Se você já participou de uma corrida longa ou viu fotos de atletas cruzando a linha de chegada com a camiseta manchada de sangue, talvez tenha se perguntado: o que acontece com os mamilos durante a corrida? Sim, esse é um dos fenômenos mais curiosos, e incômodos, no mundo da corrida.
Ficou curioso? Continue lendo esse artigo até o final e descubra se esse fenômeno é normal e porquê acontece.
O atrito que ninguém imagina que pode acontecer
Durante a corrida, principalmente em provas de longa distância, o movimento repetitivo da camiseta em contato com a pele cria um atrito constante. Somando com o suor, que deixa o tecido mais áspero, a pele da região acaba ficando irritada, até chegar ao ponto de pequenos cortes e sangramentos.
Quanto maior a distância, maior é o risco
Embora esse sangramento possa acontecer em treinos mais curtos, os casos mais comuns são em corridas de longa distância, como meia maratonas, maratonas e ultramaratonas.
O tempo prolongado em movimento aumenta as chances de a pele sofrer microlesões. Muitos homens tendem a relatar mais o problema, já que muitas vezes correm com camisetas de tecido inadequado, o que intensifica o atrito.
Mas afinal, existe solução?
A resposta para essa pergunta é sim! Apesar de assustar visualmente, ainda mais se for a primeira corrida de longa distância, o sangramento dos mamilos não representa risco grave para a saúde e pode ser evitado.
Alguns corredores recorrem a band-aids, esparadrapos ou protetores específicos para isso. Outros apostam em vaselina ou cremes antiatrito. Além disso, escolher camisetas de tecido tecnológico, que absorvem melhor o suor, faz toda a diferença.
Curiosidade extra:
Em grandes maratonas, é tão comum ver corredores cruzando a linha de chegada com manchas de sangue na camiseta que o fenômeno já virou até registro fotográfico clássico entre fotógrafos esportivos.
Conheça alguns de nossos eventos mais recentes e se prepare para a sua próxima corrida:
Até mais!
Texto – Milena Campos
Direitos – Minhas Inscrições