Meetup: o que é, vantagens, como organizar e muito mais! Guia completo

A cada ano surgem diversos modelos de trabalho que agregam bastante no aprendizado das mais diversas áreas do conhecimento. Uma das táticas criadas para facilitar este processo é o meetup, reuniões com teor mais informal, capazes de criar networkings incríveis! 

A grande vantagem desse tipo de reunião é que seu contexto informal ajuda a reunir profissionais de diferentes nichos de trabalho. Longe da intensificação de eventos oficiais que refletem o mundo corporativo, o modelo meetup oferece a oportunidade de conhecer pessoas com interesses semelhantes e trabalhar nos mesmos ambientes.

Para sanar quaisquer dúvidas a respeito deste tipo de evento que vem se expandindo nos últimos anos, nossa equipe reuniu neste artigo as principais informações sobre o tema. Aqui, você encontrará os seguintes tópicos:

  • O que é meetup?
  • Qual é a origem dos meetups?
  • Como funcionam os meetups?
  • 5 passos para organizar um meetup;
  • Como você pode usar a estratégia de comunicação meetup da sua empresa?
  • Qual é a diferença entre coworking e meetups?
  • Por que os meetups são importantes?

Boa leitura!

O que é meetup?

Um homem falando enquanto outras pessoas prestam atenção.

O meetup é um encontro informal onde as pessoas se reúnem para discutirem sobre um determinado assunto. 

O objetivo destes encontros é a troca de ideias e a comunicação, sendo uma excelente oportunidade para desenvolver o trabalho de empreendedores, profissionais independentes e interessados ​​em geral, que pretendam saber mais sobre um certo tema.

Ao criar condições para que os profissionais se encontrem, conversem e se conheçam melhor num ambiente descontraído e informal, o meetup promove um sentimento de reconhecimento e incentivo. 

Qual é a origem dos meetups?

Um meetup com 6 pessoas

Essa visão de produtividade cresceu no Vale do Silício, onde esses meetups agora são tão frequentes quanto os happy hours aqui no Brasil. Essa tática provou ser uma estratégia antiga e eficiente para empreendedores e investidores locais se reunirem e discutirem sobre seus projetos e expectativas.

Originalmente ligado ao universo das startups, esse tipo de encontro serve como canal de comunicação entre empreendedores, criadores e investidores.

Por acontecer informalmente, o encontro meetup não tem a pressão causada pelos testes de rotina em uma reunião oficial. Assim, ajuda a expressar ideias e sugestões, sem regras e expectativas.

Apesar dessa aparente “desorganização”, há um princípio que rege essas reuniões: abertura ao feedback honesto. Como o objetivo é apresentar ideias, projetos e propostas de forma pessoal, cria-se espaço para comunicação aberta e, portanto, direta e clara.

O contexto do meetup oferece uma boa oportunidade para que as pessoas explorem suas ideias e, dessa forma, possam melhorar suas estratégias de trabalho e posicionamento.

Antes do meetup, ainda não havia como reunir pessoas com conteúdo informal, mas com objetivos profissionais.

Funciona muito bem no mundo tecnológico americano (e agora no Brasil) especificamente porque conecta pessoas que amam as mesmas coisas e foca na criação de vínculos profissionais, permitindo a troca de experiências. Em suma, essa é a origem dos meetups.

Como funcionam os meetups?

Chegamos a um ponto realmente importante: entender como funciona um meetup. Adiantamos que, logo no início, no primeiro passo, o organizador deve escolher seus temas favoritos e selecionar os grupos que deseja participar de sua cidade. 

Conforme mencionado, as reuniões meetups são gratuitas e voltadas para discussões informais. Assim, se você está acostumado apenas com encontros formais, pode ser normal que você sinta uma diferença gritante no modelo de encontro. 

Em outras palavras, o meetup deve ser um lugar confortável, capaz de manter as pessoas cômodas, proporcionando um bom lugar para as pessoas ficarem de pé, para que possam conversar e se movimentar dentro da natureza em paz.

Portanto, além de escolher um local que se enquadre na proposta do evento, é preciso escolher um tema sensato, para ser o centro da discussão.

De qualquer forma, concentre-se em tópicos que sejam de seu interesse e do seu público.

E se necessário, nada impede que você entre em contato com os promotores e celebridades de um determinado tema para que possa participar, aumentando assim o número de participantes.

Você também tem a liberdade de criar a atração principal, ou seja, definir certas expressões e focar antes que a conversa comece. Como uma espécie de pré-show.

E, como costuma acontecer, uma programação pós-evento é muito importante, portanto, reúna o máximo de feedback possível e prepare convites para a próxima reunião meetup, bem como possíveis sugestões de tópicos.

5 passos para organizar um meetup!

3 pessoas sentadas em uma mesa, uma delas está de costas e da para ver apenas os cabelos

Agora que você já sabe o que é e como funciona um meetup, chegou a hora de entender como organizar esse tipo de evento da melhor forma possível.

Conforme mencionado, as reuniões são voltadas para discussões informais, ou seja, se você está acostumado a planejar e participar de eventos formais, sensíveis e institucionais, poderá sentir uma grande diferença na hora de planejar sua primeira reunião.

Em outras palavras, deve ser um lugar amigável, mantendo as pessoas confortáveis, proporcionando um bom lugar para as pessoas ficarem de pé, para poderem conversar e se movimentarem com tranquilidade.

Portanto, além de escolher um local que se enquadre na proposta do evento, é preciso escolher um tema sensato, para ser a base da discussão.

Geralmente os tópicos dos meetups são: negócios, linguagens de programação, novos interesses e oportunidades, etc.

De qualquer forma, concentre-se em tópicos que sejam de seu interesse e do seu público-alvo.

E se necessário, nada impede que você entre em contato com os influencers e celebridades de um determinado tema para que possam participar, aumentando assim o número de participantes.

E ao escolher um local, defina um ambiente razoável para fornecer comida e bebida. Sempre tenha em mente que tudo do lugar deve ser pensado em praticidade e locomoção.

Você também tem a liberdade de criar a atração principal, ou seja, definir certas atrações e focar antes que a conversa comece.

E, como já sabemos, o pós-evento é muito importante, portanto, reúna o máximo de feedback possível e prepare convites para a próxima reunião, bem como possíveis sugestões de assuntos.

Resumindo em tópicos, podemos listar os 5 principais passos para organizar os meetups em:

  1. Selecione bem o tema, escolha um que possua base teórica e seja de fácil discussão;
  2. Convide o máximo de pessoas possíveis que possam contribuir para as reuniões;
  3. Escolhe um ambiente propício para gerar conforto e familiaridade aos convidados;
  4. Esteja preparado caso o meetup leve mais tempo do que o imaginado, afinal discussões são sempre imprevisíveis;
  5. Saiba pedir feedbacks, bem como defender o seu ponto de vista.

Como você pode usar a estratégia de comunicação meetup em sua empresa?

O meetup é uma alternativa poderosa e importante que pode beneficiar tanto os organizadores quanto os participantes, já que é um formato que possibilita a troca de conhecimento de um modo descontraído. 

A boa notícia é que você pode encontrar outros potenciais parceiros para participarem do evento, o que pode agregar ainda mais o encontro de modo geral.

Você também pode obter apoio de empresas e incubadoras locais para administrar suas equipes e divulgar seu evento, o que fará com que ele seja conhecido por mais pessoas.

Mas, se você ainda tem dúvidas sobre quais são os benefícios de sua empresa organizar um meetup, continue a leitura para descobrir!

A chave é construir a reputação da sua empresa, tornando-a  referência tanto para a comunidade quanto para os colaboradores.

Além disso, você fornecerá conteúdo para a comunidade, ou seja, estará educando um público que terá boas chances de se tornarem clientes da sua empresa. 

Qual é a diferença entre coworking e meetups?

Apesar de serem coisas completamente diferentes, ainda há confusão em torno dos princípios de coworking e meetups. 

Primeiro, vamos definir coworking.

O coworking é um ambiente de trabalho compartilhado

O coworking se trata de uma ação ou local onde trabalhadores de um mesmo setor privado escolhem trabalhar juntos. Essa estratégia ajuda a economizar em todos os custos relacionados a móveis, internet e infraestrutura.

Neste modelo, as pessoas interagem mais de perto, em vez de se isolarem. 

Agora, vamos voltar à ideia de meetups

Como você já sabe, o meetup é um evento que reúne um grupo de pessoas que tem como objetivo discutir sobre determinado assunto. Ou seja, elas debatem e trocam informações valiosas sobre um certo tema, além de fortalecerem o networking.

Por se tratar de um evento informal, os organizadores do encontro convidam apenas aqueles que realmente se interessam pelo assunto.

Por que os meetups são importantes?

5 pessoas em um meetup, uma delas está em pé colando postits na parede.

Todo profissional, independentemente do local de trabalho, deve perceber a importância da comunicação e da interação na era digital, uma boa rede pessoal é uma chave importante para o sucesso.

Por isso, esses encontros são tão fundamentais, pois contribuem para o crescimento e a comunicação entre as empresas, além de proporcionar a troca de experiências entre os profissionais.

Além dessas vantagens, confira abaixo os principais benefícios de organizar um meetup!

Treinamento de equipe

A tecnologia está em constante evolução, e essa transformação está acontecendo de forma muito rápida, por isso os profissionais precisam estar atualizados e atentos às novas tendências tecnológicas do mercado. 

Os meetups tornam-se uma importante ferramenta de capacitação sobre novas tecnologias e tendências, além de ser uma ótima opção para impulsionar os colaboradores em suas áreas profissionais.

Novos looks, novas ideias

A ideia dos meetups é ouvir profissionais que tenham o mesmo interesse por assuntos específicos, expondo diferentes perspectivas, com base em sua experiência. 

O que pode ser uma poderosa ferramenta para encontrar novos pontos de vista sobre negócios e, consequentemente, novas soluções.

Visibilidade do produto

Os meetups podem ser uma ótima vitrine para sua empresa, com a possibilidade de apresentar seus produtos e serviços de forma descontraída, não focando apenas em vendas, mas também em informações. 

Uma ótima oportunidade para passar informações e fortalecer o branding da marca.

Informações sobre o público-alvo

Conhecer o público-alvo da sua empresa é essencial para garantir bons resultados. Os meetups conseguem proporcionar um momento para melhor entendimento das empresas e pessoas que sua equipe de vendas está tentando alcançar, reduzindo bastante o tempo de negociação gasto com eles.

Porque, estes encontros permitem-nos ouvir e aprender enquanto conversamos sobre o seu negócio, necessidades, problemas, interesses e objetivos.

Oportunidades para novos clientes e parceiros

Não importa o tamanho da empresa, parcerias são sempre bem-vindas e os meetups são ótimos lugares para explorar e identificar potenciais parceiros, além de serem uma ótima oportunidade de conquistar novos clientes para sua empresa.

Conecte-se com novas ideias

Vivemos um tempo de evolução contínua, novas ideias surgem diariamente com novas tecnologias, oportunidades de negócios e avanços de processos. 

A transformação corporativa mais comentada e desejada existe para nos provar a necessidade de constante inovação e aprendizado, para se preparar para grandes mudanças e, claro, os encontros meetups oferecem esses contatos e aprendizados únicos.

Meetup: considerações finais…

Agora que você já sabe o que é meetup, sua origem, benefícios  e quais os inúmeros benefícios proporcionados por esse tipo de evento, está na hora de organizar o seu! 

Chegou a hora de você colocar a mão na massa e investir na produção dos seus eventos, e claro, conte com o Minhas Inscrições para organizar os melhores eventos, tanto online quanto presenciais, de sua empresa!

Além disso, separamos alguns conteúdos que podem ser interessantes para você organizar ainda mais eventos de sucesso, confira:

Também queremos saber sua opinião sobre este conteúdo, coloque nos comentários suas impressões e dúvidas! 

Até a próxima!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
LOGO MI

Crie seus eventos no
Minhas Inscrições

Tenha as melhores ferramentas para uma gestão completa de seus eventos em um só lugar.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Checklist do Organizador de Eventos