Você tem dado a atenção necessária ao branding?
Toda marca precisa levar esse compromisso a sério, isso porque a sua força no mercado e a percepção que o público tem dela dependem de ações que favoreçam os seus objetivos.
O branding é responsável por marcar na memória do participante de um evento ou até mesmo consumidor a identidade e personalidade que o evento ou marca quer passar.
Quer saber o que é branding, qual a diferença desse termo comparado com marca, e como ele pode ajudar na organização do seu evento? Continue a leitura.
O que é Branding?
Em algum momento você já deve ter ouvido o termo branding.
Esse termo é uma estratégia voltada para gestão da marca, na qual envolve ações que tem por objetivo torná-la mais forte e mais presente no mercado, sendo reconhecida pelo público, admirada e desejada por aquilo que oferece.
O branding é uma estratégia que demanda esforço e deve ser permanente para que assim haja efeitos no médio e longo prazo.
Lembre-se, ao trabalhar seu branding para eventos, o foco será menos propaganda e mais conexão emocional com a mente e o coração do participante ou consumidor.
No início criar o branding pode ser um desafio complexo e trabalhoso, mas além de necessário, é muito gratificante quando bem executado, podendo te trazer muitos frutos no futuro.
Preciso mesmo de branding? Como ele pode ajudar meu evento esportivo?
Se você ainda tem dúvidas, saiba que um organizador de eventos possui alguns benefícios ao aplicar os conceitos de branding em eventos. Podemos listar alguns:
- Evita problemas durante a gestão do evento;
- Foca na criação de valor com todos os envolvidos;
- Prega um bom relacionamento com os participantes;
- Oferece uma experiência de qualidade.
Aqui vai um dado interessante, uma pesquisa que foi realizada mostrou que 65% das pessoas estão emocionalmente conectadas a uma marca que os fizeram sentir como se a empresa se importasse com pessoas como elas.
Ou seja, demonstrar interesse, pensando no branding, fará com que seus participantes estejam mais envolvidos e conectados com seu evento esportivo. E aí, o que acha dessa?
Vamos por exemplo pensar em um evento esportivo de corrida no qual a marca Rexona é patrocinadora. Quando o corredor vê que há desodorantes que são especiais para pessoas que irão suar muito, ele se sente acolhido pela marca.
E as pessoas que estão assistindo a corrida? Elas irão lembrar que no evento de corrida, a Rexona apresentou um desodorante anti suor e que os corredores estavam super protegidos. Demais, não é mesmo?
E quem você acha que elas irão procurar após relembrar desse evento quando forem comprar um desodorante? Isso mesmo, a Rexona.
Não ter um branding em seu evento esportivo pode fazer com que ele caia no esquecimento rapidamente. E você não vai querer isso, certo?
O recado é claro: seja para se conectar com o público, crescer no mercado, vender mais ou atrair investimentos para o seu negócio, você precisa de uma marca forte.
Você precisa de branding.
O que é marca?
Se já falamos sobre branding, porque iremos falar sobre a importância e conceito da marca?
É curioso, mas muitas pessoas ainda acreditam que a marca se resume somente a um logo, como por exemplo o caso do MC Donald’s.
Esse logo a gente reconhece de longe, não é mesmo? Em um evento esportivo ter um logo associado é importante, e é um elemento fundamental para criar uma identidade e fixá-la na cabeça do participante e consumidor.
Vamos por exemplo pensar em uma pessoa que é apaixonada por tudo que envolve esportes, tipo futebol, natação, vôlei ou basquete.
De certa maneira, ela irá querer comprar e adquirir produtos relacionados ao esporte e até mesmo aos jogadores, certo?
Por isso, usar branding pode ajudar a conseguir patrocínios para seus eventos esportivos com empresas que tem como desejo aplicar estratégias de vendas com o intuito de aumentar o lucro, sobretudo em épocas em que um determinado esporte está em alta - como é o caso do futebol na Copa do Mundo.
Quando as marcas e organizadores de eventos investem em campanhas criativas de branding, com apelo emocional e utilizando um atleta para dar força à mensagem, é fácil atrair participantes e se destacar no mercado.
E claro, saber como divulgar seu evento nas redes sociais é essencial para garantir a participação do seu público-alvo e mantê-los sempre informados.
Saiba como fazer branding para eventos esportivos: 3 melhores estratégias
1. Quem é o público-alvo do seu evento?
Antes de tudo, até mesmo do planejamento, saber quem será seu público-alvo é muito importante. Pense, repense e analise quem são as pessoas que você quer avisar sobre seu evento.
São consumidores de uma determinada marca? Pessoas que praticam esportes olímpicos? Sabendo de fato quem é o público-alvo, o passo para o sucesso do seu evento é quase garantido.
Mas lembre-se: quando você responde que todas as pessoas são alvo do evento, isso acaba fazendo com que você não se comunique com ninguém.
Por isso, tenha em mente que criar uma persona é ideal para que a comunicação do evento, seja ela verbal ou não, atinja os objetivos esperados em suas ações de divulgação.
E criar essa persona é mais fácil do que você imagina, além disso, leve seu branding em consideração.
Ao criar uma persona, você consegue visualizar melhor quem é o público ideal que pretende trazer para o evento. Para isso, pense em perguntas que mostram quem é sua persona:
- Como ela pensa?
- Como age?
- Quais são suas motivações?
- Quais suas maiores dores?
Assim que realizar a criação da sua persona, será possível durante toda organização do evento focar em um objetivo simples e certeiro: atingir e superar a expectativa do seu público-alvo em comparecer ao evento e sair de lá com uma solução.
Assim fica fácil focar suas ações de divulgação para este público. Dessa forma, você mostra coerência no discurso, e assim se conecta tanto com quem se identifica com as características da sua persona, quanto com aquelas que vão descobrir ao entrar em contato com sua marca e que fazem parte deste grupo.
2. Demonstre de forma clara o porquê da marca existir
Quando falamos de branding em eventos, é preciso ter em mente como o organizador irá comunicar ao público-alvo quais são a missão, visão e valores.
Isso porque na hora de criar os textos de divulgação do evento, o branding auxilia em uma abordagem um pouco mais aprofundada sobre o que sua empresa faz.
Além de definir estes conceitos, é importante comunicar em toda e qualquer oportunidade. E não há nenhum momento e lugar mais propício que o seu evento, certo?
Conte o que a marca é motivada em trabalhar, busque informar com emoção e deixe o participante sentir-se parte deste sonho.
É dessa forma que se cria experiência para o público, faz com que ele tenha vontade de compartilhar o seu trabalho, e então você terá mais chances de ser considerada uma love brand: uma marca que tem um nível de respeito e amor do seu público tão alto que cria um movimento onde o envolvimento do seu público se torna sua maior publicidade.
3. Comunicação é a chave do sucesso para seu evento esportivo
Agora que já sabemos que uma marca não se resume apenas em identidade visual, mas sim na maneira que expressa essa identidade, sabemos como um organizador de eventos pode gerar grande impacto na forma como seu público a enxerga.
Um evento esportivo só será inesquecível e chamará atenção dos participantes quando proporcionar para todos que estão envolvidos um momento de imersão, uma experiência inesquecível e isso pode ocorrer de diversas maneiras.
E essa experiência pode começar no momento da inscrição. Seja seu evento esportivo online ou presencial, quando o participante for se inscrever, procure proporcionar uma boa experiência.
Um site rápido, com um branding, uma linguagem simples e atrativa podem fazer total diferença no momento da inscrição.
Por exemplo, nós do Minhas Inscrições somos um portal de inscrições on-line, com mais de 8 anos no mercado.
Já ajudamos centenas de organizadores, que por meio da nossa ferramenta se beneficiaram no momento do controle de vendas on-line, isso porque contamos com uma gestão eficaz e plataforma de alto desempenho.
Com o MI você pode realizar:
- Hotsites personalizados para cada evento;
- Divulgação de fotos do Evento no Flickr;
- Emails transacionais personalizados;
- Cupons de cortesia e de desconto;
- Promoções para grupos e assessorias;
- Disparo de news para a base do organizador e muito mais.
Bom demais né?
Para finalizar…
Mas é importante lembrar: trabalhar com uma identidade visual coerente em todas as plataformas do evento e materiais promocionais é imprescindível para que a sua marca fique na mente de quem comparece ao seu evento.
E aí, viu quantos benefícios você pode oferecer para o seu evento quando se utiliza um branding em eventos para promover a propagação da sua marca? São conceitos simples e até divertidos de aplicar, que vão fazer toda a diferença.
Se você precisar de mais uma ajuda para tornar seu evento esportivo um sucesso, nós do Minhas Inscrições estamos capacitados e dispostos a seguir junto com você nessa missão para disponibilizarmos aos atletas, eventos esportivos de qualidade.
Vamos nessa? É só clicar aqui para saber como essa parceria pode ser boa.
E também queremos saber sua opinião. Deixe aqui nos comentários o que achou do artigo. Até a próxima.