Organização de campeonato esportivo: saiba como fazer!

Você sabia que além das pessoas que realizam esportes, há pessoas que não praticam mas gostam de assistir esses eventos esportivos? Por isso, a organização de um campeonato esportivo deve ser voltada para esses dois públicos.

Na hora de realizar a organização do seu campeonato esportivo, é importante que ele seja dinâmico e vibrante, isso porque os esportes têm o poder de mexer com a paixão das pessoas!

Porém, para que isso aconteça é preciso pesquisar bastante e realizar um planejamento de forma organizada e com antecedência. 

Na hora de organizar um evento esportivo, fazer um checklist pode te ajudar a colocar a mão na massa!

E você, quer realizar a organização de campeonato esportivo de uma maneira que seja um sucesso? 

Então confira algumas dicas que separamos especialmente para você, e torne sua organização um sucesso! E lembre-se, todo evento conta com a organização e planejamento de todos os envolvidos.

6 dicas para uma boa organização de campeonato esportivo

Escolha uma boa localização 

Cada esporte vai exigir um local diferente, isso porque você precisará atender suas necessidades específicas. 

Por exemplo, vamos imaginar que o seu campeonato esportivo seja de ciclismo: a escolha certa seria em uma pista adequada ao invés de fazer uma adaptação de um espaço que não tenha as melhores condições, possibilitando assim alguns acidentes.

Ou seja, foque na segurança e no conforto. Durante toda organização, opte por sempre oferecer aos atletas as condições necessárias para que a prática possa ser realizada de forma tranquila e segura.

Mas não se esqueça, além do local onde os atletas irão ficar, é importante garantir a boa visibilidade do público e, claro, a segurança dele também.

Evite lugares muito apertados. É muito importante que você leve em consideração um local que permita a mobilidade confortável do seu público.

Entre em contato com patrocinadores

Nem todo evento esportivo terá verba o suficiente para ser realizado de forma independente, às vezes até pode possuir, mas com mais dinheiro em mãos daria para organizar um evento esportivo ainda maior e de sucesso.

É aí que entra o patrocínio para eventos esportivos.

Crie uma lista com todos os contatos de patrocinadores que fazem sentido para patrocinarem seu campeonato esportivo. 

Por exemplo, você sabia que na natação é recomendado não ter nenhum pelo no corpo? Nesse caso, a marca Gillette seria um ótimo patrocinador.

Lembre-se que os possíveis patrocinadores têm que ter identificação com o evento esportivo, como uma marca de roupas fitness, por exemplo.


Assim que entrar em contato com o patrocinador escolhido, conte para eles como será o evento, a importância desse campeonato na categoria esportiva, para quem ele é destinado e tentem chegar a um acordo que seja benéfico para ambos, definindo pontos como a forma de destaque da marca.

E cada marca é uma marca, por isso, elabore propostas diferentes para cada uma delas, combinado? Ah, e claro, quanto maior o número de patrocinadores, melhor será para você!

Foque na divulgação

Essa é a hora de saber quem é seu público-alvo e como falar com eles de forma efetiva! É importante saber exatamente onde eles estão, o canal que procuram informação, como por exemplo o Google ou até mesmo nas redes sociais.

Trabalhar a divulgação do seu evento esportivo é muito importante para que ele seja um sucesso e atraia o público-alvo pretendido.

Em toda organização de um evento esportivo você terá seu público-alvo com quem quer falar, tirar dúvidas, divulgar o evento e claro, obter inscrições.

Mas vamos pensar nos dois casos que comentamos lá no início: participantes que querem assistir o evento esportivo e participantes que querem participar como atleta.

Como falar com cada um deles? A melhor forma é através de uma plataforma online!

Justamente por isso te indicamos o Minhas Inscrições, a melhor ferramenta para gestão de eventos esportivos presenciais ou online do Brasil.

Focamos 100% de nossa atenção em proporcionar a melhor experiência tanto para o organizador, como para os participantes.

Criar um Hotsite de vendas pelo Minhas Inscrições, ter acesso aos relatórios de vendas, dados do público e autonomia de design e identidade visual com certeza te ajudará a organizar um campeonato esportivo de sucesso.

Você como organizador de evento esportivo pode:

  • Criar hotsite personalizado para cada evento;
  • Divulgar fotos do evento esportivo no Flickr;
  • Emails transacionais personalizados;
  • Cupom de cortesia e de desconto;
  • Promoção para grupos e assessorias;
  • Combo para eventos com mais de uma etapa;
  • Disparo de news para a base do organizador.
  •  

Além disso, é importante saber como divulgar seu evento esportivo nas redes sociais. Hoje, a maior parte das pessoas utilizam suas redes para se manterem informadas e conectadas!

Todo mundo ama brindes

Quer que seu campeonato esportivo fique por muito tempo na mente dos participantes? O brinde é uma boa maneira de conseguir isso.

Estude seu estoque para realizar a distribuição de brindes para o público durante o evento. Normalmente, os patrocinadores sempre tem uma reserva de brindes para dar em eventos, e isso nunca é um problema para eles. 

Uma boa alternativa de brindes é que eles tenham a ver com o universo do esporte, como por exemplo:

  • Bonés;
  • Camisetas;
  • Squeezes;
  • Toalhinhas personalizadas;
  • Garrafinhas de água;
  • Cadernos;
  • Canetas;
  • Adesivos;
  • Capinhas;
  • Barrinhas de cereais ou coisas relacionadas diretamente ao que está sendo praticado. 

Dessa maneira, tanto o seu evento esportivo quanto os patrocinadores envolvidos irão conquistar o público.

Tenha seguranças à disposição


De pequenos eventos esportivos até eventos maiores, a segurança de um evento é essencial e sem dúvidas não pode ser esquecida em seu planejamento. 

Quem não se lembra do caso do maratonista brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima, que foi prejudicado por um invasor nos momentos finais da prova? Este tipo de incidente é lamentável e poderia ser evitado. 

Portanto, é importante contratar uma boa equipe de segurança, bem treinada, que possa agir com eficácia e rapidez no caso de algum imprevisto.

Cuide também da segurança dos espectadores. Verifique o estado das arquibancadas, a capacidade de lotação, as saídas e as condições de tudo o que será utilizado. 

Assim como os banheiros e/ou vestiários devem estar em ordem e super limpos.

O local para eventos esportivos precisa de uma vistoria dos bombeiros e de alvará para funcionar. Por isso preste muita atenção neste quesito.

Atenção as torcidas 

atencao-as-torcidas

O seu evento esportivo irá contar com duas torcidas diferentes? Então atenção, os ânimos podem ficar um pouco aflorados quando os times estiverem em campo.

Por isso, evite que as torcidas fiquem muito próximas, mesmo que seja um evento esportivo infantil, os pais acabam perdendo a cabeça e um comentário pode acabar sendo motivo de discussão, por exemplo.

Quem nunca ouviu histórias de pessoas que se alteraram durante jogos que são considerados clássicos do futebol? Seja prudente e garanta a paz e a segurança de todos os participantes reservando lugares distintos para cada torcida.

Tenha a disposição bebidas e alimentos

Um evento esportivo tende a ter em média de 1 hora ou mais de duração. Portanto, é interessante permitir a venda e consumo de alimentos e bebidas durante o evento.

Você pode contratar uma empresa que realize o serviço ou até mesmo consegui-lo através de um patrocinador. Esse tipo de serviço faz com que as pessoas fiquem mais dispostas e não abandonem o evento em busca de comida.

Para finalizar…

Agora que você já sabe os passos mais importantes de como fazer a organização de um campeonato esportivo, basta pôr todos em prática e tornar seu evento esportivo um sucesso!

E como já falado, nós do Minhas Inscrições estamos capacitados e dispostos a seguir junto com você nessa missão para disponibilizarmos aos atletas brasileiros eventos esportivos de qualidade.

Vamos nessa? É só clicar aqui para saber como essa parceria pode ser boa e te ajudar em seus eventos esportivos.

E também queremos saber sua opinião. Deixe aqui nos comentários o que achou do artigo. Até a próxima, querido leitor.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
LOGO MI

Crie seus eventos no
Minhas Inscrições

Tenha as melhores ferramentas para uma gestão completa de seus eventos em um só lugar.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.