Facebook para eventos esportivos: dicas para divulgação

Conhecer boas técnicas de divulgação no Facebook para eventos esportivos é algo que todo organizador deseja, não é mesmo?

Pensando justamente nisso, decidimos te trazer por meio deste artigo, algumas estratégias e dicas de divulgação.

Para que quando for divulgar seu evento esportivo no Facebook, faça isso com segurança e conforto naquilo que estiver fazendo.

Então prepare-se, caneta e papel em mãos (ou só o bloco de notas mesmo), e vamos para cima do conteúdo.

Facebook para eventos esportivos: como iniciar a divulgação?

Antes de tudo, devemos lembrar que existem, tecnicamente, duas maneiras diferentes de iniciar uma divulgação no Facebook.

A primeira, é criar uma página, como se fosse uma empresa específica. E a segunda maneira, é criar um evento no próprio Facebook.

Cada uma dessas formas possuem suas respectivas características, assim como seus benefícios.

Falaremos um pouco mais sobre cada um desses modelos abaixo.

Divulgação de página

Como citado no tópico anterior, criar uma página nada mais é do que criar uma espécie de “perfil” do seu evento, como uma página de uma empresa institucional.

Um erro que as pessoas costumam cometer às vezes e que é válido lembrar, é para não confundir perfil pessoal, com página.

Ou seja, o perfil, que é a conta do Facebook, é algo pessoal, algo que leve seu rosto. Então não pense em criar uma conta do Facebook, com o logo da sua empresa.

Além de ser ineficiente, o Facebook desenvolveu seus algoritmos internos com outro objetivo. Se fizer isso, ele irá olhar para seu evento esportivo como se fosse uma pessoa, sugerindo amigos, te mostrando memes e notícias.

Agora, se criar uma página, com o seu perfil, ele entenderá que se trata de uma empresa, órgão, instituição, etc.

Se utilizar um perfil comum como conta de um evento esportivo, por exemplo, você praticamente perderá acesso a algumas ferramentas, como monitoramento de alcance das postagens, métricas de divulgação, entre outros pontos importantes para a sua estratégia.

Então, se for criar uma página, crie uma página, utilizando seu perfil. Não um perfil de seu evento.

A vantagem de criar uma página – muitas vezes chamada de “fanpage” – é que ele torna seu evento um negócio. Te possibilitando promover vários anúncios diferentes, interagir através de postagens com seu público, assim como também as pessoas podem dessa forma entrar em sua página para comentar, curtir, compartilhar e marcar os próprios amigos nos conteúdos que postar.

Mas a melhor parte, claro, são as ferramentas, pois você possui acesso a níveis, digamos que, mais sofisticados de personalização quando estamos falando de anúncios, como o Facebook ADS (falaremos mais à frente), informações relevantes (Facebook insights), dentre outros dados.

Divulgação de evento

Agora, a segunda forma de se iniciar a divulgação de seu evento esportivo, é criando um evento no próprio Facebook.

Você pode, claro, criar uma página, e um evento dentro do Facebook ao mesmo tempo. Mas é válido explicar separadamente porque muitos optam por ficar só com um entre os dois.

Criar um evento no Facebook nada mais é do que utilizar a ferramenta de evento na plataforma para ser divulgado automaticamente para seu público-alvo.

Você pode, por exemplo, oferecer dentro desse evento, todas as informações necessárias para qualquer interessado no tipo de evento que você está promovendo.

E de longe o melhor recurso, é que a pessoa pode confirmar presença no seu evento, te dando assim, inclusive, uma estimativa de interessados e participantes, pois além de confirmar, eles podem demonstrar interesse, ou confirmar que não participarão.

Ou seja, criar um evento dentro do Facebook, te garante mais controle de divulgação por conta das possibilidades que a plataforma oferece.

Mas para resumir aqui as maiores diferenças entre essas duas maneiras de iniciar um evento no Facebook: criar uma página, tornará seu evento como uma espécie de empresa, você deve fazer isso quando estiver organizando eventos esportivos que tendem a se repetir, então merecem uma página fixa.

Criar só um evento, é quando você está organizando um evento, seja esportivo ou não, e precisa de uma divulgação espontânea com boas métricas de participação e aceitação. Funcionando muito bem com eventos que talvez não venham se repetir, e se forem, ninguém ainda faz ideia de quando isso acontecerá.

E se quiser optar pelas duas opções, vá em frente. Só entenda bem a diferença entre cada um e suas propostas.

Crie o planejamento de marketing de seu evento para o Facebook

planejamento-de-marketing-de-seu-evento-para-o-facebook

Ok. Agora que já temos uma página criada, ou um evento setado, devemos pensar finalmente no planejamento de marketing de seu evento esportivo.

Criar um bom planejamento, vai bem além de entender como funciona o marketing esportivo.

É preciso conhecer bem as redes sociais e plataformas que deseja utilizar como ferramentas.

E como já falado anteriormente em nosso blog, e até mesmo em nossas redes sociais, cada rede social possui sua  própria proposta e tipo de público-alvo.

Ou seja, estude muito bem sua audiência, e busque entender em qual plataforma ele está. Falamos sobre como fazer isso no nosso artigo que explicamos como divulgar um evento nas redes sociais.

Então, por mais que muitos acreditem que o Facebook é uma ferramenta de divulgação em massa, para qualquer e todo tipo de pessoa, ele só funciona com eficiência quando é bem segmentado e direcionado para as pessoas certas.

E é aí que entra um dos maiores benefícios do Facebook, que é poder segmentar detalhadamente seu público-alvo, mas isso é assunto para mais a frente.

Facebook para eventos esportivos: 6 dicas para ter bons resultados

Calcule sua taxa de conversão

Para que você aprimore as conversões na divulgação de seu evento esportivo, você precisa primeiro calcular os dados obtidos.

E para isso, é preciso criar um pixel (um tipo de rastreador).

Você pode criar um pixel no Facebook, e colocá-lo em uma página no seu site. Dessa forma, você conseguirá metrificar exatamente quantas inscrições de seu evento foram vendidas por meio dos seus anúncios e publicações de sua página do Facebook.

Esse tipo de informação é muito importante para você conseguir saber exatamente qual estratégia está realmente sendo eficaz ou não por meio do Facebook.

Sem contar que marketing se resume a testes. Ou seja, com tais dados você conseguirá entender o que está funcionando, e o que não estiver, você poderá alterar e otimizar.

Utilize o Facebook ADS

O Facebook ADS, provavelmente o assunto mais aguardado deste artigo, possui várias possibilidades de segmentação do seu público. Por isso pode ser muito eficaz.

Essa ferramenta fornecerá os recursos necessários para divulgar de forma paga tudo o que quiser, alcançando pessoas muito bem segmentadas, sendo pessoas que te conhecem ou não.

É claro que atualmente existem alternativas de divulgação que não envolvem anúncios pagos, que são as estratégias orgânicas (pois a pessoa irá te conhecer organicamente, conforme o fluxo da rede social), porém, você precisa aguardar com que a plataforma decida te divulgar, além de levar tempo, pode não ser tão eficaz a segmentação quanto é com os anúncios.

Claro que a divulgação orgânica tem suas vantagens. Mas se você opta por otimização de tempo, e gosta de resultados que te permitam errar rápido para acertar rápido, o ideal é usar e abusar do Facebook ADS.

Seja claro e direto com as suas informações

Um erro muito comum, não só de organizadores de eventos esportivos, mas de muitas páginas no Facebook, é não serem claros e específicos o bastante.

Então a nossa dica é: coloque todas as informações relevantes logo na descrição de sua página ou evento, para facilitar o relacionamento com novos visitantes.

Por exemplo: o local do evento, atrações, modalidade dos esportes, etc. Pense na informação mais relevante que sua audiência está em busca de saber e as forneça de forma clara e objetiva.

A importância de uma URL

Se criar uma página no Facebook para seu evento, você pode facilmente trocar a URL dela.

A URL é o link, aquele endereço que fica no navegador na parte de cima.

Ele serve basicamente para levar a pessoa que clicar no seu link, ou pesquisar diretamente no navegador ir para a página de seu evento. 

Se você personalizar, e deixar com o nome de seu evento, você terá não só uma página mais profissional, mas será mais fácil de ser encontrada pelos mecanismos de busca, seja do próprio Facebook ou até mesmo do Google.

Foto e capa: escolha as certas

Seus principais elementos visuais dentro da sua identidade do Facebook são sua capa e foto de perfil.

Então, capriche na qualidade. Utilize imagens bonitas, autoexplicativas, e que criam um engajamento com seu público.

Nada de letras aleatórias, datas, rosto de pessoas (a não ser que sejam influenciadores em parceria com seu evento esportivo) ou cores estranhamente chamativas.

Transmita alguma ideia ou mensagem pela sua capa, inclusive, fique à vontade para fazer uma CTA (chamada para ação), como se inscrever no evento, seguir sua página, etc.

Leve as pessoas para seu site

Olhe para o Facebook como um meio para um fim, e não um fim. Ou seja, seu objetivo não é levar as pessoas para a página de seu evento na plataforma, afinal de contas, qual é o benefício disso?

Seu objetivo deve ser levar as pessoas do Facebook, para a página de seu evento.

Ou seja, sempre ofereça essa porta de saída, essa ponte, através de links em suas postagens e anúncios.

E se sua página de vendas for um Hotsite do Minhas Inscrições, as suas chances de conversão aumentam significativamente!

Simplesmente pelo fato de que somente com o MI você pode criar o visual que você preferir, enquanto metrifica todas as informações que precisa em seu dashboard.

Para finalizar…

Pronto, agora não é mais um problema para você divulgação no Facebook para eventos esportivos, não é mesmo?

E como já citado no tópico anterior, vale muito a pena você gerenciar seu evento com o Minhas Inscrições, pois além do Hotsite conversivo, você poderá ter acesso a informações muito importantes, sem contar que estará tendo acesso a melhor ferramenta de gestão de eventos esportivos do Brasil.

Também queremos saber sua opinião sobre o artigo. Te ajudou? Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário.

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