Nos próximos meses estaremos atentos para um movimento que, independente do corpo masculino ou do corpo feminino, poderá salvar muitas vidas humanas.
Por Anderson do Prado-Pinduca em 06/09/2023
Nos próximos meses estaremos atentos para um movimento que, independente do corpo masculino ou do corpo feminino, poderá salvar muitas vidas humanas.
Outubro rosa e Novembro azul, como assim foram nomeados, são meses para trabalharmos a conscientização sobre o câncer e como as consequências fatais dessa doença podem ser evitadas através de exames preliminares e tratamentos.
Estimativa do Inca revelam que o Brasil teve 625 mil novos casos da doença em 2020, sendo 50,3% em homens e 49,7% em mulheres. O câncer de pele não melanoma é o mais recorrente, seguido por mama, próstata, cólon e reto, pulmão e estômago.
São esperados 704 mil casos novos de câncer no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025, com destaque para as regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência.
Por isso, vamos aproveitar o Outubro Rosa para incentivar as mulheres a buscarem informações e exames relacionados aos cuidados preventivos contra o câncer. Um desafio para os homens apoiarem as mulheres que estão ao seu lado.
E não menos importante, vamos aproveitar o Novembro Azul para incentivar os homens a buscarem informações e exames relacionados aos cuidados contra o câncer. Agora um desafio vai para as mulheres apoiarem os homens que estão ao seu lado.
Isso é muito mais que uma ou duas cores, é uma ação fundamental para a vida!
Autor: Anderson do Prado-Pinduca
Psicanalista e Profissional do Esporte