Saber quais estratégias utilizar no pós-evento é fundamental para fidelizar e encantar os participantes do seu evento.
Muitos organizadores focam somente na realização do evento em si, e acabam deixando de lado as ações de pós-evento, que poderiam, muitas vezes, impulsionar ainda mais a divulgação da marca.
Porém, uma dúvida frequente é a seguinte: “O que fazer no pós-evento? Quais são as melhores estratégias para fidelizar o público?”.
Com isso, elaboramos esse conteúdo com as 10 melhores dicas de pós-evento para surpreender e encantar os participantes, segue abaixo as dicas e logo em seguida, os detalhes sobre cada uma delas.
- Peça feedback em seu pós-evento;
- Aproveite os dados dos participantes de seu evento;
- Cuide das redes sociais no pós-evento;
- Invista no email marketing;
- Mantenha o relacionamento com sua audiência;
- Envie alguma surpresa para os participantes;
- Ofereça um conteúdo bônus em seu pós-evento;
- Atualize o site com informações;
- Dê algum cupom ou benefício para os participantes usarem no próximo evento;
- Faça um sorteio com os participantes.
Continue a leitura, pois vamos falar de cada uma delas agora!
Pós-evento: 10 dicas para surpreender e encantar os participantes
1- Peça feedback em seu pós-evento
Solicitar feedback dos participantes após a finalização do evento é extremamente importante para descobrir em quais pontos precisa aprimorar, e assim, criar eventos cada vez melhores.
Ter um feedback tanto positivo quanto negativo fará com que suas próximas edições evoluam cada vez mais, e torne seu evento cada vez mais memorável e único para o público.
Sonho de todo organizador, não é mesmo?
Este sonho é realidade com a ferramenta de gestão Minhas Inscrições. Após a realização do seu evento, enviamos automaticamente uma pesquisa de satisfação com um curto questionário sobre como foi a experiência deles ao longo de seu evento.
O resultado da pesquisa fica disponível em sua dashboard para sua análise e gerar insights que possam melhorar o seu evento como um todo!
2- Aproveite os dados dos participantes de seu evento
Ao organizar um evento, nós coletamos algumas informações dos participantes, não é verdade?
Os dados fornecidos dependerá de quais informações pediu para o público no momento da inscrição, podendo ser:
- E-mail;
- Telefone;
- Redes sociais;
- Interesses;
- Profissão;
- Entre outros.
Que tal aproveitar os dados coletados e estreitar ainda mais seu relacionamento com eles pós-evento?
Utilize a seu favor para entender ainda mais sobre o seu público-alvo, e a partir disso, realizar suas ações de pós-evento mais assertivas.
3- Cuide das redes sociais no pós-evento
Jamais deixe de lado as redes sociais do negócio no pós-evento.
É comum no pré-evento darmos mais atenção às mídias sociais para ampliar a divulgação do evento…
Porém, é o cuidado das redes no pós-evento que é capaz de fidelizar quem participou e trazer ainda mais pessoas novas para a marca.
Invista em ações frequentes, como stories e vídeos, para manter o engajamento do público alto, e evitar um distanciamento e esquecimento por parte da audiência.
Lembre-se do ditado: “Quem não é visto, não é lembrado”.
Uma ideia é utilizar o conteúdo criado ao longo do evento, seja fotos ou vídeos, compartilhe para manter a imagem do seu evento vivo na mente de sua audiência.
4- Invista no email marketing
Realizar campanhas de email marketing no pós-evento é essencial para manter o público interessado no assunto, mesmo com o término do evento.
Existem diversos tipos de emails que você pode realizar. Segue abaixo algumas ideias:
- Agradecer a presença dos envolvidos, sejam eles participantes, palestrantes, patrocinadores, etc;
- Relembrar as palestras e conteúdos que foram passados no evento;
- Alertar qual a data das próximas edições;
- Enviar notícias do seu mercado que podem interessar os participantes;
- Enviar um material bônus que eles não estavam esperando;
- Entre outros.
5- Mantenha o relacionamento com sua audiência
Todo mundo gosta de uma atenção e de se sentir importante, não é verdade?
E não estratégia melhor do que transmitir isso para sua audiência, mesmo no pós-evento.
Mostre que você é grato pela presença de todos, e se mostre interessado em oferecer ainda mais conteúdo e materiais no pós-evento.
Seja através de um email, redes sociais ou até mesmo whatsapp (caso tenha permissão, é claro).
Quando o participante se sente acolhido e que faz parte de seu evento, as chances de divulgação espontânea e gratuita para conhecidos e amigos triplicam.
O que aumenta, consideravelmente, o sucesso de suas próximas edições.
6- Envie alguma surpresa para os participantes
Essa é uma dica de pós-evento que pode surpreender (e muito) os participantes.
Que tal enviar algum mimo para a casa de cada um dos envolvidos?
Pode ser algum brinde surpresa, como uma caneca, camiseta, caneta, caderno, garrafa de água, enfim, as opções são inúmeras.
Caso não seja possível devido ao número de participantes, ou até mesmo de um orçamento mais apertado, você pode enviar algo digital.
Sem dúvida, não será a mesma experiência do que algo físico na casa da pessoa, mas não deixa de ser interessante.
Explicamos com mais detalhes na próxima dica.
7- Ofereça um conteúdo bônus em seu pós-evento
Uma outra ação de pós-evento que você pode implementar em sua estratégia é a de oferecer um material extra para os participantes.
Pode ser uma palestra exclusiva, ou até mesmo um treinamento gratuito.
O importante é que o conteúdo em si seja de interesse para sua audiência, caso contrário, eles não irão gostar muito.
Você pode até mesmo pegar a gravação de alguma palestra importante que aconteceu em seu evento, e disponibilizá-la com um brinde a mais.
As opções são várias.
8- Atualize o site com informações
Uma dica pós-evento de ouro que você não pode se esquecer é de atualizar o site após o término do mesmo.
É bem frustrante para os usuários acessarem o site de seu evento, e o mesmo conter informações desatualizadas e irrelevantes.
Aproveite o momento e insira, por exemplo: depoimentos dos participantes, fotos das palestras, do local, da platéia, etc.
E claro, nunca é cedo demais para incluir informações da próxima edição, e até mesmo, um campo para a pré-inscrição.
9- Dê algum cupom ou benefício para os participantes
O que acha de oferecer cupons exclusivos para seus produtos e serviços para os participantes de seu evento?
Isso, além de mostrar que você se importa com quem participou, pode impulsionar as vendas do negócio por completo.
Uma ideia é dar cupons de desconto para participarem da próxima edição do evento. Assim, você consegue alavancar ainda mais os resultados futuros.
10- Faça um sorteio com os participantes
Outra ideia para pós-evento é realizar um sorteio com os participantes.
Você pode sortear online mesmo, algo que seja relevante para o seu público e que faça sentido com o teor do seu evento.
Temos certeza de que os participantes irão se engajar e gostar desta iniciativa, e se tornarem ainda mais fãs do seu evento.
Para finalizar…
Agora você tem em mãos as 10 melhores dicas de pós-evento para encantar e surpreender seus participantes.
Basta colocar a mão na massa e aplicar todas as ações que temos certeza que seus resultados irão melhorar ainda mais.
Vamos relembrar as dicas de pós-evento:
- Peça feedback em seu pós-evento;
- Aproveite os dados dos participantes de seu evento;
- Cuide das redes sociais no pós-evento;
- Invista no email marketing;
- Mantenha o relacionamento com sua audiência;
- Envie alguma surpresa para os participantes;
- Ofereça um conteúdo bônus em seu pós-evento;
- Atualize o site com informações;
- Dê algum cupom ou benefício para os participantes usarem no próximo evento;
- Faça um sorteio com os participantes.
E para ter ainda melhor desempenho em seus eventos, saiba mais sobre o Minhas Inscrições.
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