Press kit: o que é e como utilizar em eventos esportivos

Organizadores de eventos esportivos podem se beneficiar de um press kit de várias maneiras possíveis, não só por entenderem o que é, mas também por aplicarem em suas estratégias.

Pensando em ajudar os organizadores de eventos esportivos com mais um tema, decidimos trazer hoje tudo que é preciso saber sobre press kit para eventos esportivos.

Então prepare-se, e continue a leitura!

O que é um press kit?

Para começarmos, devemos explicar primeiramente o que é um press kit.

Bom, um press kit, ou muitas vezes chamado de “kit de imprensa”, vem por tradição das empresas de assessoria de imprensa americana, e foi desenvolvido com o intuito de apresentar um projeto grande, como uma empresa, serviço, produto, ou um evento para a mídia. Contendo objetos ou informações que expliquem de forma resumida e sucinta do que o projeto se trata.

Atualmente, um press kit se tornou uma ferramenta muito eficaz na divulgação de projetos – como eventos esportivos – para possíveis parceiros, patrocinadores ou investidores.

Pois reúne em um só documento, todas as informações relevantes e necessárias para interessar e motivar um possível parceiro de negócio.

Olhe para um press kit, como um documento ou apresentação, que contempla todas as informações interessantes comerciais de seu evento. E então, caso seu objetivo seja fazer com que um influencer participe de seu evento esportivo, por exemplo, você pode enviar seu press kit para ele, assim como para qualquer outro possível parceiro.

Quais são os principais benefícios do press kit no marketing esportivo?

principais-beneficios-do-press-kit-no-marketing-esportivo

Em um mundo tão atarefado e corrido, conseguir a atenção das pessoas pode ser uma tarefa difícil. E o press kit entra nesse quesito, oferecendo a possibilidade de captar uma atenção de qualidade de quem pode salvar e agregar muito ao seu evento esportivo.

Sem contar, que o press kit pode ser um conjunto de informações digitais, como também pode ser físico. Como uma caixa cheia de elementos e “brindes” que explicam a identidade e objetivo do seu evento de uma forma direta e interessante.

Visto que ultimamente tudo é feito digitalmente, oferecer um press kit físico para algumas pessoas específicas, como a imprensa ou camarote por exemplo, pode ser uma maneira diferente de deixar seu evento mais interessante e inesquecível.

Claro, se quiser oferecer um press kit para todo mundo que for ao seu evento fique à vontade, não há nada de errado com isso.

Só indicamos fazer isso com poucas pessoas justamente para aumentar o valor percebido sobre o item, para se tornar um item exclusivo, e porque também pode ser bem caro criar centenas de press kits físicos.

Press kit ou mídia kit: quais são as diferenças?

Vez ou outra ouvimos no mercado tanto a expressão “press kit” como “mídia kit”, e isso pode ser confuso para quem ainda não está familiarizado com este tipo de termo.

Por mais que sejam bem parecidos, possuem grandes diferenças em seus objetivos conceituais.

Como já explicado, o press kit é um conjunto de informações e dados, que tem como objetivo explicar e divulgar seu projeto (nesse caso estamos falando de eventos esportivos) de forma espontânea e orgânica. Tudo certo?

Agora, um mídia kit é um conjunto de dados e informações, que envolve o potencial de seu projeto (como projeção de participantes, faturamento estimado, etc), com informações financeiras que possam interessar possíveis investidores. Tudo isso para mostrar o quão eficaz seu evento pode ser, a ponto de fazer sentido ter o investimento.

Olhe para um mídia kit como um tipo de portfólio, ou seja, um documento com o objetivo de mostrar as qualidades e benefícios de seu evento, para agradar pessoas que possam estar interessadas em investir em publicidade e propaganda. Por isso um mídia kit precisa possuir pacotes pré-definidos.

E um press kit, olhe como uma apresentação, física ou digital, de seu evento. Que tem como objetivo familiarizar a pessoa com seu projeto, fazendo com que ela veja o potencial e sinta interesse em agregar valor, sendo algum parceiro ou até mesmo um participante fiel.

Para exemplificarmos, para que não haja dúvidas no tema, imagine que você possua um canal que movimenta muitas pessoas.

Pode ser um blog na internet com mais de 10.000 acessos mensais, ou até mesmo um evento esportivo semestral que envolve de 100 a 200 participantes e mais de 1.000 pessoas como plateia no total, e você pensa em monetizar seu evento, ou blog.

Você disponibiliza para empresas que tenham interesse em espaços para divulgação em locais estratégicos para serem vistos pelo público, como em placas ou em banners no site, por exemplo.

Para que você não tenha que ficar repetindo e fazendo apresentações para cada empresa interessada, você simplesmente desenvolve um mídia kit, ou seja, um documento, que informe basicamente quantas pessoas vão ter acesso ao seu evento ou blog por exemplo, que tipo de pessoa irá frequentar o ambiente, e os preços estabelecidos de vários modelos de publicidade e divulgação.

Sempre que algum interessado surgir, você envia seu mídia kit.

Quando utilizar o press kit?

Atualmente, o press kit possui um objetivo mais amplo do que antigamente, visto que pode ser muito útil sempre que quiser realizar uma divulgação de seu evento de forma simples e sucinta.

Sendo uma boa maneira de conseguir patrocinadores.

Pois diferente do mídia kit, o press kit preza muito mais pela imagem e experiência que o evento deseja passar, do que um documento comercial com preços.

Então, escolher os patrocinadores que mais fazem sentido com seu evento, e enviar um press kit digital, com imagens e vídeos que tornam seu evento algo atraente, é a melhor forma de iniciar uma conversa que poderá resultar em uma parceria comercial.

Sem contar que ao fazer isso você economiza muito tempo abordando e explicando sobre seu evento de forma individual.

Como fazer um bom press kit?

Como já mencionado, você pode criar um press kit físico ou digital, pois cada um possui um objetivo diferente.

A seguir, daremos dicas e passos de como fazer um press kit digital para encantar possíveis patrocinadores e parceiros comerciais para o seu evento esportivo.

Realize um planejamento de qualidade

Bom, primeiramente, é preciso organizar um planejamento de tudo que será necessário inserir em seu press kit.

Por isso, conheça tanto o seu público-alvo quanto o de seu possível parceiro.

Porque se seu público for garotos de 16 anos, e o público de seu patrocinador for pessoas de renda alta que possuem interesse em golf e carros de luxo, com certeza não surtirá efeito algum o envio de um press kit.

Então defina o que terá em seu press kit digital para eventos esportivos que faça sentido com suas estratégias.

Estabeleça suas metas

Cada press kit carrega um objetivo diferente, por isso, defina muito bem quais serão os seus.

Só quer passar uma imagem positiva para empresários que podem agregar valor ao seu evento? Quer presenteá-los por terem assistido seu evento? Deseja mostrar o quanto seu evento pode dar certo para instigar uma possível parceria? Quer deixar claro uma espécie de convite para patrocinar seu evento?

Qualquer que seja seu objetivo, defina antes de tudo, pois isso irá afetar a criação do mesmo.

Criatividade nunca é demais

A dica aqui é incluir em seu press kit praticamente tudo aquilo que torna seu evento único.

Seja as atrações, os participantes, o local que será realizado, a data, qualquer coisa.

Depois que souber o que torna seu evento diferente, e até mesmo mais interessante do que os dos concorrentes, tenha ideias que possam destacar essa característica.

Vamos supor que o diferencial de seu evento é o local, pois será realizado em uma praia particular linda e paradisíaca no litoral paulista. 

Incluir vídeos e imagens do local de uma forma bonita e criativa é uma boa ideia para se destacar e passar a melhor imagem que puder.

Construa a apresentação

Com objetivos e diferenciais definidos, chegou a hora de criar seu press kit por meio de um documento/apresentação.

Lembre-se, se escolher criar um press kit físico, essas dicas não farão 100% de sentido, mas como estamos focando aqui em apresentação de eventos para possíveis patrocinadores, iremos direcionar para este objetivo.

Introdução

Se criar um PDF ou uma apresentação, o indicado é começar com uma introdução, mais conhecido como “realese”.

Dedique um pequeno esforço nessa parte, pois se você não caprichar, a pessoa pode nem continuar com o resto da leitura de seu press kit.

Faça uma introdução que incentive a pessoa a continuar lendo ou assistindo seu press kit, com textos e chamadas atraentes.

Informações relevantes

Logo depois da introdução, você deve incluir informações relevantes de seu evento.

Por exemplo: qual é seu maior objetivo com esse evento esportivo, quem se beneficiará, quem irá participar e interagir, de que forma seu evento irá marcar as pessoas que participarem ou assistirem, etc.

Materiais visuais

Também é muito válido a inserção de vídeos e imagens que interpretem de alguma maneira o seu evento e as propostas que deseja passar.

Vídeos dos atletas praticando o esporte escolhido em eventos passados é uma boa forma de mostrar o tipo de experiência que seu evento deseja passar.

Dados e estatísticas do evento

Logo em seguida, como nosso objetivo é a captação e divulgação para parceiros comerciais, você pode inserir uma seção com o tema “é de seu interesse”.

Nela, você iria falar sobre os dados que poderiam atrair possíveis parceiros, como quantidade de pessoas que irão participar, sua projeção de faturamento, como possíveis patrocinadores podem agregar valor, quanto já foi investido, qual será o ROI deste evento e por aí vai.

Ofereça brindes

E como uma última cartada, nada mais justo do que oferecer certos brindes, mesmo que eles não se tornem seus parceiros, pois dessa forma você estará garantindo um bom relacionamento, possibilitando assim, parcerias futuras.

Você também pode oferecer descontos no evento caso queiram assistir ou participar, ou até mesmo enviar alguns objetos como garrafinhas de água com o logo de seu evento por correio alguns dias antes de enviar seu press kit, etc.

Para finalizar…

Agora você já sabe o que é e como criar seu press kit, seja para agradar participantes e visitantes, ou para conseguir patrocinadores e parceiros comerciais para seus eventos esportivos.

E para garantir um evento esportivo de qualidade, além de um press kit você precisa gerenciar seu evento com excelência.

Por isso, você precisa conhecer agora mesmo a melhor ferramenta de gestão de eventos esportivos do mercado brasileiro: o Minhas Inscrições!

Poderíamos ficar falando aqui tudo o que você pode conseguir ao aderir a nossa ferramenta, mas queremos que você veja com seus próprios olhos, então clique aqui e conheça, você irá se surpreender!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
LOGO MI

Crie seus eventos no
Minhas Inscrições

Tenha as melhores ferramentas para uma gestão completa de seus eventos em um só lugar.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Checklist do Organizador de Eventos