Ações de Marketing no Instagram: Top 10 melhores estratégias para se destacar!

Com a popularidade da rede, a dúvida é: quais as melhores ações de marketing no Instagram?

Afinal, quais as melhores estratégias de marketing no Instagram para ter sucesso nesta rede tão concorrida, não é mesmo?

Atualmente, o Instagram conta com 1.3 bilhão de usuários ao redor do mundo, sendo 99 milhões de usuários ativos somente no Brasil, segundo uma pesquisa da Statista. Ou seja, cerca de 47% da população brasileira tem um perfil na rede social e acessa a plataforma diariamente.

Traduzindo todos esses dados, temos uma grande oportunidade de divulgação, já que a maioria se encontra ativa nesta rede, seja para impulsionar o seu evento ou alguma marca, negócio ou lançamento.

Mas, quanto maior a atenção do público nesta rede, consequentemente, maior a concorrência. Por isso, é fundamental saber exatamente quais as melhores ações de marketing no Instagram, para que você possa se destacar no meio da multidão e conseguir atingir seus objetivos.

Para te ajudar nessa missão, elencamos ao longo deste conteúdo o Top 10 das melhores estratégias de marketing no Instagram.

Então, já pode se preparar para anotar todas as dicas valiosas que listamos aqui 😉

10 melhores ações de marketing no Instagram

1. Defina qual o seu objetivo na rede 

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Antes de qualquer coisa, é preciso ter muito bem definido qual o seu objetivo no Instagram.

É ter muitos seguidores? 

Aumentar o engajamento com o seu público? 

O lançamento de um evento específico? 

Impulsionar o branding de uma marca?

Com essa definição você saberá exatamente onde quer chegar, e quais as melhores estratégias para alcançar tais resultados.

Muitos organizadores e/ou promotores de eventos pulam essa etapa e acabam se perdendo em meio a tantas possibilidades que o Instagram oferece. 

Aqui aquela velha frase do gato em Alice no País das Maravilhas se encaixa perfeitamente: “Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”.

2. Trace uma estratégia de conteúdo

Com o objetivo definido, chegou a hora de estabelecer uma estratégia de conteúdo para o seu perfil. Para que você consiga atingir em cheio os interesses do seu público-alvo, e com isso estar mais perto de atingir seus objetivos.

Uma boa estratégia de conteúdo é aquela que contém informações relevantes para sua audiência, que irá despertar o desejo dela de interagir com a publicação de alguma forma, seja enviando para um amigo, curtindo ou comentando.

Por exemplo, vamos imaginar que a próxima edição de seu evento está chegando, e vai ter uma presença especial de uma celebridade. Essa seria uma informação valiosa para gerar um burburinho no Instagram, não é verdade?

Além disso, é preciso gerar conteúdos que de alguma forma agreguem valor para o público, caso contrário, provavelmente o seu post será ignorado por ser comum demais, ou até mesmo repetitivo.

E para evitar repetições, segue a próxima ação de marketing no Instagram 😉

3. Tenha um calendário editorial 

Um calendário editorial é fundamental para garantir a organização de suas postagens no Instagram, e evitar conteúdos repetitivos e desinteressantes para os seus seguidores.

Ele pode ser uma planilha do Excel, ou até mesmo o próprio Google Calendar. Independente de qual ferramenta irá utilizar, é imprescindível que o seu calendário editorial contenha as seguintes informações:

  • conteúdo do post;
  • data de postagem;
  • horário de postagem;
  • formato do post (reels, stories, feed, etc);
  • status do post (em produção, programado, publicado, etc).

4. Saiba utilizar os formatos do Instagram

Sabemos que o Instagram oferece inúmeras possibilidades para os criadores de conteúdo.

São vários formatos de posts que podem ser utilizados que é comum se perder e não saber por onde começar e qual o tipo ideal para determinado conteúdo.

Para te ajudar, segue abaixo os principais formatos do Instagram alinhados à estratégia de marketing.

Reels

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Foto: Divulgação/Instagram

O reels é um formato perfeito para quem deseja atrair novos seguidores. Isso porque esse novo recurso liberado pela plataforma possui um alcance muito bom, mesmo para pessoas que ainda não seguem o seu perfil.

Ele chegou para concorrer com o TikTok, que é considerado uma das maiores redes sociais da atualidade.

Provavelmente você deve reconhecer aquelas “dancinhas”, mas será que só esse tipo de conteúdo serve para os reels?

A resposta é com certeza não.

Os reels oferecem um tempo de 60 segundos, e você pode aproveitar para disponibilizar conteúdos mais práticos, como por exemplo: 

  • dicas rápidas;
  • memes relacionados com o seu mercado;
  • bastidores do evento;
  • compilado dos melhores momentos do backstage;
  • entre vários outros.

Feed

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Foto: Divulgação/Instagram

Já no feed, o Instagram oferece algumas alternativas para os posts, sendo: imagem estática, carrossel e vídeo.

Aqui, você pode oferecer conteúdo relevante e educativo para os seguidores.

Como um mini tutorial de como fazer alguma coisa, ou até mesmo, um vídeo explicando como será seu evento, quais serão as atrações, por exemplo.

O importante aqui é aproveitar todas as possibilidades que a rede oferece para engajar ainda mais seus seguidores, e fazer com que novas pessoas se sintam atraídas em te seguir.

Stories

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Foto: Divulgação/Instagram

Os stories é o recurso que irá garantir maior engajamento e interação da marca com a audiência, é ele quem é capaz de humanizar ainda mais um negócio.

Um story dura apenas 24h, e por isso, é preciso investir tempo e esforço para postagem diária.

Segue abaixo algumas ideias de conteúdo para postar:

  • bastidores;
  • caixinha de perguntas;
  • quizzes;
  • memes;
  • melhores momentos do evento;
  • notícias do seu setor;
  • perguntas simples para sua audiência;
  • e por aí vai…

Direct

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Foto: Divulgação

O direct, ou seja, mensagem direta do Instagram é ideal para aumentar o relacionamento com o seu público, e até mesmo suas chances de venda, já que o contato é um a um.

Aproveite esse formato e peça em seus stories, por exemplo, para que respondam diretamente no direct.

Além de aumentar a interação com sua audiência, o Instagram identificará que o seu perfil é relevante, visto que as pessoas querem conversar diretamente com você, e aumentará seu alcance.

Vale lembrar que cada um destes formatos que citamos acima possui tamanhos diferentes de postagem no Instagram, por isso, é preciso se atentar na hora da criação. 😉

5. Crie conteúdos de acordo com sua identidade visual

Uma das melhores ações de marketing no Instagram que você deve prestar muita atenção, é a de criar os posts de acordo com a identidade visual do negócio.

Ou seja, mantenha um padrão – não tão igual, para não ficar repetitivo – mas que tenha a ver com a marca, para que as pessoas sintam maior profissionalismo e apreço pelo seu perfil.

Hoje em dia, é comum ver perfis sem personalidade, com posts bem parecidos, senão até iguais, da concorrência. Desta forma, fica difícil se diferenciar, não é verdade?

Por isso, invista na criação de conteúdo com a personalidade do negócio, não somente no design como também na linguagem.

6. Utilize hashtags relevantes 

As hashtags são extremamente importantes para seus posts conseguirem maior alcance no Instagram.

É essencial que você determine as hashtags mais relevantes para determinado post e coloque na descrição, ou até mesmo no primeiro comentário.

Essa é uma das melhores estratégias de marketing no instagram, que realmente faz diferença no resultado final.

Para descobrir as melhores hashtags, existem algumas ferramentas que você pode utilizar, como:

7. Otimize a sua BIO 

A BIO é aquela pequena descrição que fica logo abaixo da sua foto de perfil.

Ela é perfeita para você colocar exatamente sobre o que é aquela conta, o que ela irá encontrar, e deixar claro o porquê ela precisa te seguir.

Geralmente, as marcas e eventos colocam informações muito genéricas, o que pode acabar atrapalhando na hora da conversão de visitante para seguidor.

Para evitar esse tipo de situação, busque explicar de forma bem prática e didática sobre o que se trata aquele perfil, sem muita enrolação, aliás, a plataforma oferece um espaço de apenas 150 caracteres.

8. Interaja com o seu público

Alguém comentou em um post? Responda.

Alguém te mandou um direct? Responda.

Aliás, muito mais que apenas responder, instigue a pessoa a comentar novamente, respondendo com o adicional de outra pergunta.

Essa é uma das ações de marketing no Instagram mais valiosa, e você não encontra por aí tão facilmente rs, então aproveite!

Essa troca é fundamental para garantir um perfil relevante aos olhos do público e da própria rede social.

9. Mantenha uma frequência

Não adianta postar uma vez e a próxima ser somente no mês que vem.

As redes sociais são locais dinâmicos, ou seja, é preciso reabastecê-las diariamente com novos conteúdos. 

Caso contrário, seu perfil cairá no esquecimento de sua audiência, e do Instagram também.

Por isso, para manter a frequência de postagem é preciso esforço e a ajuda de um calendário editorial, como já citamos.

10. Colocar CTA em todos os posts

CTA significa Call to Action, que em português quer dizer “Chamada para Ação”.

Mas, o que isso significa?

É o ato de convidar a pessoa do outro lado da tela a fazer algo, seja curtir o seu post, começar a te seguir, compartilhar, marcar um amigo nos comentários, etc.

E todos os seus posts devem conter uma CTA, seja na legenda ou na própria imagem ou vídeo.

Pode parecer algo trivial, mas garantimos que faz total diferença nos resultados.

Ações de marketing no Instagram: considerações finais

Agora que você já sabe quais são as melhores ações de marketing no Instagram, chegou a hora de colocar o que aprendeu neste conteúdo em prática.

Você que já é Organizador Parceiro do Minhas Inscrições pode enviar os criativos do Feed ou Stories para divulgação do seu evento em nosso Instagram! Envie para marketing@minhasinscricoes.com.br

Além disso, queremos saber sua opinião sobre este artigo, deixe nos comentários abaixo se ele te ajudou de alguma forma, e comente qual delas irá colocar em prática primeiro. 😉

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