Setembro Amarelo: saiba que você não está sozinho

O mês de setembro chegou e com ele as campanhas de conscientização do suícidio também deram início. Mas independente do mês, é importante sempre lembrar da importância da saúde mental e da empatia ao próximo. 

Por isso, fique até o final e saiba mais sobre:

  • Como e por que surgiu essa campanha?
  • Qual é a importância do Setembro Amarelo?
  • Conselho MI  

Como e por que surgiu essa campanha? 

Em todos os meses há alguma campanha de incentivo, prevenção e conscientização. Com o mês de setembro não é diferente. Para cada mês há uma história por trás e o motivo de a campanha surgir. O setembro amarelo possui uma história igualmente importante e precisa ser lembrada. 

Em 1994 nos Estados Unidos, um jovem de 17 anos chamado Mike Emme ficou conhecido por suas habilidades em restaurar e pintar sozinho o seu carro Mustang 68 de amarelo. Infelizmente por razões que ninguém sabe, o jovem se suicidou em setembro do mesmo ano. 

Nenhum amigo ou familiar desconfiava das coisas que aconteciam com Mike e o que o levou a cometer o suícidio. Em seu velório, muitas cestas com cartões decorados com fitas amarelas foram criadas pelos amigos e familiares e foram distribuídas na cidade. Nessas cartas haviam frases motivacionais que pudessem, de certa forma, ajudar aqueles que estavam passando por algum problema psicológico e que precisavam de ajuda. 

Em decorrência desse caso, no ano de 2003 a Organização Mundial da Saúde (OMS), criou a campanha do Setembro Amarelo, sendo o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. Mundialmente o dia escolhido foi 10 de setembro, devido ao mês de falecimento de Mike. Já a cor amarela foi escolhida devido o Mustang amarelo de Mike Emme. 

Já no Brasil, a campanha só foi criada em 2015 pelo projeto desenvolvido em conjunto do Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). 

No Brasil, a cor e a data permanecem os mesmos para marcar essa campanha tão importante e conscientizar as pessoas sobre a prevenção do suicídio. 

Leia mais: Setembro Amarelo: entenda como surgiu a campanha para prevenir suicídios

Qual é a importância do Setembro Amarelo?

O Setembro Amarelo tem a importância de conscientizar a população sobre a prevenção ao suicídio, sendo um problema que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo, principalmente os jovens. 

Alguns fatores como, fracasso, cobrança social, medo, bullying e insegurança podem influenciar na decisão do suicídio, juntamente com os transtornos de depressão e ansiedade. 

Por muito tempo, e até mesmo nos dias atuais, o tema suicídio é evitado por muitas pessoas. Por isso, o Setembro Amarelo é importante. Ele tem a importância de quebrar o tabu e mostrar para a população a gravidade que situações como essa podem ocorrer, mas também podem ser evitadas. 

Desde do surgimento do Setembro Amarelo, muitas campanhas são realizadas para conscientizar as pessoas. Corridas em apoio a prevenção do suicídio são bastante realizadas, assim como propagandas e passeatas.

Os principais objetivos do Setembro Amarelo são:

  • Quebrar tabus;
  • Promover a conscientização;
  • Incentivar a busca por ajuda e apoio;
  • Reduzir estigmas;
  • Mobilizar a população;
  • Salvar vidas.

É fundamental a existência dessa campanha, para assim transformar a sociedade mais empática e preparada para lidar com questões de saúde mental e psicológica, ajudando assim na prevenção do suicídio e as pessoas ao seu redor. 

Leia também: Saúde mental: a importância da prática de exercícios para o seu corpo e mente

Conselho MI

Lembre-se que você não está sozinho. Sempre terá alguém do seu lado que te ama e que quer o seu melhor. Não fique calado, busque ajuda e tenha o apoio que você merece e precisa. 

Sempre irá surgir algum obstáculo em nossa vida, mas enfrentá-lo é a melhor solução. Será difícil, mas um dia você vai chegar lá na frente e olhar para trás com alegria. Com certeza você verá que não foi impossível e foi a melhor opção. Enfrente os desafios que surgirem, de cabeça erguida, do mesmo jeito que você enfrenta um obstáculo durante uma corrida importante. 

Saiba que buscar ajuda é um ato de coragem e não de fraqueza. O suicídio pode ser prevenido e há sempre uma nova chance e um novo caminho. Fale e escute sempre, independente se for setembro ou não. 

E vale lembrar, nada é para sempre, tudo é temporário. A vida é uma enorme roda gigante, uma hora você está embaixo, e quando menos esperar você está em cima novamente. Acreditar em si e ter paciência é a chave. 

Um belo dia você acorda, abre a janela, e está lá, um grande dia de sol.

Apoie essa causa tão importante e conscientize as pessoas ao seu redor. Você não está sozinho!

Confira alguns de nossos eventos e cuide não só do seu corpo, mas da sua mente também. 

Acesse:

Até logo!

Escrito por: Milena Campos

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
LOGO MI

Crie seus eventos no
Minhas Inscrições

Tenha as melhores ferramentas para uma gestão completa de seus eventos em um só lugar.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest