Métricas para eventos: descubra as 10 principais para analisar!

As métricas para eventos são fundamentais para medir o desempenho e sucesso de qualquer tipo de evento.

Porém, nem todos os organizadores e/ou promotores de eventos sabem exatamente quais números acompanhar para analisar seu desempenho, visto que existem inúmeros pontos a serem levados em consideração na hora da análise.

Para te ajudar nessa missão, elaboramos este conteúdo completo com as 10 principais métricas para eventos que você como organizador precisa acompanhar, sendo elas:

  1. número de inscritos;
  2. roi (retorno sobre o investimento);
  3. conversão;
  4. custo de aquisição de participante;
  5. feedbacks do público;
  6. número de desistentes;
  7. resultados dos patrocinadores;
  8. análise dos canais de divulgação;
  9. vendas dentro do evento;
  10. participantes novos x recorrentes.

Então, pegue a caneta e o caderno, ou melhor, abra o bloco de notas e vamos para o conteúdo.

Bora detalhar cada uma dessas métricas!

Métricas para eventos: descubra as 10 principais para analisar!

1. Número de inscritos

O número de inscritos é uma das métricas para eventos mais básicas e fundamentais para medir o desempenho de forma geral.

Alinhado com outras métricas que citaremos mais adiante, esse indicador é poderoso para revelar o quão efetivo foram as ações de marketing e divulgação do evento, além do quanto o próprio conteúdo foi atrativo e relevante para o público-alvo.

Esse indicador também é crucial para atrair novos patrocinadores para as próximas edições, visto que é um dos primeiros dados solicitados por eles.

2. ROI (Retorno sobre o investimento)

O ROI é outra métrica fundamental para analisar o sucesso de um evento. 

ROI é uma sigla em inglês que significa “Return on Investment”, traduzido para o português significa “Retorno Sobre o Investimento”. Ou seja, ele explica o quanto de retorno financeiro foi gerado com aquele evento.

Desta forma, é possível analisar o quão um evento proporcionou bons rendimentos para a empresa em questão, comparado com o valor investido da mesma pela realização.

O cálculo é bem simples.

Basta somar todos os investimentos realizados no evento, e verificar o quanto de receita gerou a partir dele.

3. Conversão

Um dos indicadores mais poderosos para verificar a eficácia de um evento é o de conversão. Ele possibilita que você tenha uma visão do número de inscritos VS o número dos participantes em seu evento.

Por meio da conversão é possível analisar o desempenho de diversos pontos, desde:

  • qualidade da comunicação da marca com sua audiência;
  • efetividade do local e horário escolhido para a realização do evento;
  • qualidade do público-alvo;
  • entre outros.

Uma dica para verificar o desempenho de forma geral, é comparar a taxa de conversão do evento atual com a última edição. Assim, é possível ter uma visão mais ampla do crescimento.

4. Custo de aquisição de participante

Saber exatamente qual foi o custo de aquisição de participante é fundamental para  reduzir custos e aumentar a efetividade de qualquer evento.

O cálculo também é bem simples. 

Basta somar todos os investimentos feitos no evento, e dividir pelo número de participantes que realizaram a compra dos ingressos, caso tenha sido pago.

Essa métrica combinada com o ROI é ideal para ter uma visão financeira ampla dos resultados proporcionados para a empresa organizadora em questão.

5. Feedbacks do público

Até agora tratamos apenas das métricas quantitativas, porém, as qualitativas são igualmente importantes para analisar o desempenho de um evento, e assim, ter mais insights para as próximas edições.

Solicitar feedbacks dos participantes é uma das ações pós-evento que você deve adotar para já, dado que essa prática irá te mostrar de forma precisa qual a opinião do seu público sobre a edição em questão.

Você pode enviar um email marketing com uma enquete com poucas perguntas, perguntando o que eles acharam da experiência e quais pontos poderiam ser melhores. Assim, você terá um mapa de melhorias para as futuras edições, e ainda mais sucesso!

6. Número de desistentes

Essa é uma daquelas métricas para eventos que nem todos os organizadores de evento dão muita importância, mas deveriam, visto que ela impacta diretamente a performance de edições futuras.

Saber o percentual de desistentes, ou seja, as pessoas que até se inscreveram ou compraram ingresso, porém não foram até o evento, é fundamental para entender a efetividade de suas ações de marketing e comunicação com a audiência.

7. Resultados dos patrocinadores

Muito se fala em gerar bons resultados para seus patrocinadores, já que eles investiram e confiaram em seu evento, mas é igualmente importante saber se eles estão proporcionando bons resultados para você.

Você pode, por exemplo, acompanhar de perto o quanto cada parceiro está trazendo de visibilidade para seu evento, e tomar as medidas necessárias de acordo com os resultados.

8. Análise dos canais de divulgação

Identificar quais são os canais que geram mais retorno para o seu evento é vital para aumentar o desempenho do mesmo. 

Verifique quais canais sua audiência mais interage, e invista sua comunicação ativamente neles. 

Por exemplo, se você identificar que o seu público responde mais pelo Instagram, vale aumentar as ações nesta rede social. Assim, suas chances de vender mais ingressos, ou simplesmente ter mais participantes em seu evento, triplicam.

9. Vendas dentro do evento

Além da venda dos ingressos, é importante metrificar as vendas geradas dentro do evento, caso seja um de seus objetivos.

É importante acompanhar quais itens foram vendidos, por qual valor, horário e todos outros pontos que, sem dúvida, irão te auxiliar a traçar melhores estratégias para as próximas edições.

Vamos a um exemplo prático.

Imagine que ao analisar os dados pós-evento, você percebe que após o almoço as pessoas tendem a comprar mais de determinado patrocinador que está em seu evento que a fila chega a dobrar e atrasar a volta das pessoas para o evento.

Você, como organizador, poderia conversar com o parceiro em questão e instalar mais stands para poupar o tempo de seus visitantes, visto que o negócio é um sucesso.

10. Participantes novos X recorrentes

Uma das métricas para eventos que irá te mostrar o quanto do seu público é fiel ao seu evento é a de participantes novos X recorrentes.

Qual o número de pessoas que estão indo ao seu evento pela primeira vez? 

Qual a quantidade de pessoas que estão indo pela segunda, terceira ou quarta vez?

Com base nos resultados, é possível criar ações voltadas para fidelizar os participantes, e assim, garantir melhores resultados para as próximas edições.

Métricas de eventos: vantagens em acompanhar

Ao longo do conteúdo você já deve ter percebido os benefícios em realizar o acompanhamento das métricas de eventos, não é verdade?

Mas para ficar ainda mais evidente, separamos ainda mais vantagens em fazer essa análise, confira:

  • visão ampla do desempenho do evento ao decorrer das edições;
  • controle de qualidade de todas as ações estratégicas do evento;
  • identificação dos melhores canais de comunicações com o público;
  • insights de melhoria para as próximas edições;
  • medição da satisfação dos participantes em relação ao evento;
  • identificação dos resultados reais de suas parcerias;
  • entre outros.

Métricas para eventos: considerações finais

“Se você não pode medir, você não pode gerenciar”.

Essa frase é do Peter Drucker, escritor conceituado considerado pai da administração moderna, e têm total relação com o assunto que abordamos neste conteúdo, dado a importância da análise das métricas para eventos.

Para recapitular, segue abaixo os indicadores para eventos que detalhamos neste conteúdo:

  • número de inscritos;
  • roi (retorno sobre o investimento);
  • conversão;
  • custo de aquisição de participante;
  • feedbacks do público;
  • número de desistentes;
  • resultados dos patrocinadores;
  • análise dos canais de divulgação;
  • vendas dentro do evento;
  • participantes novos x recorrentes.

Para te ajudar ainda mais nessa jornada, confira abaixo outros conteúdos que podem te interessar:

Agora, queremos saber de você, comente aqui embaixo o que você achou deste artigo e se ele te ajudou de alguma forma. 

Ficaremos felizes em receber o seu feedback! 

Até a próxima!

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