégias para usar a Copa em seus eventos
  • Dicas para planejar suas ações durante a Copa

Preparado?

Então, vamos lá!

Por que devo usar a Copa em minhas estratégias?

Segundo o IBGE, a Copa é assistida por 17,7 milhões de brasileiros. 15 milhões de pessoas jogam futebol no Brasil. E a população que não curte tanto o futebol, estará assistindo ou acompanhando o desempenho dos jogadores. A Copa dura aproximadamente um mês, ou seja, muitas oportunidades e ações podem ser realizadas à medida que o time brasileiro avança na conquista do Hexa.

O Minhas Inscrições, por exemplo, criou a Orange Week Edição Copa, pois o primeiro jogo do Brasil começa um dia antes da Black Friday, data que o comércio aguarda para vender mais através de descontos imperdíveis.

Você também pode usar a temática Copa em outras estratégias, que vamos contar um pouco mais a frente…

No Google Trends, podemos ver a evolução da busca sobre a Copa. A partir do mês de outubro, há uma curva de crescimento sobre o assunto e a tendência é continuar subindo até o final dos jogos no mês de dezembro.

Os consumidores, em clima de Copa e Black Friday, vão aproveitar este momento para comprar o que desejam ou procuram, com o melhor preço e custo benefício. Com todo esse engajamento, esta é uma excelente oportunidade para se diferenciar de seus concorrentes.

O que não é permitido fazer durante a Copa?

Você sabia que vários termos associados à Copa são de uso exclusivo da Fifa?

Se você vai produzir um evento ou criar uma ação com a temática Copa, alguns cuidados devem ser tomados para evitar que seu negócio seja multado.

Somente os patrocinadores podem usar em suas campanhas e ações comerciais, símbolos, brasões, termos e outros símbolos.

Não são permitidos usar: 

  • Termo “Copa do Mundo da Fifa Brasil”
  • Termo “Copa do Mundo”
  • Termo “Copa 2022”
  • Logo da Federação
  • Logo da Copa do Mundo
  • Mascote e seu nome
  • Fontes oficiais

A palavra “Copa” é liberada para uso. Mas, fique atento quanto às limitações do uso em imagens e texto.

3 Estratégias para usar a Copa em seus eventos

1. Criar um evento temático para assistir aos jogos

Você pode criar um evento temático para a Copa e reunir pessoas para assistir aos jogos. Muitas pessoas procuram um lugar espaçoso e confortável para reunir os amigos e a família. Com essa estratégia, além de vender as inscrições, você deve produzir um evento digno de uma Copa:

  • Localizar o melhor espaço
  • Investir em decoração e espaços instagramáveis com o tema Copa
  • Posicionar o melhor telão com caixas de som
  • Buffet e Bebidas
  • Criar ações de interação como, por exemplo, quiz.
  • Música ao vivo

Nesta etapa, o organizador precisa planejar e executar muito bem este formato de evento, com o objetivo de proporcionar a melhor experiência para o seu público. Conhecer o seu público e suas necessidades durante a Copa é fundamental para criar ações estratégicas em seu evento.

Fique atento ao calendário de jogos do Brasil e crie um plano B para eventuais problemas externos como, por exemplo, o adiamento ou mudança de uma partida do Brasil na Copa.

Fazer parcerias e captar patrocínio é um ponto chave para esse projeto!

2. Lote especial para abrir as inscrições do seu evento

Vai realizar um evento em 2023? Que tal aproveitar esse momento para abrir as inscrições do seu evento em um lote especial para a Copa?

Esse é o momento de aproveitar o engajamento do seu público durante a Copa e  impulsionar as vendas de suas inscrições do seu evento futuro, com um desconto especial.

Crie uma oferta que seja irresistível, ou melhor dizendo, imperdível! Lembre-se sempre de usar os gatilhos de urgência e escassez. 

Para entender melhor sobre gatilhos mentais, leia também Copywriting para eventos: saiba como usar essa técnica a seu favor!

3. Desconto especial para impulsionar as inscrições do seu evento

Se seu evento está prestes a acontecer mas, você ainda tem vagas disponíveis, que tal oferecer um desconto especial em cada jogo do Brasil na Copa? Você pode criar um cupom de desconto personalizado para cada jogo e criar uma estratégia de divulgação. 

Você deve esquentar sua audiência através de posts nas redes sociais, lives, anúncios, newsletter, criando uma expectativa sobre o que será feito no dia do jogo do Brasil na Copa. Por exemplo: o Brasil vencendo a partida, vamos liberar o cupom BRASILCAMPEAO com X% de desconto válido por uma hora! 

Dicas para planejar suas ações durante a Copa

Você viu que oportunidades podem ser criadas durante a Copa e o que citamos acima foram alguns exemplos para te inspirar. Mas, para te ajudar nessa etapa de planejamento, que é fundamental antes da execução, aqui vão algumas dicas:

  • Defina metas e objetivos para o seu evento ou ações promocionais
  • Crie um calendário com os jogos do Brasil na Copa
  • Escolha com cuidado o local onde será realizado seu evento e invista em estrutura profissional (caso seja um evento para assistir os jogos)
  • Crie um cronograma de ações
  • Crie um orçamento
  • Faça parcerias
  • Crie um check list. Baixe aqui nosso material gratuito para criar o seu.
  • Arrase nos criativos com a temática Copa. Lembre-se de tomar cuidados com o uso de símbolos e títulos. 

E aí, está pronto para começar e criar a melhor ação durante a Copa? 

Esperamos que você tenha vários insights para usar a temática Copa em seus eventos!

O que vimos ao longo deste conteúdo:

  • Por que devo usar a Copa em minhas estratégias?
  • O que não é permitido fazer durante a Copa?
  • 3 Estratégias para usar a Copa em seus eventos
  • Dicas para planejar suas ações durante a Copa

Caso tenha ficado alguma dúvida, não hesite em deixar um comentário abaixo, que responderemos às dúvidas de todo mundo.

Além disso, aproveite para conferir outros conteúdos que podem ser do seu interesse como organizador:

Até a próxima!

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