Ter a sua disposição boas ferramentas para eventos esportivos podem fazer total diferença na hora do planejamento, execução e finalização do mesmo.
Pensando nisso, separamos as melhores ferramentas para eventos que dominam o mercado atualmente.
É só continuar a leitura e aproveitar o conteúdo.
Por que utilizar ferramentas para eventos?
Como já citamos, ter em mãos as ferramentas certas pode trazer inúmeros benefícios para o seu pré-, durante e pós-evento, como, por exemplo: uma melhor organização, melhor comunicação com seu time, prever possíveis incidentes e dores de cabeça e remediá-los de antemão, dentre vários outros benefícios.
Hoje o mercado disponibiliza vários tipos de ferramentas, com interfaces, propósitos e preços diferentes (sem contar que muitas dessas ferramentas podem ser utilizadas de forma gratuita).
Então, veja a seguir as melhores ferramentas para eventos que nós separamos para você, como um organizador de eventos esportivos, precisa conhecer.
As 16 melhores ferramentas para eventos
E justamente pelo motivo de cada ferramenta ter um objetivo diferente, decidimos separá-las em três tipos:
- Ferramentas para planejar;
- Ferramentas para divulgação;
- Ferramentas para o pós-evento.
Vamos lá?
Ferramentas para planejamento de eventos
Super Planner
Com um nome auto explicativo, o Super Planner possibilita calcular informações muito relevantes para um organizador de eventos de qualquer tipo.
Colocando em suas mãos a possibilidade de calcular, por exemplo, a capacidade que determinado local pode suportar de plateia, tendo uma diversidade de 15 tipos de configurações de assentos.
Sem contar que a plataforma conta com um app que calcula a quantidade de comidas e bebidas que serão necessárias caso opte por oferecer esse conforto para a plateia, participantes, profissionais dos bastidores, etc.
Evernote
Uma plataforma como Evernote te fornece a autonomia de combinar dezenas de arquivos de variados tipos, seja em texto, imagem, áudio, vídeo e até mesmo PDF.
Você pode utilizar o Evernote para armazenar ideias e insights, criar listas, coletar informações e agrupá-las em um só lugar, que possam de alguma forma serem relevantes para seu evento esportivo.
Sem contar que com o Evernote você pode compartilhar seus documentos, com todos aqueles que desejar, sejam de sua equipe, parceiros ou patrocinadores.
Slack
Considerado uma das plataformas mais eficientes do mercado quando o assunto é comunicação entre times, o Slack vem para agilizar e facilitar a troca de informações entre os membros de sua equipe.
Podemos olhá-lo com uma simples ferramenta de chat, que possibilita a criação de canais – grupos – de discussão, ou até mesmo envio de mensagens diretas.
De longe o maior benefício da plataforma é a versão desktop ter interação com a do app mobile, te deixando sempre atualizado com o andamento de seus eventos independente de onde estiver. Basta estar com o celular no bolso.
MindMeister
Mapas mentais podem não estar diretamente associados a eventos esportivos, não é mesmo? Mas pode ter certeza de que estão conectados intrinsecamente com um bom planejamento.
O MindMeister é uma plataforma com foco na criação de mapas mentais, ideal para você como organizador de eventos, criar um mapa na hora do planejamento e gestão de seus eventos.
A plataforma oferece acesso a seus mapas mentais de onde estiver, sem contar que você pode compartilhá-los com sua equipe, e inclusive editar o mesmo simultaneamente.
Pro Party Planner
Sendo uma ótima ferramenta para distribuição de tarefas entre equipes, o Pro Party Planner oferece vários benefícios, fazendo com que os envolvidos se lembrem de todos os detalhes ao longo da organização do evento.
Com essa ferramenta você também agiliza seu trabalho como organizador, podendo, por exemplo, criar do zero listas de convidados e até sincronizar contatos do Facebook, como também pode até mesmo desenhar a planta do seu evento.
Trello e Asana
Organizar um evento esportivo demanda várias pequenas, médias e grandes tarefas, sem contar a necessidade em alguns casos de fazer tudo isso integrando um time de profissionais de áreas, especialidades e obrigações diferentes.
Bom, é aí que plataformas como Trello e Asana entram em ação.
Facilitando a gestão das equipes de forma visualmente única e simples, você pode criar tarefas com data limite, descrições, etiquetas, pessoas responsáveis e setores. Tudo, de forma intuitiva e rápida.
Além de ter a possibilidade de ver as atividades a serem feitas, as em andamento ou já concluídas.
Ferramentas para divulgação de eventos
Eventos oficiais no Facebook
Uma boa forma de divulgar seus eventos esportivos, é disponibilizando ele como um evento no Facebook, pois assim, as pessoas saberão tanto a data quanto o local e outros informações relevantes de seu evento.
Você como organizador não tem nada a perder, recurso é totalmente gratuito e te oferece a oportunidade de aparecer para mais pessoas, tanto nas buscas do google quanto as do Facebook, como em atualizações e notícias.
Então, aproveite 😉
E claro, não deixe de divulgar em outras redes sociais também. Por se tratar de um assunto bem extenso, temos um artigo onde falamos tudo sobre como divulgar um evento nas redes sociais.
Hubspot, RD Station e Mautic
Enviar emails, sejam eles de confirmação de compra, ranking de provas, pedidos de feedback, cupons de desconto, entre outros, faz parte de qualquer estratégia de qualidade de marketing para aumentar as inscrições de um evento, ou até mesmo criar um relacionamento mais próximo com os participantes.
Mas hoje em dia, enviar emails manualmente, por mais simples que pareçam, pode dar muito trabalho. Por isso que ferramentas como a Hubspot, RD Station e Mautic tem se sobressaído em um mercado onde a praticidade deve reinar.
Essas ferramentas em si, oferecem a você criar uma automação, ou seja, envios de emails automáticos, integrando com várias outras ferramentas caso seja necessário, tudo, em um único software.
Podendo, por exemplo, enviar emails programados, desenvolver landing pages específicas, gerenciar as redes sociais do seu evento esportivo dentre várias outras funcionalidades.
Canva
Provavelmente a ferramenta de design para criação de vídeos e imagem mais conhecida atualmente, o Canva conseguiu dentro de 5 anos mais de 11,4 milhões de usuários, em 179 países, sendo um software conhecido por oferecer alta qualidade de forma gratuita.
Ela te auxiliará na criação de todo tipo de imagem para divulgação do seu evento, seja as informações de data e local do evento, ranking das corridas, seus produtos, brindes e por aí vai.
Sem contar que a plataforma possui um acervo de imagens gratuitas gigantesco à sua disposição.
Ferramentas para o pós-evento
SurveyMonkey
Mesmo que o evento tenha acabado é interessante manter a comunicação com os participantes. E uma boa forma de aumentar esse contato, e ainda se beneficiar com isso, é pedindo um feedback de como foi a experiência deles com o seu evento, por exemplo.
E a ferramenta SurveyMonkey vem justamente para te auxiliar neste tipo de tarefa. Sendo considerada uma das melhores ferramentas para a criação de questionários online, possibilitando desenvolver desde questionários simples, até os mais complexos.
Com ela você terá em mãos relatórios completos para realizar as análises de forma simples e prática com os resultados que obtiver dos questionários em questão, dando assim, maior assertividade nas decisões para você como organizador.
Google Alertas
Já o Google Alertas, é a melhor ferramenta para pós-evento, pois ela te mantém atualizado 24h por dia, enviando notificações sempre que seu evento for citado na internet, seja de forma positiva ou negativa.
Assim, você consegue ter uma ideia do comportamento do público, além dos feedbacks diretos, como por meio de suas publicações nas redes sociais, por exemplo.
Google forms
Um pouco parecido com o SurveyMonkey, o Google Forms é uma ferramenta de criação de formulários, possibilitando criar enquetes, formulários e pesquisas. A diferença é que essa é uma opção totalmente gratuita.
A outra vantagem é que as pessoas já estão acostumadas com o design e nome, deixando-as mais confortáveis para responder tais questionários.
Ferramenta completa para gestão de eventos esportivos, conheça o Minhas Inscrições
E por último, mas não menos importante, vamos te apresentar a ferramenta completa para a gestão, execução, e finalização de eventos esportivos, sejam eles físicos ou digitais, o Minhas inscrições.
As vantagens em utilizar o Minhas Inscrições são inúmeras, mas tudo gira em torno da grande vontade da nossa equipe em oferecer a melhor experiência possível para todos os envolvidos, sejam eles organizadores, patrocinadores e participantes.
Com o Minhas Inscrições, você pode:
- Criar um evento físico ou virtual;
- Criar um portal de notícias;
- Criação de hotsites pensados em conversão;
- Personalizar o evento do jeito que preferir;
- Oferecer certificados digitais para seus participantes;
- Criação de desafios virtuais;
- Ter acesso a um dashboard com relatórios financeiros e informações precisas em tempo real;
- Atendimento exclusivo com 100% de qualidade e atenção;
- E muito mais.
Saiba mais sobre o Minhas Inscrições! Temos certeza de que ficará surpreso com tantas funcionalidades em uma plataforma só.
Para finalizar…
Agora que já conhece todas as ferramentas para eventos que você tem à disposição, chegou a hora de conhecê-las na prática!
Comece pelo Minhas Inscrições clicando aqui, e tenha acesso a melhor e mais completa plataforma para organizadores de eventos esportivos.
Além disso, queremos saber a sua opinião sobre o artigo. Deixe nos comentários se ele te ajudou de alguma forma, ficaremos felizes em saber!