Promoter de eventos: o que é, o que faz, como ser um promotor, como contratar e tudo sobre!

Promoter de eventos, também conhecido como promotor de eventos, é um profissional essencial para alavancar o sucesso de um evento.

Afinal, ele é um dos responsáveis na divulgação de um evento, sendo o seu principal objetivo atingir o público-alvo e conseguir ainda mais participantes.

Em produções mais complexas é comum ter esse tipo de profissional na equipe, já que o organizador consegue focar em todas as outras áreas, e o promoter foca exclusivamente nas ações para a divulgação.

Isso porque em alguns casos, geralmente em produções mais simples, é possível ver o próprio organizador cuidando dessa parte de divulgação do evento. 

De qualquer forma, o promoter de eventos faz diferença no resultado final, e por isso, ao longo deste conteúdo você descobrirá tudo sobre, como:

  • o que é promoter de eventos?
  • o que faz um promotor de eventos?
  • como ser um promoter de eventos;
  • onde contratar um promoter de eventos?
  • benefícios de contratar um promotor.

Então, continue a leitura até o final!

Aproveite e leia também: Ações de Marketing no Instagram: Top 10 melhores estratégias para se destacar!

O que é promoter de eventos?

O promoter de eventos ou, promotor de eventos, tem como principal objetivo promover o evento em questão para o público-alvo. Ou seja, ele planeja ações e estratégias para aumentar a venda de inscrições, aumentando o resultado da produção de forma significativa.

Como citamos, é normal que em eventos de menor porte o organizador ou produtor seja o responsável pela divulgação. No entanto, em produções maiores é comum o papel de promotor, já que esse profissional ficará exclusivo no trato das vendas de inscrições.

Vale ressaltar que o promotor de eventos precisa gerar identificação com a audiência em questão. Por isso é comum que existam promotores especializados em diferentes eventos e perfis de participantes.

Entenda no próximo tópico o que faz um promoter de eventos, na prática.

Vem com a gente!

Leia também: Pós-evento: 10 dicas para surpreender e encantar os participantes!

O que faz um promotor de eventos?

Um promotor de eventos fica responsável pelas seguintes atividades:

  • elaboração de ações promocionais para divulgação do evento;
  • planejamento da divulgação em locais estratégicos;
  • estabelecer identificação com o público-alvo;
  • distribuição de brindes e materiais promocionais para os participantes;
  • relatórios com os resultados das ações estratégicas de marketing;
  • construir uma imagem pública conforme os interesses da audiência.

Por esta razão, se o objetivo é alavancar o número de vendas de inscrições de uma produção, contar com um promoter de eventos é uma excelente forma de atingir as metas estabelecidas.

Leia também: Ação de marketing: o que fazer em feriados e datas comemorativas.

Como ser um promoter de eventos?

Outra dúvida muito frequente é: como se tornar um promotor de eventos?

Bom, para ser um promoter de eventos, a primeira coisa a ser feita é se manter atualizado por meio de cursos, treinamentos e workshops do mercado.

Lembrando que as principais habilidades buscadas em um promotor são:

  • boa comunicação;
  • poder de convencimento;
  • capacidade de negociação;
  • criatividade;
  • boa dicção.

Cursos na área de marketing, vendas, persuasão são ótimos caminhos para se tornar um promoter ainda mais bem-sucedido.

Essa carreira não exige uma formação acadêmica específica, mas independente disto é fundamental aprimorar seu currículo com experiências e formações que indiquem interesse na área.

Vale destacar que o networking é obrigatório para um promotor de eventos

Afinal, esse profissional lida diretamente com o planejamento e execução de estratégias de marketing, que, na maioria das vezes, demandam outras marcas e empresas para um destaque ainda maior.

Agora que você já sabe como ser um promoter de eventos, vamos entender onde contratar um, já que ele é capaz de transformar os resultados da água para o vinho.

Leia também: Funil de vendas para eventos: o que é, benefícios, como fazer e muito mais! Guia completo.

Onde contratar um promoter de eventos?

Se você quer contratar um promoter, é de suma importância que este profissional esteja presente desde o planejamento do seu evento.

Isso porque a pessoa precisa estar atualizada desde o início de todo o processo e metas para o evento em questão. Desta forma é possível alinhar as expectativas.

Além disso, o promotor pode ajudar em questões que podem mudar totalmente o rumo do evento, como o local, ou até mesmo o tema, para ser ainda mais atrativo e fácil de divulgar.

Você pode optar por agências especializadas ou um profissional autônomo. 

Existem inúmeras vantagens em contratar um promotor de eventos, e para te ajudar a entender mais sobre o porquê ter um em suas produções, separamos no próximo tópico os principais benefícios. Confira abaixo!

Você pode se interessar também: Copywriting para eventos: saiba como usar essa técnica a seu favor!

Benefícios de contratar um promotor!

Como já citamos, existem inúmeras vantagens em contar com um promoter para o sucesso de um evento. 

No entanto, para facilitar separamos os principais benefícios para você, ou sua equipe, terem ainda mais certeza de que ter esse profissional no time faz toda a diferença.

Vamos lá!

Maior alcance

Com a parceria de um promotor, alcançar mais pessoas interessadas em seu evento se torna uma tarefa mais fácil.

Afinal de contas, esse profissional é especializado justamente em conseguir atingir ainda mais pessoas para a sua produção.

Por meio de estratégias e ações de marketing e vendas vindas, principalmente, do promotor, é possível alcançar o seu público-alvo de forma assertiva e mais eficaz.

Maior produtividade para a equipe

Com uma pessoa focada em divulgar o evento e exclusivamente nas estratégias de marketing, o restante da equipe, como o organizador, produtor, administrador, entre outros, conseguem focar em suas principais atividades.

Isso faz com que a produtividade aumente, já que cada membro sabe exatamente quais suas responsabilidades, além de não sobrecarregar ninguém.

Aumento no ROI (Retorno sobre o Investimento)

Caso não esteja muito familiarizado com o termo ROI, calma que iremos te explicar agora.

ROI é uma sigla em inglês que significa “Return on Investment”, traduzido para o português significa “Retorno Sobre o Investimento”. 

Ele é um dos mais importantes indicadores financeiros que você pode usar em seu evento, já que indica se tal estratégia ou ação deu um retorno positivo. Ou seja, se superou o investimento realizado.

Com o promotor de eventos focado em planejar e executar as estratégias de marketing específicas para o público-alvo, é quase uma consequência, obter maiores resultados em suas produções.

Isso porque as estratégias não são gerais, e sim focadas em atrair determinadas pessoas com ações específicas. 

Maior identificação com o público-alvo

O promotor certo é aquele que consegue gerar identificação com a audiência, e construir uma boa relação com o público.

Ele representará o seu evento, por isso a escolha deve ser minuciosa, já que sua influência é grande.

Ao escolher a pessoa certa, ou as pessoas certas, o seu público se sentirá ainda mais confortável com a marca/empresa em questão, o que aumentará sua confiança, credibilidade e fãs da marca.

Para finalizar…

Agora que você já sabe tudo sobre promoter de eventos já se sente preparado para contratar um para o seu próximo evento, ou até mesmo se tornar um?

Como foi um conteúdo cheio de informações, confira abaixo os tópicos que abordamos ao longo deste artigo:

  • o que é promoter de eventos?
  • o que faz um promotor de eventos?
  • como ser um promoter de eventos;
  • onde contratar um promoter de eventos?
  • benefícios de contratar um promotor.

Agora queremos saber a sua opinião sobre este conteúdo! O que achou do nosso artigo? Deixe aqui nos comentários sua opinião, estamos ansiosos para ler.

Nossa última dica para fechar com chave de ouro, caso seja um futuro promotor, ou se está ponderando contratar um é: faça a gestão de seu evento com a ferramenta Minhas Inscrições! 

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Além disso, leia outros conteúdos para alavancar suas próximas edições:

Até a próxima!

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