A asma é uma condição respiratória que afeta dezenas de pessoas ao redor do mundo, possuindo níveis e intensidades diferentes. Mas será que quem possui asma consegue praticar esportes e corridas normalmente?
Quer saber mais? Então leia até o final e saiba mais sobre:
- O que é e quais são os sintomas da asma?
- Quais são os benefícios da corrida para quem tem asma?
- Cuidados e riscos na prática de atividades
O que é e quais são os sintomas da asma?
A asma é uma doença inflamatória que afeta as vias respiratórias, ou seja, é uma condição que faz com que as vias aéreas fiquem estreitas e inchadas, dificultando a respiração. A asma pode ser desencadeada por fatores, como alergias, poluição, mudanças de temperatura e estresse.
Os principais sintomas da asma são:
- Falta de ar;
- Chiado no peito;
- Tosse persistente;
- Sensação de aperto no peito;
- Ansiedade;
- Respiração rápida e curta.
Embora alguns dos sintomas da asma sejam parecidos com outras doenças e condições respiratórias, é possível diferenciá-la com algumas das seguintes características:
- Sintomas recorrentes;
- Desencadeadores específicos;
- Melhora com medicamentos.
É importante sempre buscar e ter um acompanhamento médico. A asma é diagnosticada com base na história clínica e no exame físico, mas assim como em muitas condições, todo tratamento é válido e é possível aliviar os sintomas com o tratamento e medicamento adequado.
Leia mais: Exercícios de baixo impacto melhoram sono e reduzem os sintomas de pessoas com asma
Quais são os benefícios da corrida para quem tem asma?
Praticar atividades físicas pode sim melhorar a respiração de quem tem asma, mas isso também pode depender do grau asmático que a pessoa possui. O pneumologista Ramiro Sienra, explica:
Não só é possível como é altamente recomendado. Os estudos mostram que as pessoas mais ativas conseguem ter um melhor controle da doença que as pessoas sedentárias.
Os asmáticos que estão com a doença descontrolada provavelmente terão falta de ar durante o exercício, principalmente nos meses de inverno, em que a umidade relativa do ar é mais baixa.”
Como mencionamos, é importante sempre ter um acompanhamento médico juntamente com profissionais de educação física. Só com esse acompanhamento, você vai conseguir entender qual é o melhor exercício a ser feito e o tempo necessário para isso. Seguindo as dicas médicas corretamente, a corrida trará ótimos benefícios para a sua saúde respiratória e para você.
Alguns dos principais benefícios da prática de corridas para quem tem asma, são:
- Melhora da capacidade pulmonar;
- Fortalecimento dos músculos respiratórios;
- Redução das crises asmáticas;
- Redução dos sintomas da asma;
- Fortalecimento do sistema imunológico.
A corrida é uma atividade aeróbica que quando praticada regularmente, pode aumentar a resistência cardiovascular e pulmonar. Praticar esportes e corridas é uma atividade saudável e eficiente para reduzir a frequências das crises asmáticas e melhorar a sua saúde e bem estar.
Leia também: Esportes podem prevenir crises de asma
Cuidado e riscos na prática de atividades
A prática de atividades físicas e corridas traz muitos benefícios para a nossa saúde, principalmente para quem tem asma. Porém, assim como em muitas coisas, alguns cuidados são essenciais e alguns riscos devem ser levados em consideração.
O também pneumologista, Mauro Gomes, explica:
O ideal é iniciar os exercícios com intensidade leve e ir aumentando a intensidade aos poucos, mas sempre com acompanhamento médico e sob uso da medicação regular para a asma. É importante ressaltar que o asmático que não estiver com a doença controlada não irá obter os benefícios dos esportes, tampouco conseguirá executá-los.”
É importante ter em mente os cuidados essenciais e os riscos que podem ocorrer durante ou após uma corrida. Conhecer o seu corpo é a chave para o seu bem estar e saúde.
Cuidados
Para realizar corridas e atividades físicas regularmente, os principais cuidados a se tomar, são:
- Acompanhamento médico;
- Uso correto da medicação;
- Aquecimento e alongamento;
- Clima e ambiente;
- Hidratação adequada;
- Evitar esforço físico excessivo;
- Conhecer o seu corpo e os sinais de alerta.
Para quem tem asma, a prática de atividades físicas pode ser benéfica e segura, desde que você siga sempre os cuidados necessários. Lembre-se que é a sua saúde que está em risco, então todo cuidado é pouco. Respeite os limites do seu corpo e fique atento ao que ele diz. Esses cuidados são essenciais para garantir uma vida saudável.
Riscos
Embora a atividade física seja segura para a maioria das pessoas que têm asma, não seguir as recomendações médicas e os cuidados essenciais, podem acarretar em complicações e trazer riscos para a sua saúde e agravando a doença. Os principais riscos que podem ocorrer, são:
- Crises de asma induzidas pelo exercício ou corrida;
- Infecções respiratórias;
- Exposição a gatilhos ambientais.
Para quem tem asma, a prática de exercícios exige muita atenção e planejamento. Mas com os cuidados necessários, você consegue evitar os riscos e melhorar a sua saúde respiratória. Como mencionado, a chave é estar sempre atento aos sinais do seu corpo. Os benefícios da atividade física são garantidos e contribuem para uma vida mais saudável, ativa e livre de possíveis riscos.
Cuide da sua saúde e não deixe de se exercitar. Conheça alguns de nossos desafios e aproveite.
Até breve!
Escrito por: Milena Campos