Design para eventos: crie um evento esportivo inesquecível

Se você tem interesse em entender um pouco mais sobre design para eventos, para aplicar técnicas e estratégias no seu, saiba que está no local certo.

Hoje vamos tentar explicar alguns conceitos, que às vezes os organizadores de eventos não dominam, porém, enxergam valor.

Dessa forma, ao entender tais técnicas e conceitos, poderá unir juntamente à suas atuais experiências e conhecimentos, para realizar um evento esportivo inesquecível.

Dito isso, vamos para o artigo, começando com o que é design.

O que é design?

Quem nunca disse ou já ouviu expressões como:

  • “Esse carro tem um design esportivo legal”;
  • “Essa casa tem um design bem interessante”;
  • “Olha que arte bonita! Esse designer sabe o que faz”;
  • “O design desse celular é bem diferente”;
  • “Estou pensando em dar um up no design do meu escritório”.

E por conta justamente de um uso tão, digamos, múltiplo e diversificado, muitos acabam não entendendo, ou achando que se trata de algo complicado.

Afinal de contas, são tantos contextos e conceitos diferentes, que acabamos não entendendo ao certo o termo.

Então vamos lá, para começarmos, podemos olhar para o design, como processos, ciências, técnicas, conceitos e meios, para realizar algo e resolver algum problema. Independente do que seja.

“Ok, agora sim confundiu, é realmente algo amplo então.”

Bom, sim, o design em si é um termo bem amplo, mas seu entendimento é simples.

Seu significado rodeia bastante essa forma que usamos como explicação.

Por exemplo, o dicionário Aurélio diz que o: “design é conceber um projeto e seu planejamento”.

Ou seja, além da criação de um projeto, é também o planejamento.

Por mais que seja uma explicação ampla, não deixa de ser verdade.

“Mas por que tantos conceitos?”

Justamente por se tratar de um termo amplo, ele possui vários conceitos.

Com o tempo, o design acabou se relacionando com desenhos e visuais. Mas continua sendo amplo.

Por isso que os termos possuem complementos, tornando o “design de produtos” algo diferente de “design de interiores”, assim como “motion design”, é diferente de “design de roupa”.

Porém, todos giram em torno do planejamento e execução de um projeto, no que diz respeito ao visual, usabilidade, função e processo.

Então, o design de um apartamento, não diz respeito somente às cores, mas sim a função deste apartamento, ou seja, faz sentido ter um vaso de plantas no canto da sala por exemplo? Está de acordo? Faz com que, digamos, o apartamento funcione melhor?

Ou por exemplo, o design de roupas esportivas, pode abranger desde cores e conceitos, como o tecido, para que seja confortável e faça sentido ser utilizado durante a prática de esportes.

Você pode observar a imagem abaixo. Esse resultado ocorreu por conta do avanço da tecnologia e entendimento do design.

Um ajuda mais a cumprir a função, os processos, a representação e execução do planejamento do que o outro.

O que é UX?

Tudo entendido agora no que diz respeito ao design.

Isto posto, um novo termo surge. O tal do UX.

O UX, basicamente, é o que faz com que as coisas sejam realmente interessantes.

De forma direta ao ponto, “UX” significa “User Experience”, traduzindo obtemos a expressão “experiência do usuario”.

A título de curiosidade, foi Don Norman que popularizou esse termo, enquanto trabalhava na Apple nos anos 90, no mesmo tempo em que Jakob Nielsen escreveu as famosas 10 heurísticas de usabilidade, ainda usadas hoje.

Mas para entendermos o UX, podemos olhá-lo como a graça, a sensação, a experiência que o usuário obtém, em determinado produto, serviço, local, aplicativo, etc.

Imagine por exemplo que você vá assistir uma competição de natação. E ao sentar nas cadeiras, sente que elas são mais confortáveis que o comum, assim como o espaço entre a próxima fileira, deixando suas pernas livres invés de apertadas.

E da mesma forma, os nadadores, sentem a piscina aquecida, com o vestiário limpo, confortável, etc.

Tudo isso, faz com que a experiência, de todos os envolvidos, seja a melhor de todas, concorda?

Bom, isso é quando o organizador daquele evento focou em oferecer um bom UX.

Você pode fazer isso desde comprando cadeiras confortáveis, alimentos e bebidas de qualidade para os atletas, até com suas artes no Instagram, simplesmente por serem confortáveis, simples e fáceis de ler, entender e consumir, invés de letras miúdas que as pessoas precisam fazer força com os olhos para enxergar.

O que é UXD?

Agora chegou a hora de falarmos do design que pode tornar seu evento esportivo inesquecível.

O UXD.

Sendo a abreviação de “user experience design”, junta tudo que falamos até agora, sobre design e UX.

Ou seja, UXD, são esforços, conceitos e técnicas, focados na experiência do usuário, e na usabilidade e execução de algum projeto em específico.

Então, quando você organizador de eventos esportivos passa a focar em UXD, você automaticamente começa a levar em consideração, tudo, exatamente tudo, que afete a execução do evento e interfira na experiência de seus participantes.

Desde a divulgação, até a entrega de medalhas.

E ao fazer isso, você com certeza tornará seu evento inesquecível, afinal de contas, todo o conforto e satisfação fará parte do evento, fazendo com que os participantes dificilmente se esqueçam.

Vantagens em usar design para eventos

Ao aplicar tais estratégias na organização de eventos, você aumentará significativamente as chances de possuir fãs do evento, invés de somente atletas.

Pessoas que realmente gostam da marca, se sentem confortáveis, e divulgam seu evento espontaneamente para amigos e familiares.

E consecutivamente, isso irá diminuir seu trabalho e verba para a divulgação, aumentando assim seu lucro e diminuindo possíveis dores de cabeça.

Sem contar com o LTV (“Lifetime Value”, em português, seria o “tempo de vida” de seus clientes com sua empresa) de seus participantes, não é mesmo?

Imagine, se seus participantes se satisfazerem e se encantarem com seu evento, quantas vezes eles tendem a retornar novamente? Simplesmente por manter todos, ou pelo menos a grande maioria de seus participantes e espectadores muito bem satisfeitos e confortáveis.

como-aplicar-tecnicas-de-design-para-eventos-esportivos

Como aplicar técnicas de design para eventos esportivos?

“OK, já entendi o que é design, UX e UXD, e inclusive, sei da importância de aplicar ao meu evento esportivo. Mas como afinal de contas fazer isso?”

Bom, como já falado, o UXD e o design em geral, deve ser aplicado em praticamente tudo, desde as artes, até as medalhas.

Ou seja, quando for criar suas artes, banners, panfletos, medalhas, produtos, etc, pense em somente uma identidade visual. Uma paleta de cores, para que as pessoas entendam e assimilem essas cores ao seu evento.

Aplique essa identidade visual em suas artes, focando no UXD, em outras palavras, crie artes chamativas, porém interessantes e confortáveis de se observar.

Assim como a página de vendas do seu evento, tendo que ser fácil, simples, e descomplicada de entender e comprar os ingressos.

Justamente por isso inclusive indicamos o Minhas Inscrições, pois aqui você pode criar seus hotsites de uma maneira atraente e confortável, e que agrade seu público.

Isso também deve acontecer em seus stories, capas das redes sociais, faixas no local do evento e por aí vai.

Tudo, absolutamente tudo, focando na ideia de “isso vai ajudar o participante se sentir satisfeito? Isso está cumprindo um bom objetivo no meu evento, ou eu posso arrumar algo melhor?”.

Vale a pena contratar um designer para meu evento?

Depois de tudo isso, alguns podem se perguntar: “será que vale mais a pena eu realizar e cuidar do UXD do meu evento esportivo? Ou é melhor eu contratar um profissional só para isso?”.

Então, cada caso é um caso.

Tudo depende da sua situação, orçamento, evento, público e mercado.

Às vezes, é mais fácil você mesmo aplicar os conceitos e se focar nisso como organizador ou dono do negócio.

Porém, dependendo do tamanho do evento, e da verba, vale muito mais a pena contratar um profissional especialista. Desta forma, você terá um evento bonito e confortável muito mais rápido.

Isso depende muito de você e seu evento.

Para finalizar…

Pronto, agora que você já leu bastante sobre design para eventos, o que precisamos fazer é colocar tudo em prática.

Aqui com o Minhas Inscrições, você pode organizar e gerenciar seus eventos esportivos, realizar a venda das inscrições, assim como também pode criar suas páginas de vendas com um bom design.

Também queremos saber sua opinião. Deixe nos comentários o que você achou do artigo, e se ainda possui dúvidas, teremos o prazer em te ajudar com tudo isso.

Até a próxima!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
LOGO MI

Crie seus eventos no
Minhas Inscrições

Tenha as melhores ferramentas para uma gestão completa de seus eventos em um só lugar.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.