Workshop: o que é, benefícios e 4 passos para organizar (2022)

Workshop é um termo bem comum hoje em dia, e provavelmente você já ouviu falar ou até mesmo participou de algum, não é mesmo?

Esse tipo de evento se popularizou ainda mais nos últimos tempos e vem conquistando um público fiel em diferentes áreas.

Mas, apesar de sua popularidade, ainda há diversas dúvidas acerca do tema, e por isso, resolvemos desenvolver esse conteúdo completo para entender:

  • O que é workshop? 
  • Benefícios de organizar um workshop;
  • Qual a diferença entre Workshop e Curso?
  • 4 passos de como organizar um workshop passo a passo.

Então, já sabe…

Pegue a caneta e o caderno (ou o bloco de notas mesmo) e vamos para o conteúdo!

O que é workshop?

Antes de qualquer coisa, vamos entender o que é um workshop.

Um workshop é um evento popular onde acontece a reunião de um grupo de pessoas interessadas em aprimorar suas habilidades em determinado assunto.

Isso acontece por meio de conteúdos teóricos e práticos dos palestrantes convidados para o workshop ou até mesmo do instrutor/professor do mesmo.

Mas qual o significado de “workshop”?

Em uma tradução literal para o português, workshop significa “oficina”. 

No entanto, como já dissemos, ele pode ser a união de um grupo de pessoas para uma discussão com uma proposta mais dinâmica, misturando atividades práticas com teóricas.

Desta forma, o aprendizado é ainda mais presente, já que ambas as formas de aprender estão unidas neste tipo de evento.

Via de regra, é indispensável a participação de um palestrante ou instrutor em um workshop, isso porque é necessário alguém para a apresentação do tema e orientar quais serão as atividades e próximos passos.

Vale frisar que um workshop não necessariamente precisa ser ao vivo, o mesmo pode ser gravado e disponibilizado quando quiser.

Outra dúvida frequente é: quanto tempo deve durar um workshop?

Geralmente, um workshop costuma ter duração de 6 até 8 horas, com pelo menos um período de intervalo para um coffee break, caso seja presencial. Visto que hoje em dia, é possível realizar um workshop presencial ou online.

Mas, vale comentar que alguns workshops podem chegar a durar de 1 a 3 dias com algumas horas de duração.

Benefícios de organizar um workshop

Existem inúmeros benefícios ao organizar um workshop, independente do tipo de negócio e da área em que atua.

Para facilitar, separamos somente as principais vantagens para que você, como organizador de eventos, tenha certeza de que precisa organizar um agora mesmo.

Vamos lá!

Aprendizado mais rápido e dinâmico

Como já dissemos, um workshop é um tipo de evento mais curto, geralmente, com horas de duração.

Com isso, o mesmo acaba sendo mais objetivo e tornando o aprendizado mais rápido e dinâmico para os participantes.

O que não é uma ideia ruim, já que hoje em dia as pessoas estão sempre com pouco tempo livre na agenda.

E esse benefício é o que o torna tão atrativo para os participantes, já que eles não precisarão despender muito tempo para fazer parte de seu evento.

Fortalece o networking

Nós sabemos que a maioria dos eventos fortalecem o networking entre os participantes, mas um workshop é capaz de fazer maravilhas quanto a isso.

Lembra que dissemos no início do conteúdo que um workshop é a união de pessoas interessadas em se aprofundar em certo assunto, através de aulas práticas e teóricas? 

Então, a parte “prática” já dá início ao networking entre os envolvidos, já que é necessário interação entre eles.

A partir disso, naturalmente os participantes começam a trocar experiências e aprendizados com seus colegas, e também com o instrutor ou palestrante do workshop em questão.

O que todo organizador de eventos quer, não é verdade?

Qual a diferença entre Workshop e Curso?

Uma dúvida frequente que surge na web é qual a diferença entre workshop e curso?

E é comum essa confusão, já que ambos compartilham várias características entre si.

Porém, apesar de parecidos, eles são distintos.

Enquanto um workshop tem duração com data e hora marcada, em 1 até 3 dias no máximo, um curso pode levar meses para ser finalizado por parte dos participantes, já que seu conteúdo costuma ser mais extenso.

Outra diferença, é que no curso você tem menos interação em tempo real do que um workshop, já que o mesmo é gravado e dividido em vários módulos, sem um chat, por exemplo.

Em outras palavras, podemos dizer que um curso é mais “passivo”, enquanto um workshop é mais dinâmico, “ativo”.

4 passos de como organizar um workshop passo a passo

Agora que você já sabe o que é workshop, como funciona e suas vantagens, vamos te passar 4 passos práticos de como organizar um workshop de sucesso.

Preparado?

Vamos lá!

1. Qual o tema do workshop?

O primeiro item que precisa ser definido para a organização de um workshop é o assunto que será abordado.

Uma dica valiosa para essa etapa, é escolher um assunto específico da área de atuação do negócio em questão.

Isso irá atrair mais pessoas qualificadas do que escolher temas mais gerais.

Caso tenha vários assuntos para abordar, você pode fazer mais de um ao longo do ano. 

Isso porque como esse tipo de evento é relativamente mais “simples” de realizar do que eventos mais complexos como congressos e seminários, você pode variar nos assuntos e ver qual funciona melhor com sua audiência.

2. Defina quem são os participantes ideais

A definição correta do seu público-alvo, ou seja, os participantes ideais de seu evento é essencial para o sucesso do mesmo.

Desde o sucesso do conteúdo em si quanto das estratégias de marketing e divulgação para o mesmo.

Esse estudo do público irá te poupar muito tempo e dinheiro que estaria gastando com pessoas não tão interessadas em fazer parte do seu evento.

Então, abra o word ou docs, como preferir, e liste as características das pessoas que você quer ver em seu evento.

Segue abaixo algumas perguntas que precisa responder para ter um bom estudo de público-alvo:

  • Qual sua idade?
  • Qual sua escolaridade?
  • Quais são seus hábitos?
  • Quais canais acompanham?
  • Em quais redes sociais estão mais presentes?
  • São de qual região?
  • Qual sua renda média?
  • Eles trabalham?
  • Possui filhos?
  • O que gostam de fazer no tempo livre?
  • Entre outras.

Com isso em mãos, você já terá uma mina de ouro a ser explorada!

3. Defina o local e programação do evento

defina-o-local-e-programacao-do-evento

Como já citamos, existem dois tipos de workshop, presencial ou online.

Caso opte em realizar um workshop presencial, se atente à alguns itens essenciais para a realização do mesmo:

  • Qual o local que acontecerá o evento? Possui fácil acesso?
  • Qual o número máximo de participantes permitido?
  • Quais equipamentos serão necessários para sua realização?
  • O local possui uma boa estrutura?
  • Possui estacionamento próprio, ou tem algum ao redor?

Agora, se o seu caso for um workshop online, confira alguns detalhes que você não pode deixar de lado:

  • Qual será a ferramenta de eventos que utilizará?
  • Essa ferramenta oferece a melhor experiência para o seu público? É confiável?
  • Ele oferece a opção de certificação após o evento?

Além disso, é preciso planejar a programação do evento.

Liste quem serão os instrutores/palestrantes, e quais serão os conteúdos, além de definir a ordem de apresentação de cada um.

4. Cuide da divulgação do workshop

Uma das partes mais importantes na organização de um workshop é a parte da divulgação.

Sem o cuidado suficiente nesta etapa, toda a sua organização e planejamento podem ir por água abaixo.

Por isso, se atente ao marketing do mesmo desde o início.

Trace um planejamento de marketing para a divulgação do seu workshop, e liste quais estratégias irão utilizar para chamar atenção dos participantes ideais, que já comentamos.

Hoje em dia, com tantas opções de canais e redes sociais, existem várias estratégias que você pode utilizar para divulgar seu workshop, separamos as principais para você ter uma ideia:

  • Divulgação no Instagram, através dos stories, reels e feed;
  • Divulgação no Facebook (o mesmo possui uma ferramenta de lembrete de evento);
  • Divulgação através do Youtube;
  • Divulgação por meio de influencers da área (essa estratégia costuma bombar!);
  • Divulgação por meio do email marketing;
  • Divulgação através do seu site e blog;
  • Divulgação através de anúncios nas redes sociais, ou no Google.

Escolha a que mais se adequa ao perfil do seu público, e temos certeza que será um sucesso!

Para finalizar…

Agora você tem em mãos tudo o que precisa saber sobre workshop, desde o que é, como funciona até mesmo como organizar um de sucesso.

Vamos relembrar exatamente o que aprendeu:

  • O que é workshop? 
  • Benefícios de organizar um workshop;
  • Qual a diferença entre Workshop e Curso?
  • 4 passos de como organizar um workshop passo a passo.

Então, pegue todo esse conhecimento e coloque em prática agora mesmo!

Mas antes, queremos saber de você, comente aqui embaixo o que você achou deste artigo e se ele te ajudou de alguma forma. 

Seu feedback é muito importante para nós!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
LOGO MI

Crie seus eventos no
Minhas Inscrições

Tenha as melhores ferramentas para uma gestão completa de seus eventos em um só lugar.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Checklist do Organizador de Eventos