O que é melhor, correr ou pedalar?

Essa é uma dúvida muito comum entre as pessoas que desejam iniciar a prática de exercícios.

Muitas vezes o que está por trás desta pergunta é a vontade de conquistar com rapidez os resultados desejados para ter mais saúde ou simplesmente moldar o corpo para atender um padrão social de beleza.

O mais impactante das respostas obtidas, seja do senso comum ou de um profissional do esporte, é a definição que uma ou outra modalidade seja melhor ou pior.

Na verdade para determinarmos o que é melhor precisamos considerar alguns elementos fundamentais como:

– Primeiro, O CONHECIMENTO. 

As duas modalidades esportivas podem oferecer respostas físicas e psíquicas sensacionais para a saúde e também para a estética corporal.

– Segundo O PRAZER. 

A singularidade de cada pessoa, ninguém consegue saber exatamente quais as individualidades do outro, seus gostos e prazeres, portanto só você poderá escolher o que é melhor ou mais legal praticar!

– Terceiro A LIMITAÇÃO FÍSICA.

A capacidade e as condições físicas de cada um, pois uma limitação de movimento, traumas osteomusculares ou até mesmo uma grande variação anatômica podem interferir na escolha entre correr ou pedalar.

– Quarto, O ACESSO.

Tanto uma como a outra modalidade necessitam de equipamentos e locais apropriados, sendo assim, antes de escolher é preciso verificar se existe condições para adquirir os itens necessários, partindo de um tênis ou uma bicicleta, chegando até os assessórios de segurança ou performance. Também é necessário saber se existem locais apropriados para a realização destas modalidades próximos a você.

– Quinto, A INFORMAÇÃO.

Saber que o importante para possuir uma melhor saúde física e mental é necessário o Movimento Corporal, independente da modalidade esportiva escolhida. Nosso corpo foi criado para o movimento e através dele todos os sistemas vitais funcionam melhor.

Assim para dar início as movimentações corporais, seja para melhorar a saúde ou para melhorar a estética, o necessário é encontrar a “porta de entrada”, isto é, a atividade que se consegue realizar com prazer, segurança e com frequência.

Portanto, correr ou pedalar são ótimas atividades, desde que sejam escolhidas por você, atendendo as suas possibilidades.

P.S.: E sobre saúde ou padrão social de beleza, o importante é considerar que saúde construímos a cada dia e beleza é aceitar quem somos e que podemos melhorar constantemente, sem nos tornarmos escravos do sistema.

Anderson do Prado-Pinduca

Psicanalista e Personal Trainer

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
LOGO MI

Crie seus eventos no
Minhas Inscrições

Tenha as melhores ferramentas para uma gestão completa de seus eventos em um só lugar.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *