Eventos corporativos: o que são, tipos e como organizar! Guia completo

A organização de um evento corporativo é de total importância para quem pretende passar informações, instruções e conhecimentos para seus funcionários de forma assertiva.

No entanto, com o passar do tempo, os tipos de eventos corporativos foram sofrendo algumas mudanças, se tornando mais interativo e descontraído. Essas estratégias foram melhoradas para captar a atenção de sua audiência.

A mudança da organização de eventos deu espaço para dúvidas. Afinal de contas, qual a melhor alternativa para promover o seu negócio, captar a atenção de clientes ou funcionários?

Neste artigo, falaremos sobre os principais tipos de eventos corporativos, para que cada um deles se destina, além de como uma ferramenta de eventos pode ajudar na hora de organizar essas ocasiões com total assertividade. Leia até o final, e saiba tudo sobre esse tema!

Ao longo deste conteúdo, você poderá conhecer a fundo sobre os eventos corporativos, visto que detalharemos:

  • o que é um evento corporativo?
  • quais são os tipos de eventos corporativos?
  • o que são eventos sociais e corporativos?
  • como fazer um evento corporativo?
  • para que serve eventos corporativos?

Preparado?

Então, vamos lá!

O que é um evento corporativo?  

Fonte: Banco de imagens Pixabay

Eventos corporativos são atividades em grupo, realizadas com propósito de promover algum produto ou serviço, estreitar laços com clientes e parceiros, ou passar conhecimentos para funcionários. 

Hoje em dia, existem diversos tipos de eventos corporativos, desde workshops, até simpósios ou feiras. É importante compreender a finalidade de cada um na hora de organizar um.

Esse formato de evento é baseado na interação dos participantes e costuma ter objetivos estritamente profissionais. Existe uma variedade de nomes para essa atividade, também muito conhecida como evento empresarial.

Apostar em eventos corporativos pode auxiliar para aproximação de marcas com seu público-alvo, além de promover treinamentos motivacionais para funcionários e transmissão de novos conhecimentos ao vivo.  

Quais são os tipos de eventos corporativos?

Fonte: Banco de imagens Pixabay

Existem diferentes tipos de eventos corporativos hoje em dia. Inclusive, não é preciso se prender ao modelo presencial como antigamente, já que existem os eventos online ou, até mesmo, híbridos

Conhecer as alternativas para organização de eventos empresariais, assim como entender a finalidade de cada um, pode ser o diferencial para um evento bem-sucedido. 

Entenda melhor a seguir!

Palestras

Um dos tipos de eventos corporativos são as palestras. Muito populares, elas costumam durar pouco, em torno de uma hora e meia à três horas. Em geral, elas apresentam um especialista para abordar temas interessantes à sua audiência.

Um dos modelos mais utilizados no mundo corporativo são as palestras motivacionais, a fim de encorajar o bom ânimo dos funcionários, parceiros ou clientes. 

Além disso, também podem ser comportamentais ou instrutivas, trazendo informações relevantes sobre a empresa, visão, valores, etc. Seja como for, uma de suas características é o não aprofundamento por conta de sua curta duração. 

Elas podem fazer parte de eventos corporativos maiores, como no caso de feiras, workshops e congressos. A ideia é chamar a atenção do público para um assunto específico.

Seminários

Seminários são eventos corporativos voltados para a aplicação de atividades específicas por especialistas em um determinado tema. A ideia é transmitir conhecimento para a audiência.

Os seminários podem ser presenciais ou online, e contam com debates e discussões sobre um determinado tema definido pelos organizadores. Em geral, esse formato de evento é encerrado sem uma verdade absoluta, já que os fatos são apresentados de um único ponto de vista: o do especialista.

Na organização do seminário, se escolhe um tema, onde é feito a elaboração do conteúdo, exposição de fatos e espaço para discussões sobre o assunto proposto. 

Conferências

As conferências são um tipo de evento corporativo popular e podem promover as ações de uma empresa de maneira positiva. Em geral, contam com convidados especialistas, conhecidos como conferencistas. 

A ideia principal é abordar um tema principal de modo a solucionar um problema ou levantar hipóteses sobre determinado assunto. Normalmente, a audiência tem domínio sobre os temas abordados.

O conferencista recebe perguntas realizadas pela plateia e direciona para os convidados que, por sua vez, respondem à questão. É útil para transmitir conhecimento, compartilhar técnicas e resolver problemas em comum.

Congressos

Congressos são eventos corporativos maiores. Em geral, eles contam com cronograma de temas a serem abordados e atividades para serem realizadas. 

Por isso, podem durar alguns dias ou, até mesmo, uma semana. 

Durante o congresso ocorrem outros pequenos eventos corporativos como palestras, simpósios e debates. A ideia é oferecer uma atividade completa, cheia de interação e informação de qualidade.

Esse formato de evento visa o desenvolvimento sócio cultural e intelectual de sua audiência. Por isso, é comum contar com a participação de grandes pensadores, universidades e outros tipos de entidades.

É comum que eles sejam denominados como internacionais, nacionais ou, até mesmo regionais. Neste caso, significa que nomes internacionais ou de grande influência nacional podem estar presentes.

Convenções

Muito parecidos com os congressos, as convenções são eventos corporativos que contam com a participação mais intensa do seu público. Assim, promovem a interação dos presentes.

Por isso, esse tipo de evento é muito utilizado para promover a interação de uma mesma empresa, envolvendo diferentes setores ou, até mesmo, equipes em específico. 

Modelo popular entre equipes de vendas, também pode ser utilizado por diferentes instituições políticas e governamentais para promover ações sociais ou qualquer outro interesse em comum.  

No entanto, existem tipos de convenções que podem ser coletivas, de comemoração ou celebração de fim de ano, a fim de promover um serviço ou produto específico.

Feiras de negócios

Feiras de negócios também são populares entre os eventos corporativos. Elas podem contar com a exposição de produtos e serviços de diferentes empresas e parceiros. 

Esses eventos são voltados para a construção de networking, promovendo a oportunidade de realizar novos contatos. 

Nesses eventos as empresas expositoras contam com stands para que possam apresentar seus projetos, produtos e, até mesmo, ideias inovadoras para um público em específico.

Simpósios 

Outro tipo de evento corporativo são os simpósios. Através deles a audiência pode debater ideias e conhecer um assunto específico mais a fundo. No geral, contam com um intermediador para apresentar os convidados.

Estes convidados são especialistas de participação exclusiva do simpósio. O evento abre oportunidade para o conhecimento de diferentes pontos de vida sobre um mesmo tema. 

No entanto, não ocorrem discussões entre os participantes, sua interação se restringe à exposição de ideias sobre o tema abordado. Esse tipo de evento é muito útil para a transmissão de conhecimento e debate intelectual. 

Mesa- Redonda

Assim como os simpósios, a mesa redonda conta com a presença de um moderador para apresentar os convidados especialistas. Estes, por sua vez, possuem tempo limitado para expor suas ideias.

A principal diferença desse tipo de evento corporativo é a oportunidade de debate entre os convidados. Além disso, eles também abrem espaços para responderem perguntas da audiência.

Durante a mesa redonda, os participantes são convidados a interagirem com os especialistas, mas cabe ao moderador tentar manter o clima de seriedade unido com momentos de descontração.

Workshops

Os eventos corporativos com formato de workshops são parecidos com cursos. No entanto, nesse modelo de evento, os participantes têm a oportunidade de participar e interagir, por isso o nome “oficina”.

A ideia é que a audiência entenda o tema proposto de maneira assertiva. Para isso, ocorre a exposição de um assunto, seguida de discussão em torno disso com atividades práticas e conclusão sobre as abordagens.

Esse modelo de evento é muito útil para realizar treinamentos, sejam eles pessoais ou profissionais. Isso porque a experiência tende a ser absorvida em grupo, facilitando o entendimento.

Brainstormings

Um evento corporativo que tem chamado a atenção nos últimos tempos são as reuniões de brainstormings (tempestade de ideias). Com propósito de aflorar o lado criativos dos participantes, ela é mais propriamente uma técnica do que um evento. 

No geral, conta com a participação de uma equipe ou setor específico. Nessas reuniões é exposto um problema a ser resolvido onde, os participantes, podem opinar sobre diferentes abordagens para a resolução.

Esse tipo de evento é realizado com frequência em áreas criativas como Publicidade, Marketing e afins. 

O que são eventos sociais e corporativos?

Fonte: Banco de imagens Pixabay

Eventos sociais e corporativos são essencialmente diferentes. Enquanto um deles oferece um ambiente mais seletivo, com pessoas próximas ou em clima de comemoração, o outro serve como exposição de ideias, conhecimento, produtos e serviços.

Os eventos sociais também podem ser realizados por uma empresa, de modo que os funcionários possam se conhecer melhor, comemorar uma data específica ou criar um ambiente descontraído.

A principal diferença entre os dois é o propósito pelo qual ocorrem: os eventos corporativos contam com uma finalidade de ensinar, transmitir conhecimento ou treinar novas técnicas.

Como fazer um evento corporativo? 

Organizar um evento corporativo pode ser bem mais complexo do que se imagina. Isso porque eles contam com uma estrutura pensada e elaborada para atingir um objetivo final.

Em suma, deve-se pensar em alguns pontos antes de organizar esse tipo de atividade empresarial, como:

  • qual o tipo de evento mais adequado para alcançar a meta estabelecida pelo negócio;
  • averiguar o orçamento que a empresa possui para esse formato de  evento;
  • planejamento estratégico sobre a duração do evento;
  • tempo para convidar especialistas, caso necessário;
  • realizar análise de dados para os eventos corporativos.

Por isso, uma alternativa interessante é contar com uma ferramenta de eventos de qualidade para garantir a melhor experiência para todos os envolvidos. 

A ferramenta Minhas Inscrições pode te ajudar a organizar os eventos corporativos de forma assertiva. Assim, o objetivo central da empresa poderá ser alcançado, otimizando recursos e analisando dados valiosos. 

Com o MI, é possível ter uma página de inscrição personalizada, com todos os tipos de acesso ao seu evento, além de contar com uma dashboard completa para acompanhar as inscrições, vagas, cupons de descontos, movimentação financeira e muito mais! 

Para que serve eventos corporativos? 

Fonte: Banco de imagens Pixabay

Como vimos, os eventos corporativos são uma excelente ideia para quem quer promover produtos, treinamentos e conhecimento para um determinado público. Essa audiência pode se referir a funcionários, parceiros ou potenciais clientes.

Esse tipo de evento pode contar com diferentes finalidades. Dentre as principais, podemos destacar:

  • estreitamento de relação entre marca e público-alvo;
  • motivacional para equipes e parceiros;
  • exposição de ideias e obtenção de soluções;
  • para promover determinados produtos e fazer networking;
  • cultivar um clima interno agradável entre as áreas da empresa;
  • promover a competição entre equipes e premiar bons resultados.

Por essas e outras, essas atividades são cada vez mais comuns nas empresas e, conforme seus formatos são otimizados, mais atraentes e assertivos eles ficam. 

Considerações finais sobre eventos corporativos

Eventos corporativos ou eventos empresariais, são atividades em grupo realizadas com propósito estritamente profissional. Em geral, costumam envolver a transmissão de conhecimento, explicação de novas estratégias a serem implementadas ou atividades para promover a competitividade na empresa. 

Seja como for, esses eventos podem ser um ponto-chave para quem quer manter os funcionários atualizados, motivados e conectados com os objetivos, valores e planejamento estratégico da companhia.

Para te ajudar a organizar um evento assertivo que possa atingir os participantes da forma correta, a ferramenta Minhas Inscrições conta com uma infinidade de recursos elaborados e pensados para você. Basta se cadastrar no site como novo organizador, publicar seus eventos e abrir as inscrições com a menor taxa do mercado!

Agora você já sabe tudo sobre eventos corporativos, quais os principais formatos e a importância de contar com uma ferramenta para gerir os dados e otimizar os resultados.

Não deixe de comentar o que achou deste conteúdo, além de compartilhar com seus amigos organizadores de eventos. Além disso, aproveite para conhecer mais alguns de nossos conteúdos:

Até a próxima!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
LOGO MI

Crie seus eventos no
Minhas Inscrições

Tenha as melhores ferramentas para uma gestão completa de seus eventos em um só lugar.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.