A corrida é uma das atividades físicas mais praticadas no mundo, proporcionando inúmeros benefícios para o nosso corpo e mente. Porém, um dilema comum entre corredores, principalmente os iniciantes, é decidir entre correr sozinho ou em grupo. Qual será a melhor opção?
Ficou interessado? Então leia esse artigo até o final e saiba mais sobre:
- Vantagens da corrida individual;
- Vantagens da corrida em grupo;
- Qual devo escolher?
Vantagens da corrida individual
Aqueles que já nos acompanham, estão cansados de saber todos os benefícios que a corrida consegue proporcionar para o nosso corpo e mente. Mas para muitas pessoas, principalmente aquelas que são iniciantes, pode ser um desafio decidir se vai correr sozinho ou em grupo.
Antes de se decidir entre um ou outro, conheça as principais vantagens e desvantagens de cada um:
Vantagens
- Flexibilidade: você pode correr quando e onde quiser, sem precisar depender da disponibilidade dos outros;
- Independência: você consegue correr com a intensidade que preferir, sem sofrer aquela pressão;
- Tempo para si: todo mundo deseja ficar pelo menos um tempo consigo mesmo para pensar e colocar as ideias no lugar. Correr sozinho é uma ótima opção para isso.
Desvantagens
- Desmotivação: sem alguém por perto, pode causa desmotivação e solidão para treinar sozinho;
- Insegurança: muitos atletas conseguem treinar apenas à noite. Praticar esse esporte sozinho durante à noite pode causar insegurança ou medo, principalmente se forem áreas mais isoladas ou escuras;
- Rotina monótona: ter alguém por perto te ajuda a sair da rotina e fazer coisas diferentes. Por exemplo, como correr em outros lugares, outros horários e com outras intensidades.
Pensando nisso, podemos notar que correr sozinho nos traz experiências únicas, sejam elas boas e nem tão boas. Escolher o modo que você pretende praticar esse esporte, só depende de você. O mais importante de tudo isso, é encontrar o formato que se adapte à sua rotina e que seja melhor para o seu dia.
Leia também: Treinar corrida em dupla: Veja vantagens e desvantagens para sua performance
Vantagens da corrida em grupo
Para quem quer sair da monotonia e fazer algo diferente, correr em grupo pode ser uma ótima opção. Além de ter alguém do lado, você terá mais ânimo para continuar a correr e não perder o ritmo
Conheça algumas de suas principais vantagens e desvantagens:
Vantagens
- Motivação: ter um amigo do lado te dará mais motivação para continuar e não desanimar, sendo um ótimo incentivo;
- Interação: com certeza será muito mais animador correr em grupo e passar momentos especiais ao lado de quem você gosta. Além disso, você consegue interagir com novas pessoas e fazer novos amigos durante a atividade;
- Compromisso: o seu compromisso com o esporte será maior, já que você irá correr com outras pessoas. Consequentemente, o pensamento de desistir será menor;
- Segurança: ficar ao lado de outras pessoas te dará mais segurança para correr em outros lugares e horários;
- Diversão e competição: todo mundo gosta de uma competição, principalmente se ela for só por diversão. Correr em grupo consegue te proporcionar isso, além de criar novas memórias.
Desvantagens
- Desmotivação: sim, uma corrida em grupo pode causar motivação ou desmotivação. Isso porque é normal você se comparar com o outro. Talvez o seu amigo seja mais rápido ou tenha um condicionamento físico melhor e, você se sinta desmotivado durante o treino;
- Sobrecarga: acompanhar o outro no mesmo ritmo pode ser um problema. Cada atleta tem o seu limite e se sobrecarregar para acompanhar o outro irá te prejudicar;
- Distração: correr em grupo muitas vezes tem muita distração, isso porque conversa vai e vem e, quando você vê o tempo já passou e já está na hora de “terminar” uma corrida, que muitas vezes você nem começou direito;
- Falta de disponibilidade: grupos de corridas muito grandes podem atrasar o atleta. Isso porque você irá depender da disponibilidade das outras pessoas para que você consiga praticar a atividade.
Pensando nessas desvantagens, o diretor-técnico da Run&Fun Assessoria Esportiva, Mario Sergio Andrade Silva, explica:
Todo corredor precisa entender que cada treino tem um objetivo e é preciso trabalhar no ritmo correto, com foco nas metas daquele treino. Ao correr em grupo, é comum que alguns acabem, correndo acima ou abaixo do ritmo pretendido.”
Já o técnico de corrida de Chicago (EUA), Brendan Cournane, também explica:
É fácil se acostumar a correr com uma turma num ritmo leve, mas fazer isso toda vez impede que você atinja seu potencial máximo na corrida.
E, se você sempre corre com um grupo que é rápido demais, pode acabar se esforçando mais do que deveria.”
Podemos perceber que ambas as formas trazem vantagens e desvantagens, mas escolher um ou outro vai depender da sua escolha e do jeito que se enquadra melhor na sua rotina diária sem afetar o seu ritmo.
Leia mais: Corrida de rua: como se preparar e por onde começar
Qual devo escolher?
Como dissemos, escolher um ou outro irá depender das suas preferências e metas durante uma corrida. Ambas as formas possuem vantagens e desvantagens, mas a escolha final será exclusivamente sua.
Uma traz motivação e diversão, assim como a outra traz flexibilidade e liberdade. Não existe certo ou errado, ou uma resposta definitiva. A melhor escolha será aquela que você decidir, sendo a melhor para a sua rotina de treinos e horários. Caso deseje, você pode buscar pelo equilíbrio, correndo sozinho e correndo em grupo quando achar melhor. Só testando e conhecendo as duas formas, você conseguirá se decidir melhor na sua preferência e qual é o melhor para o seu dia a dia.
Independente da escolha, o importante é praticar a corrida e não desanimar. Seja sozinho ou em grupo, corra. Não há nada melhor do que praticar atividade física e adquirir os benefícios que só ela tem a oferecer.
Chame os seus amigos e garanta a sua inscrição em um de nossos eventos. Agora se você quer correr sozinho, conheça os nossos eventos também e aproveite.
Acesse e confira:
- Corrida Braz Cubas;
- A Corrida de Natal foi por voce 4km;
- Rota do Pico 4 Edicao – Etapa 4×4 Run;
- 13 Corrida da Virada Joseense 2024.
Até logo!
Escrito por: Milena Campos