Marketing esportivo: o que é, como fazer e vantagens

O marketing esportivo é um conhecimento essencial para todos os organizadores de eventos esportivos. Pois, com tal recurso, você consegue gerar muito mais valor, de várias formas e por meios diferentes para seu evento.

E justamente por se tratar de um tema tão vital e importante, decidimos trazer hoje este artigo explicando o que é e como fazer marketing esportivo, então continue a leitura e aprenda:

  • O que é Marketing Esportivo?
  • História do marketing esportivo
  • O que faz o Marketing Esportivo funcionar?
  • Marketing esportivo digital: como fazer?
  • Como usar o marketing esportivo
  • Case de sucesso no marketing esportivo
  • Tendências de marketing esportivo no mundo

Preparado? Vamos lá!

marketing-esportivo-o-que-e-como-fazer-e-vantagens

O que é Marketing Esportivo?

Evidentemente, marketing esportivo é um segmento do marketing em si. Então, primeiramente vamos explicar o que é marketing.

De acordo com o pai do Marketing, Philip Kotler, marketing é a ciência e arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um público-alvo com foco na geração de lucro.

Agora, pegue esse conceito, e aplique no mundo esportivo. Pronto.

Em resumo, o Marketing esportivo é a criação e execução das estratégias de Marketing no meio esportivo e em tudo o que o envolve, sejam marcas, clubes, times, atletas, equipes ou personalidades.

Esse tipo de marketing utiliza do conteúdo oferecido pelos esportes para oferecer serviços e produtos em diferentes formas. E quando bem feito, ele cumpre bem seus objetivos, que são: gerar vendas e garantir entretenimento para o público envolvido.

De acordo com um estudo feito em 2018 pela Sports Value, o mercado de marketing esportivo movimenta mais de 200 bilhões de reais todos os anos.

E por que vale a pena saber desse valor? 

Bom, pelo simples fato de que isso demonstra que existe um mercado gigante a ser explorado, e você como organizador pode ter uma pequena fatia disso utilizando um bom marketing esportivo.

História do marketing esportivo

De forma resumida, o conceito inicial de marketing esportivo teve seus primeiros indícios na década de 1920 com a empresa Hillerich & Bradsby (H&B – atualmente conhecida como Slugger Museum & Factory).

Na época, a H&B lançou uma grande campanha baseada em uma estratégia de marketing bem planejada e liderou disparadamente a produção e venda de tacos de beisebol.

Por conta desse fato, um mercado gigantesco se abriu, e centenas de empresas de diversos setores entraram no ramo esportivo, o que impactou positivamente a economia daquele tempo.

Essa ação desencadeou várias outras e os esportes começaram a ser vistos como oportunidades de negócio com extremo potencial.

O que faz o Marketing Esportivo funcionar?

No final das contas, o marketing esportivo funciona e faz sentido, por conta da paixão de participar e consumir do público.

Você torce para determinado time, e durante o intervalo do jogo você paga para comprar uma garrafa de água oficial do time, ou a camisa de um jogador específico, ou um ingresso para poder assistir ao jogo mais de perto e por aí vai.

Ou seja, se as pessoas pararem de gostar de esportes, o lucro e mercado em cima desse setor também acaba.

Por este motivo em específico que a maioria das estratégias de marketing esportivo giram em torno da ideia de aquecer e aumentar esse sentimento de identidade esportiva, muito relacionado com uma espécie de “patriotismo” com determinados clubes esportivos.

Simplesmente porque se essa paixão, vontade de vitória e identificação com o time acabar, não existirá formas de monetização.

Por isso que entender mais sobre marketing esportivo, te possibilitará conhecer a fundo estratégias que tornarão as pessoas mais fãs e apaixonadas pelo seu evento esportivo, seja lá qual tipo ele for.

Marketing esportivo digital: como fazer?

marketing-esportivo-digital-como-fazer

Hoje em dia desenvolver boas estratégias e campanhas de marketing esportivo é muito mais barato e eficiente do que costumava ser há alguns anos por conta do avanço da tecnologia e da internet.

Pois, por meio do digital, você consegue alcançar um número massivo de pessoas, uma quantidade que provavelmente não caberia no Pacaembu, e terá um gasto quase que irrisório comparado às chances de lucro.

A criação de anúncios e criação de conteúdo está de forma simples e acessível a todos, inclusive, para te auxiliar especificamente nesse assunto, temos um artigo com tudo o que você precisa saber sobre como divulgar um evento nas redes sociais.

Para que as suas estratégias de marketing esportivo sejam eficientes, é preciso conhecer a fundo seu público-alvo, e entender em quais canais estão mais presentes e como impactá-los da forma certa.

Então, aproveite o fato de que toda atenção está voltada para as redes sociais e faça a divulgação do seu evento bombar, desta forma você terá grandes resultados não só conseguindo mais inscrições para seu evento, como também vendendo produtos relacionados.

Sem contar que atualmente o desenvolvimento de aplicativos e jogos relacionados a temas esportivos também tem ganhado muito espaço, ampliando o leque de possibilidades de monetização com qualquer tipo de esporte.

Lembrando que o mercado de e-sports (esportes digitais) tem crescido exponencialmente, tendo uma movimentação de 2.1 bilhão atualmente, podendo chegar a 3.5 bilhões até 2025 segundo alguns estudos.

Mostrando mais uma vez que quanto mais o digital avança, mais o marketing esportivo ganha e fortalece seus alicerces no mercado, e cabe a você como organizador de eventos esportivos saber utilizá-los da forma correta.

Como usar o marketing esportivo

Se você ainda não sabe a fundo como utilizar o marketing esportivo seja em um clube que esteja criando, ou evento que está organizando, não se preocupe, pois listamos abaixo alguns itens essenciais para bombar o seu marketing.

Tenha patrocinadores

Os patrocinadores podem não só te ajudar na divulgação, mas também com a captação de novos públicos, recursos, auxílios orçamentais e branding.

Ter um patrocinador que compartilha do seu público-alvo, pode te trazer inúmeros benefícios para o seu marketing. 

Por isso é importante saber exatamente como conseguir patrocínio para eventos do jeito certo.

Tenha licenciamento

Licenciamento é basicamente a autorização, que você organizador e gerente de algum evento esportivo, clube ou equipe, fornece para determinadas empresas que desejam criar e desenvolver certos produtos relacionados a sua empresa, utilizando o nome e imagem de sua marca.

Desde o início, estruturar ideias de possíveis licenciamentos que giram em torno do seu evento esportivo faz muito sentido, principalmente vinculando tais estratégias ao mundo digital.

Ofereça conteúdo

Concorda que a grande parte das pessoas estão conectadas no digital, não é mesmo? 

Com isso, se você quer destaque é preciso marcar presença nesses canais, e uma dica é começar a oferecer conteúdo de valor para o seu público, conteúdo útil e relevante que eles adoram consumir.

Ou seja, poste vídeos e imagens dos atletas, dos bastidores de certos eventos esportivos, de treinamentos, depoimentos de participantes, entre outros.

Fazendo isso, você estará no dia a dia de milhares de pessoas, aumentando o branding de sua marca juntamente com chances de captar futuros clientes.

Case de sucesso no marketing esportivo

Claro que ao longo da história, o mercado foi gravado com grandes campanhas de marketing esportivo, por isso separamos a que mais merece destaque.

Super Bowl

super-bowl

Sendo considerado hoje um dos maiores eventos dos EUA –  e do mundo – o Super Bowl marca o final da temporada da NFL (Liga de futebol americano).

Sendo esse o evento que mais demonstra o marketing esportivo em ação.

Como são milhares de pessoas assistindo o final da temporada, com a expectativa ainda de ver um show de alguns artistas em específico, o valor do comercial de TV durante a final de 2016 chegou a US $650 mil por segundo de exibição.

Isso justifica salários altos de jogadores famosos, pois eles são como uma atração especial, sendo a maior razão de toda aquela atenção, e acabam recebendo proporcionalmente o lucro que geram sozinhos.

No mercado de futebol, por exemplo, em determinado momento, o Neymar foi responsável por 70% do faturamento do PSG, grande parte só por venda de camisas com seu nome – licenciamento e merchandising – mostrando a essência do marketing esportivo em ação.

Tendências de marketing esportivo no mundo

Entender as tendências pode te ajudar a se preparar como organizador de eventos esportivos a sempre andar de acordo com o mercado e colher os melhores frutos possíveis.

De acordo com uma pesquisa realizada no ano de 2018 da Nielsen, 84% dos fãs de esportes em geral têm interesse no esporte feminino. E 60% da população está interessada em ao menos um esporte feminino.

Isso nos leva a entender que quanto mais você estiver predisposto ao incentivo, patrocínio e investimento em mercados especificamente femininos esportivos, você terá grandes chances de fazer parte de uma nova cultura que está por vir: o grande consumo de esportes femininos.

E como já citado anteriormente, o e-sports tem tido um aumento exponencial no mercado. Lotando estádios com eventos gigantescos (uma final de LOL chegou a 99,6 milhões de pessoas como audiência no total).

Para participar disso, basta começar a estudar o mercado, ver quais jogos captam mais atenção atualmente, entender suas regras, ver possibilidades de licenciamentos e criação de eventos.

Outro exemplo é o Corinthians, que viu a oportunidade, e não só criou um time, como está criando o mesmo senso de equipe patriota em jogos como o Free Fire, fornecendo inclusive até uniforme no jogo.

Para finalizar…

Agora que você já sabe o que é marketing esportivo como fazer e como funciona, queremos vê-lo criando suas estratégias e colocando-as em ação!

Para isso, comece organizando seu evento esportivo aqui no Minhas Inscrições, a melhor plataforma do mercado para gerenciamento de eventos esportivos!

E claro, deixe sua opinião sobre o artigo aqui em baixo nos comentários, ficaremos felizes em saber!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
LOGO MI

Crie seus eventos no
Minhas Inscrições

Tenha as melhores ferramentas para uma gestão completa de seus eventos em um só lugar.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Checklist do Organizador de Eventos