Webinar é um dos tipos de eventos mais populares hoje em dia, principalmente com todas essas mudanças tecnológicas que estamos vivenciando.
Sem dúvida, você deve já ter participado de algum webinar ou pelo menos visto a divulgação de algum na internet.
Mas apesar de sua popularidade, ainda surgem inúmeras dúvidas acerca desse formato de evento.
Por isso, nós do Minhas Inscrições resolvemos elaborar esse conteúdo completo para você entender tudo sobre o assunto.
Então, continue a leitura e aprenda:
- O que é webinar?
- Quais os benefícios de um webinar?
- Como funciona um webinar?
- Quais os tipos de webinar?
- Como organizar um webinar?
Sim, é bastante conteúdo!
Preparado?
Então, vamos lá!
O que é webinar?
Primeiro, vamos entender melhor o que é webinar.
Webinar é uma espécie de seminário online, onde a grande parte da comunicação parte só do apresentador/palestrante.
Em outras palavras, quem tem mais voz é o palestrante, e os participantes ali presentes podem se comunicar por um chat enquanto assistem ao conteúdo do webinar.
Existem diversos tipos de webinar, mas falaremos em detalhes sobre isso mais adiante.
Antes, vamos falar das vantagens de organizar um.
Quais os benefícios de um webinar?
Existem diversas vantagens em organizar um webinar, mas para facilitar filtramos apenas as melhores que você precisa conhecer.
Maior autoridade
A organização de um webinar é capaz de elevar muito o nível de autoridade da empresa que está organizando, e do palestrante em questão.
Geralmente, o público passa a olhar com mais respeito para as empresas que investem neste tipo de evento, já que nele é passado um conhecimento que a ajudará a resolver algum problema ou a ter novos insights.
Além, é claro, que a audiência se sentirá grata por vocês terem compartilhado determinado conhecimento, e isso é uma ótima notícia para as vendas.
Atração das pessoas ideais
Organizar um webinar fará com que só as pessoas que se interessam de verdade pelo assunto proposto participem.
E isso é música para os ouvidos de qualquer organizador, não é verdade?
Aliás, esses participantes podem, posteriormente, se tornar clientes e até mesmo fãs da marca, já que todo o conteúdo faz sentido para eles.
Aumento nas vendas
Está procurando um tipo de evento relativamente mais “simples”, e de quebra, aumentar o caixa do negócio?
Faça um webinar.
Você tem duas opções para fazer dinheiro com esse tipo de evento.
A primeira é organizar um webinar pago, e a segunda um webinar gratuito, porém ofertar algum produto ou serviço ao longo da apresentação do conteúdo.
Ambas as formas são excelentes formas de aumentar as vendas do negócio, de forma natural e assertiva.
Um webinar pago, geralmente, é quando o tema do evento é muito específico, ou até mesmo é apresentado por uma grande referência do mercado, alguma celebridade.
Logo, o gratuito, sem dúvida, atrai um número maior de participantes, mas como dissemos, você pode ofertar algo ao longo da apresentação, ou no final, para os mais interessados.
Escolha o que mais faz sentido para o negócio.
Como funciona um webinar?
Ao ouvir o termo “webinar” pela primeira vez pode até parecer algo assustador e difícil, mas a história é outra na prática.
Seu funcionamento irá depender de alguns fatores cruciais que não podem faltar neste formato de evento, sendo elas:
- Escolha correta dos equipamentos (câmera, microfones, iluminação, etc);
- Bom acesso a internet (se atente a velocidade);
- Ambiente apropriado para o evento (luz, poucos objetos à mostra para evitar distrações, local silencioso, etc);
- Uma boa ferramenta de transmissão online.
Viu?
Não precisa de muito para realizar um webinar.
E é exatamente isso que o torna tão popular, já que não demanda muita infraestrutura para sua realização.
E um dos pontos mais importantes que listamos acima é o da escolha da ferramenta correta.
Isso porque a escolha errada pode acabar arruinando todo o seu planejamento e esforço para criação, por falta de qualidade.
Então, se atente muito nisso.
Quais os tipos de webinar?
Você sabia que existem vários tipos de webinar que pode organizar?
Cada um com as suas especificidades e que pode ser o que você, organizador, estava procurando até agora.
Então, sem mais delongas, segue abaixo os diferentes tipos e o que são cada um deles.
Webinar de entrevista
Um dos tipos de webinar é o de entrevista.
Busque alguma referência do mercado, ou até mesmo um influencer que tenha relação com o nicho do negócio e faça um webinar entrevistando-o.
Além de suas dúvidas, o convidado pode interagir e responder algumas perguntas do chat, enviadas pelos participantes.
Isso fará com que você tenha um ótimo engajamento e melhora do relacionamento com o seu público.
Webinar para demonstração
Outro tipo de webinar é o para demonstração.
Já ouviu falar?
Esse tipo tem como principal objetivo apresentar algum tipo de produto ou serviço.
Com isso, ele é mais comum para lançamentos de novos produtos, ou até mesmo exposição de produtos existentes de algum negócio.
Grandes corporações utilizam muito esse modelo para mostrar novas atualizações de seus produtos. Desta forma, o aprendizado fica mais fácil e simples, tanto para colaboradores quanto clientes.
Webinar para aula
Esse tipo de webinário é um dos mais populares.
O formato em aula é onde o apresentador/palestrante passa determinado conhecimento sobre o tema proposto de forma dinâmica e descomplicada.
Ele pode, inclusive, compartilhar sua tela e realizar a apresentação da aula em slides enquanto os participantes vão discutindo através do chat.
Como organizar um webinar?
Chegou a hora onde você irá aprender como organizar um webinar da melhor forma possível para ter sucesso em seu evento.
Separamos os principais pontos que você precisa se atentar ao longo do processo.
Vamos lá?
Defina o assunto e tipo do seu webinar
Planeje muito bem qual o assunto que será abordado em seu webinário, pois é de extrema importância que o mesmo seja de interesse para o seu público.
Isso fará total diferença nos resultados do evento.
Além do tema, volte no tópico anterior e identifique qual o melhor tipo de webinar, que mais se encaixa com a sua estratégia e seja melhor para a sua audiência.
Uma dica caso não faça ideia de qual a melhor opção, é perguntar diretamente para o seu público. Você pode fazer isso através das redes sociais, pelo stories do Instagram, por exemplo.
Isso tornará sua decisão mais fácil.
Escolha uma boa ferramenta
Lembra que falamos da importância de escolher uma boa ferramenta para o seu webinar?
Essa etapa é essencial para tudo funcionar da melhor maneira possível.
A ferramenta precisa ser de confiança e ter estabilidade para suportar seu evento, principalmente se for realizar um evento com um número grande de participantes.
Para gerenciar as inscrições do seu webinar, recomendamos este artigo para você: 7 motivos para trazer o seu evento para o MI.
Vale a pena dar uma lida 😉
Escreva o roteiro do seu webinar
Escrever um roteiro para a apresentação do seu webinar é imprescindível para manter tudo organizado e não se esquecer de nenhum conteúdo.
Ele é como um guia, e fará você (ou o apresentador) não se perder em assuntos irrelevantes ao longo da apresentação.
Lembre-se que os participantes querem sair do evento entendendo sobre determinado assunto, e para isso, o apresentador precisa apresentar o tema de forma prática, clara e objetiva.
Não esqueça de colocar um momento para responder às dúvidas dos participantes (caso seja um webinar ao vivo), isso aumentará o relacionamento entre vocês.
Crie uma boa apresentação
Para melhor aprendizado, nada melhor do que ter um apoio visual.
Crie uma boa apresentação do seu webinar, pode ser em slides, por exemplo.
E claro, não deixe de lado o design.
Ter uma apresentação agradável visualmente é essencial para demonstrar maior profissionalismo para seu público.
Escolha a data e tempo de duração do seu webinar
A data é um dos pontos mais importantes na hora da organização.
Isso porque a escolha errada, em um feriado, por exemplo, pode atrapalhar seus resultados e acabar minando o sucesso do seu evento.
Por isso, analise muito bem a data escolhida antes de começar a divulgação do mesmo.
E além disso, se atente ao tempo de duração.
Se o evento for realizado em dia de semana, por exemplo, o ideal é que seja algo mais curto para que mesmo as pessoas que trabalham, consigam aproveitar o máximo.
Para finalizar…
Agora que você já sabe bastante informações sobre webinar, desde o que é, como funciona, quais os tipos, vantagens e até como organizar, chegou a hora de colocar a mão na massa.
Agora, queremos saber de você, comente aqui embaixo o que você achou deste artigo e se ele te ajudou de alguma forma.
Ficaremos felizes em receber o seu feedback!
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