A natação é considerada um dos esportes mais completos, em que trabalha grande parte dos músculos e articulações do nosso corpo. Assim como as corridas, caminhadas e trilhas, a natação tem uma grande importância e ajuda muito o nosso organismo e a nossa saúde.
Por isso, leia até o final e saiba mais sobre:
- Como praticar a natação
- Quais são os benefícios da natação?
- Quais cuidados tomar?
- Como competir no inverno?
- Aquathlon
Como praticar a natação?
Ao contrário de muitas atividades físicas, a natação é um esporte indicado para todas as idades e pode ser começado a praticar desde cedo, sendo muito indicada para bebês, por exemplo. Assim como a corrida ou a caminhada, a natação também é um esporte bem versátil, sendo possível praticar em piscinas, rios, lagoas e mares.
Por trabalhar totalmente com os braços e as pernas, a natação atinge diversos sistemas do nosso corpo, como articulações, musculatura, respiração e estabilidade da postura.
Qualquer pessoa pode praticar e começar a fazer aulas de natação com as orientações dos profissionais da área e ter a supervisão dos mesmos quando a criança estiver praticando. Para começar, é simples. O primeiro passo é não ter medo e se sentir seguro na água. Após isso, as aulas são voltadas no aprendizado de boiar, treinar os braços, as pernas e a respiração, podendo assim praticar um dos 4 tipos de nado:
- Estilo Livre ou Crawl: é o estilo mais rápido e que consiste no movimento alternado dos braços e uma batida de pernas constante;
- Costas: como o próprio nome já diz, é o único tipo de nado em que o atleta fica de costas para a água durante toda a realização. O movimento consiste com os braços alternando-se sobre a cabeça e uma batida de pernas similar com o nado Crawl;
- Peito: é o nado mais lento e que exige muita força nos membros e na coordenação. Os movimentos dos braços e pernas precisam ser simétricos;
- Borboleta: é o nado que exige mais força e técnica. São movimentos simultâneos dos braços, que se movem em um arco sobre a água, e uma batida de pernas ondulatória.
Praticando e tendo sempre o acompanhamento dos professores, é possível entrar em competição de Aquathlon a adquirir um maior condicionamento físico.
Leia também: Conhecendo as 4 principais modalidades de natação
Quais são os benefícios da natação?
Por ser um dos esportes mais completos, a natação consegue proporcionar diversos benefícios para o nosso corpo e bem estar. Os seus principais benefícios são:
- Melhora a flexibilidade;
- Melhora a saúde cardiovascular;
- Reduz o estresse e a ansiedade;
- Melhora a qualidade de sono;
- Traz sensação de bem estar e relaxamento;
- Aumenta e melhora a capacidade respiratória;
- Melhora a postura e fortalece os músculos e articulações;
- Favorece no equilíbrio, concentração e coordenação;
- Ajuda no controle do peso.
Com a prática correta do esporte, os benefícios são garantidos e de ótima ajuda para o nosso desenvolvimento físico e para a nossa qualidade de vida.
Leia mais: Triathlon: o que é e quais são as vantagens dessa categoria
Quais cuidados tomar?
Assim como em todos os esportes, na natação quais cuidados são essenciais para realizar a atividade de forma adequada, evitando assim possíveis riscos e lesões. Confira os seguintes cuidados básicos, mas que são necessários:
- Tenha o acompanhamento de profissionais;
- Consulte um dermatologista antes de praticar. Como você ficará em contato direto com o cloro, é importante verificar se você alguma doença de pele que possa se agravar durante a prática do esporte;
- Use cremes adequados para a sua pele e não utilize antes de nadar;
- Faça aquecimentos e alongamentos;
- Use os acessórios adequados para natação, como por exemplo: óculos, toucas e trajes específicos;
- Se hidrate e se alimente bem. Evite alimentos pesados antes de praticar ou competir;
Seguindo esses cuidados, você pode desfrutar dos benefícios da natação de maneira segura e saudável, evitando riscos e até mesmo doenças de pele.
Leia também: Quais são os acessórios fundamentais para a natação?
Como competir no inverno?
Mesmo no inverno é possível continuar praticando a natação sem precisar abandonar o esporte. Claro que não é a mesma coisa que nadar no verão, mas mesmo assim é possível deixar o esporte prazeroso no frio e aproveitar o momento.
Para isso, confira algumas dicas importantes:
- Faça alongamentos antes de começar;
- Escolha uma piscina adequada e dê preferência para piscinas cobertas;
- Mantenha-se hidratado e proteja a pele;
- Use os trajes adequados de natação;
- Tenha uma alimentação balanceada e tome cuidado com a imunidade;
- Ouça o seu corpo;
- Evite temperaturas bruscas e choques térmicos;
- Ao sair da piscina, tenha uma toalha ou roupão por perto. Evite o vento gelado ao terminar a atividade.
Com essas dicas, você pode competir na natação durante o inverno de forma eficaz, mantendo-se saudável e em boa forma física.
Leia mais: Está frio? Veja como não abandonar a natação no inverno
Aquathlon
Para você que gosta de nadar, mas também gosta de correr, a categoria Aquathlon é uma ótima opção para manter os seus treinos em dia e participar de uma competição.
Mesmo não sendo um esporte tão falado, o Aquathlon é uma categoria que combina a corrida com a natação, sendo uma variante do Triathlon (natação + ciclismo + corrida). É um esporte completo e que requer cuidados em sua realização. Como:
- Treinar e se atentar na transição natação + corrida;
- Manter a calma e não desistir no processo;
- Hidratar e praticar a respiração nas duas modalidades;
- Ter uma boa preparação física e sempre praticar antes de entrar na competição.
O Aquathlon é uma excelente categoria para quem busca um esporte completo que combina natação e corrida. Com suas várias distâncias e formatos, é uma atividade inclusiva e desafiante, que pode ser praticada tanto por iniciantes quanto por atletas experientes.
Agora que você já conhece mais sobre a natação, os seus cuidados e benefícios, conheça alguns de nossos desafios e não fique de fora dessa oportunidade.
Acesse e confira:
- Go Tri USP Pirassununga 2024;
- 3 Camp e Festival Cearense de Aguas Abertas 2024;
- 16 Circuito Netuno de Travessias 3 Etapa;
- 2 Etapa Circuito VIVA RS 2024
Até a próxima!
Escrito por: Milena Campos