Eventos para esportes de aventura: como organizar? Descubra!

Os esportes de aventura tem ganhado lugar na produção de eventos dos últimos tempos e se tornado uma excelente alternativa para quem procura um mercado abrangente.

Ser um produtor de eventos em um mercado tão competitivo como o de hoje em dia, tem exigido cada vez mais criatividade e desenvoltura para organizar diferentes projetos. 

No ano de 2013, segundo a Associação Brasileira de Produtores de Eventos (ABRAPE) esse mercado realizou a contratação de mais de 2 milhões de pessoas, o que gerou uma receita de 200 milhões de reais até o ano de 2019. 

Existem diferentes modelos de esportes de aventura, sendo que o produtor deve conhecer cada esporte com detalhe na hora de organizar o projeto.

Ficou curioso? Então fique neste artigo até o fim e saiba tudo sobre os eventos para esportes de aventura. Ao longo deste conteúdo, você irá descobrir:

  • O que são esportes de aventura?
  • Tipos de esportes de aventura;
  • Qual a importância de eventos para esportes de aventura?
  • Ferramenta para eventos esportivos.

Continue lendo e confira logo a seguir!

O que são esportes de aventura?

Fonte: Banco de imagens Pixabay

Conhecido inicialmente como esporte para adultos, surgiu no ano de 1980 como uma nova categoria destinada às pessoas de maior idade. Hoje, é um dos maiores prazeres de diversas pessoas pelo mundo. 

Com os passar dos anos, recebeu o nome de esportes de aventura, já que em sua maioria podem ser considerados “perigosos”. Isso porque são usualmente praticados em cenários que envolvam alto nível de altura, mar aberto ou mata fechada.

É preciso se importar com sua segurança. Na maioria das vezes, o esportista se encontra longe da cidade, o que dificulta ainda mais caso precise de socorro, por isso, é importante se manter atento aos possíveis riscos e até encontros com animais selvagens. 

Além disso, essa modalidade esportiva também exige treinamento físico e psicológico de seus atletas. 

As primeiras atividades a entrarem nesta categorias foram:

  • surfe;
  • paraquedismo;
  • alpinismo;
  • e outras mais que levavam certo grau de dificuldade.

5 tipos de esportes de aventura

Fonte: Banco de imagens Pixabay

Existem diferentes tipos de esportes de aventura que são praticados com regularidade no Brasil e no mundo. Cada um deles possui suas próprias características, regras e ambientação.

É importante que o produtor de eventos esteja atento às especificações de cada um deles, na hora de organizar um evento esportivo com assertividade. Entenda um pouco mais a seguir.

Rafting

Esse esporte consiste em passear pela correnteza, superando os obstáculos, como quedas d’água, pedras, longas curvas, corredeiras e afins. É necessário manter a calma e estar muito atento ao que está à sua volta. 

Para isso, esse esporte é praticado em águas nada tranquilas. Para praticá-lo, é necessário obter um bote, acessórios de segurança (principalmente colete e capacete) e remos.

Paraquedismo

Quem nunca ouviu falar em paraquedismo, não é mesmo? 

Sonho de muitas pessoas, além de ser um esporte de aventura, também é símbolo de uma experiência única e transformadora.

Praticado ao ar livre, consiste em pular de um helicóptero a cerca de 3.000 a 4.000 metros de altura. 

Esse esporte, para quem não possui tanta intimidade e conhecimento, deve ser praticado na companhia de um instrutor, até que o atleta se torne apto para pular sozinho.

Sempre verifique se os equipamentos de segurança estão posicionados da forma correta, se não há nada faltando e se o instrutor é realmente qualificado para essa função. 

No Brasil, pode se encontrar esse tipo de esporte em diversas cidades, as mais comuns são:

  • Ponta Grossa, no Paraná;
  • Rio de Janeiro, no estado do Rio;
  • Boituva, em São Paulo;
  • Torres, em Rio Grande do Sul.

Normalmente é praticado em áreas planas e livres de construções, mas é possível encontrar a prática desse esporte em diversos lugares do Brasil e do mundo.

Montanhismo e escalada

Esse pode ser considerado um dos esportes de aventura mais antigos já visto, isso porque existem pinturas de 400 a.C. que demonstram essa prática. 

Para realizar esse esporte, é preciso dedicação e força, já que o esportista enfrentará blocos, gelo, falésias e muito mais para escalar as montanhas.

Ainda é preciso estar com roupas e equipamentos adequados para que não haja nenhum tipo de acidente no percurso. É preciso muita energia e concentração para completar as atividades.

Bungee Jumping

Você já deve ter visto pelo menos algum vídeo de pessoas saltando de bungee jumping em algum lugar. 

A prática desse esporte é feita por uma plataforma, erguida por um guindaste, onde o praticante fixa uma corda elástica nos pés e pula para a aventura.

Essa prática é considerada uma das mais radicais, que demanda muita coragem. 

Antes de saltar, certifique-se que está bem seguro, com todos os equipamentos presos ao corpo corretamente. 

Surfe

O Surfe é um esporte popular que também é considerado parte da categoria de aventura. Afinal de contas, é sempre perigoso se aventurar em águas agitadas e repletas de ondas.

Para se ter uma ideia de sua popularidade, segundo levantamento da International Surfing Association (ISA), o esporte é praticado por mais de 20 milhões de pessoas, sendo 3 milhões delas de nacionalidade brasileira.

Nessa modalidade de esporte de aventura, o surfista procura a onda perfeita: aquela mais alta. A meta é ficar o maior tempo possível se equilibrando sobre a prancha de surf enquanto desliza sobre as ondas. 

Esse esporte requer treinamento físico e emocional, além de muita prática.

Qual a importância de eventos para esportes de aventura?

Fonte: Banco de imagens Pixabay

Já se perguntou sobre a importância desse tipo de evento para o ser humano? Os eventos atraem muitas pessoas a participar e conhecer novos esportes. Mas qual será sua importância na sociedade? 

Esses eventos são extremamente importantes para diversos fatores, principalmente para trabalhar no desenvolvimento e educação das crianças. Esse tipo de esporte trabalha tanto no físico, quanto no psicológico do indivíduo. 

Importância para o produtor de eventos

Para o produtor de eventos, garantir a chance de organizar um desses projetos esportivos pode ser extremamente interessante. Isso porque atrai um grande público e tem tudo para ser bem-sucedido.

Em um mercado tão competitivo, os produtos de eventos que escolher o nicho mais criativo e desafiador pode se destacar com maior efetividade. Por isso, escolher esportes de aventura tem tudo para dar certo.

Ferramenta Minhas Inscrições para gestão de eventos

Organizar um evento esportivo pode ser mais complexo do que se imagina. 

Na verdade, é preciso levar diversos fatores em conta para organizar um projeto como este. Dentre os principais itens a ficar atento, podemos destacar:

  • divulgação do evento;
  • escolha ideal do local para o evento;
  • ambiente com boa visualização do esporte;
  • cuidado com o clima em ambientes abertos;
  • tempo ideal para realização do evento;
  • quantidade de pessoas e venda de ingressos;
  • página de evento bem elaborada.

Para isso, nada melhor do que contar com uma ferramenta como Minhas Inscrições, garantindo acesso a recursos que facilitam a abertura e gestão de suas inscrições.

Nela você encontra recursos incríveis para controlar o sucesso das divulgações do seu evento, gerir o número de participantes e muito mais. 

Para isso, basta se inscrever no site oficial, escolher o plano perfeito para as suas necessidades e começar a usar.

Considerações finais sobre eventos esportes de aventura…

Como vimos, o mercado de eventos para esportes de aventura tem se mostrado uma excelente oportunidade para produzir projetos de alto impacto. 

Afinal de contas, esse tipo de evento costuma atrair muitas pessoas e ser extremamente rentável.

No entanto, para que o produtor tenha sucesso com a organização, é preciso conhecer os principais esportes do momento e saber como eles funcionam. 

Assim, será possível escolher o melhor local para o evento, assim como fazer uma gestão de pessoas mais assertiva, levando em conta suas necessidades.

Agora você já sabe tudo sobre eventos esportivos, quais os principais esportes de aventura do momento e como organizar um projeto como este. Não deixe de comentar o que achou do artigo e compartilhar com seus amigos.

Além disso, aproveite para conhecer alguns dos nossos conteúdos sobre produção de eventos:

Até a próxima!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
LOGO MI

Crie seus eventos no
Minhas Inscrições

Tenha as melhores ferramentas para uma gestão completa de seus eventos em um só lugar.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.