Marketing promocional para eventos: o que é, para que serve e passo a passo de como fazer!

O marketing promocional é visto como uma das etapas mais importantes de qualquer evento que está em busca de se diferenciar da concorrência, além de atrair e fidelizar mais clientes.

Afinal, é por meio dessa estratégia que é possível transformar participantes em fãs apaixonados pelo seu evento, e qual organizador que não sonha com isso, não é mesmo?

Sabendo disso, não poderíamos deixar de trazer este assunto para você saber tudo sobre marketing promocional, visto que ao longo desse conteúdo iremos detalhar:

  • o que é marketing promocional?
  • qual o objetivo do marketing promocional em eventos?
  • passo a passo de como realizar marketing promocional em eventos.

Lembrando que este guia é essencial para todos os organizadores e promotores de eventos, seja você iniciante ou até mesmo experiente. 

Preparado?

Então, vamos lá!

O que é marketing promocional?

Marketing promocional, ou ações promocionais são conjuntos de estratégias para melhorar a relação entre o público-alvo e a empresa ou marca em questão.

Ou seja, com o marketing promocional, atrair novos clientes e fidelizar os participantes será uma tarefa mais objetiva e assertiva, já que, com este tipo de estratégia, o cliente irá criar um laço maior com seu evento.

Este relacionamento pode ser fortalecido por meio de brindes, promoções, entre outras coisas que detalharemos mais adiante, porém sempre com o mesmo objetivo.

Em resumo, para ter um marketing promocional efetivo é preciso oferecer algo de valor para sua audiência, já que o seu foco é estreitar o laço entre o evento e seus participantes.

Qual o objetivo do marketing promocional em eventos?

O objetivo do marketing promocional em eventos, além de fidelizar e conquistar novos visitantes, também tem como foco reforçar os valores da marca ao incentivar a interação entre o participante e o evento.

Esta interação pode ser feita de maneira direta, sem ser invasiva, como por meio da entrega de:

  • cupons de desconto;
  • brindes;
  • distribuição de amostras grátis;
  • algum prêmio para os visitantes mais fiéis.

Entre outros exemplos que você e sua equipe podem criar de acordo com o perfil de sua audiência.

O limite é a imaginação, mas sempre pensando nas estratégias de marketing promocional com foco nos interesses do seu público. Isso é muito importante, pois garante que o orçamento não será gasto com presentes e mimos irrelevantes.

Passo a passo de como realizar marketing promocional em eventos

marketing-promocional-passo-a-passo

Ao realizar uma ação promocional, temos que ter em mente algumas informações primordiais que irão mostrar qual o melhor o caminho do sucesso para esta estratégia.

Por isso, separamos para você o passo a passo de como realizar marketing promocional em eventos que realmente impacte seus visitantes de uma maneira positiva, despertando assim, a vontade de acompanhar seus novos projetos e compartilhar com seus amigos.

Nada melhor do que ver a satisfação do participante a ponto dele indicar, livremente, seu evento para outras pessoas, não é mesmo?

Então, vamos ao primeiro passo!

1. Descubra quem é o seu público-alvo

Saber exatamente qual o perfil das pessoas que se interessaram pelo seu evento é fundamental para o sucesso de qualquer estratégia de marketing ou vendas que for realizar.

Para isso, é preciso estar disposto a conhecer, pesquisar e se relacionar de forma natural com sua audiência, passando longe de ser aquela marca considerada “irritante” com anúncios e divulgação fora do tom de conversa do seu público.

Recomendamos que ao planejar o marketing promocional para seu evento, pense no que seu visitante gostaria de ganhar de brinde, promoção ou prêmios. 

Para descobrir, você pode realizar uma pesquisa por meio das redes sociais com enquetes, caixas de perguntas ou até mesmo observando os perfis que se encaixam no padrão de possíveis interessados em seu evento.

Depois que conseguir as informações dos possíveis interessados como: faixa etária, gênero, interesses, hobbies, entre outros, será muito mais fácil achar a estratégia promocional que causará maior impacto em seu evento.

2. Tenha em mente as vantagens do marketing promocional

As vantagens do marketing promocional em eventos são evidentes: aumenta as chances de conversão de novos clientes, que por meio dela, terão contato direto com os valores, produtos, ideais da marca em questão.

Sem esquecer de que, ao adotar o marketing promocional em seu evento, os visitantes que ganharam um brinde ou alguma promoção oferecida, provavelmente fará uma divulgação gratuita de seu evento. Aumentando, desta forma, a visibilidade do negócio de forma espontânea e natural.

Saber sobre os benefícios de investir nessa estratégia é de extrema importância para que parte do orçamento seja destinado a isso, que sem dúvida trará apenas bons retornos, além de tornar seu evento memorável. 😉

3. Elabore uma ação de marketing para seu evento

Com as vantagens esclarecidas, está na hora de elaborar e definir quais serão as ações de marketing promocional para seu evento.

Mas como elaborar esta estratégia de marketing? O que preciso para realizar uma boa ação promocional?

Pode ser mais simples do que parece, principalmente depois de entender o que seu público-alvo espera ganhar após participar de seu evento. Desde um simples objeto até uma experiência única. Mas, tudo irá depender do tema do projeto em questão.

Por exemplo, se sua intenção for organizar um evento esportivo, seria interessante oferecer como brinde uma garrafa d’água, ou quem sabe algum boné com o nome do evento estampado. 

Com isso, você irá presentear seu público com um objeto de valor e em troca aumentaria as chances de ganhar uma divulgação gratuita de sua marca.

E sabemos que se a pessoa que ganhou este boné, por exemplo, usá-lo para sair com seus colegas – possivelmente com os mesmo gostos – as chances de conversão de novos clientes aumentam.

Só vantagens, não é mesmo?

4. Faça a ação em locais estratégicos

Muitos organizadores de eventos pecam em focar apenas em como será a ação de marketing e acabam se esquecendo de uma parte essencial desta estratégia: o local da ação.

Mas isso é importante mesmo? Não posso colocar alguns staffs ao final do evento entregando alguns cupons ou coisa do tipo?

Vamos lá, para que sua ação consiga atingir o máximo de pessoas possíveis é necessário colocá-la em um lugar estratégico, ou seja, tenha a resposta para a seguinte pergunta: onde o meu público-alvo se encontra? Nas escolas, academias ou parques?

Quando conseguir achar a resposta, definir o lugar da sua ação promocional será bem mais fácil, e com certeza, fará diferença na quantidade de pessoas impactadas com a sua ação.

Afinal, quem não gosta de um brinde, cupom ou uma amostra grátis, principalmente se for algo relacionado com seus gostos, não é verdade?

Então, fique atento aos pontos e locais com mais movimentação de potenciais interessados em seu evento, e veja a diferença nos resultados em sua estratégia de marketing!

5. Receba feedback

Algumas vezes pensamos nas melhores ideias para nossos eventos, mas quando compartilhamos com alguém aquilo não parece ser a ação certa a seguir.

Por isso é importante se reunir com sua equipe e receber o apoio e feedback de suas ideias promocionais. Alguns deles podem até ter uma ideia de marketing mais econômica e efetiva para seu evento.

Além é claro, de que realizar este tipo de ação não é uma tarefa fácil, então quanto mais pessoas ajudando, melhor serão seus resultados e possíveis problemas como a falta de brinde para alguns visitantes, cupons errados entre outros.

Aliás, é sempre bom evitar problemas, principalmente quando se trata de eventos de grande porte, onde um pequeno erro pode se tornar a perda de um visitante fiel.

Então, monte sua equipe e divida ela entre as principais partes para a realização de uma ação promocional, sendo elas:

  • pesquisa de público-alvo;
  • elaboração do marketing promocional;
  • staffs que entregarão os brindes, cupons, amostras grátis em locais estratégicos;
  • feedback dos visitantes.

Tudo isso para que o marketing promocional em seu evento seja o mais organizado possível, proporcionando uma boa reputação para o seu público.

Considerações finais sobre marketing promocional em eventos

Agora que você  que você aprendeu o que é, para que serve, benefícios e o passo a passo de como realizar um marketing promocional em seu evento, chegou a hora de colocar em prática tudo o que aprendeu ao longo deste conteúdo.

Além disso, separamos alguns conteúdos que podem ser interessantes para você organizar ainda mais eventos de sucesso, confira:

Também queremos saber sua opinião sobre este conteúdo, nos deixe saber pelos comentários abaixo se ele te ajudou de alguma forma! 😉

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
LOGO MI

Crie seus eventos no
Minhas Inscrições

Tenha as melhores ferramentas para uma gestão completa de seus eventos em um só lugar.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.