O copywriting para eventos é uma maneira eficaz de impulsionar a divulgação de um evento. Esse tipo de técnica se mostrou uma das principais estratégias de vendas de produtos e serviços da última década, eficaz para o impulsionamento de marcas na internet.
Com o passar do tempo, a internet se mostrou solo fértil para vendas, fazendo com que diversas técnicas fossem aprimoradas a fim de levar o usuário a completar uma ação.
Seja preenchendo um formulário, comprando um produto ou se inscrevendo para um curso online, o copywriting se mostrou fundamental para essas tomadas de decisão. Para isso, diversas técnicas persuasivas e gatilhos mentais são utilizados.
Ficou curioso? Então leia este artigo até o final para entender o que é copywriting e como usar essa técnica para fazer a divulgação de um evento. Neste artigo, você irá descobrir:
- O que é copywriting?
- Quais são as técnicas de copywriting?
- O que é copywriting exemplos?
- Copywriting para eventos: como fazer uma boa divulgação de um evento?
O que é copywriting?
Fonte: Pixabay
O copywriting é um conjunto de técnicas de escrita persuasiva com o objetivo de levar o leitor a realizar uma ação: se inscrever em um site, baixar um e-book, comprar um produto, participar de um evento, etc.
O profissional responsável por fazer a copy, pode elaborar textos persuasivos para e-mail marketing, mensagens de WhatsApp, página de vendas, lançamentos de produtos e muito mais.
Embora seja um conceito novo no Brasil, tanto o marketing offline como o digital já se aproveitaram muito dessa técnica para transformar pequenos negócios em grandes potências para vendas.
O termo copy foi criado em meados de 1928 por Noah Webster. Esse termo se referia a capacidade de criar textos criativos no ramo jornalístico impresso. Assim, para se destacar dos outros redatores da época, os criativos e inovadores passaram a se chamar copywriters.
Hoje em dia, essa técnica se mostrou tão eficaz na internet quanto era no meio impresso e é comum encontrar profissionais de copy escrevendo para sites e blogs.
Quais são as técnicas de copywriting?
Fonte: Pixabay
Para escrever uma boa copy, o profissional deverá se atentar a algumas técnicas que auxiliam na fluidez do texto e seu poder de persuasão. Para isso, é comum incorporar gatilhos mentais na estrutura textual e algumas sentenças com CTA (Call to Action).
Conheça 5 das principais técnicas de copywriting para criar textos capazes de vender qualquer coisa e impulsionar a venda de ingressos para um evento. Confira!
Utilize gatilhos mentais
Uma das principais técnicas utilizadas para montar uma copy, são os gatilhos mentais. Segundo a psicologia, alguns fatores além da racionalidade, podem contribuir para nossa tomada de decisão.
Os gatilhos mentais conseguem ativar esses fatores e criar uma necessidade de tomar uma atitude de imediato, sem haver sequer tempo para pensar a respeito. Dentre os pilares dessa técnica, podemos destacar:
- necessidade de urgência: colocar um prazo final para uma promoção fazendo com que os clientes queiram comprar imediatamente;
- reciprocidade: o ser humano sente necessidade de retribuir um favor, por isso, ao receber uma informação valorosa em um site ou ter o problema solucionado com rapidez, tende a querer realizar algo em retribuição;
- aprovação social: todo mundo quer fazer parte de uma comunidade. Por isso é comum que se sinta necessidade de fazer também, quanto mais pessoas comparecem em um evento, mais pessoas querem comparecer;
- escassez: anunciar a escassez de um produto tende a chamar a atenção para ele. Por isso, anunciar os últimos ingressos para um evento é uma excelente ideia;
- autoridade: é comum preferir comprar de lugares e pessoas confiáveis, essa confiança vem através da autoridade de uma marca.
Além dessas, ainda existem diversas outras técnicas de gatilhos mentais que podem ser abordadas para aumentar o número de vendas ou impulsionar a divulgação do seu evento.
Se atente a pontos específicos do texto
Algumas especificidades na produção textual devem ser analisadas na hora de montar um texto de copywriting para eventos. A estética também importa, além da facilidade do leitor compreender a mensagem.
Dentre os principais pontos a se observar, podemos destacar:
- títulos atraentes: os títulos são a primeira fisgada no leitor, ele precisa querer parar para ler a respeito do seu evento;
- escalabilidade: facilidade do leitor em ler o texto e encontrar as informações que precisa, como a intenção do evento, horários, duração, etc;
- palavras de simples entendimento: para compreensão da mensagem;
- texto objetivo: ninguém gosta de perder tempo, então quanto mais claro e direto a copy, melhor.
Além disso, é importante tomar cuidado ao repetir palavras, para que o texto não se torne maçante e o usuário perca a vontade de continuar a leitura. Em geral, copies para eventos tendem a ser mais objetivas, diretas e assertivas.
Use metáforas e exemplos
Uma técnica bem vista no copywriting para eventos é o uso de metáforas e exemplos para criar uma afinidade com o leitor e facilitar seu entendimento. Em alguns casos, pode ser utilizada uma história com técnicas de storytelling.
Isso vai depender do tipo de copy que está sendo produzida e quantas palavras o profissional poderá trabalhar. Em alguns casos, podem ser mais longas, dando espaço para criar uma ligação com o leitor.
Nestes cenários, você pode indicar histórias de pessoas transformadas por conta deste evento. Ou exibir um cenário onde o evento consegue transformar a realidade dessa pessoa e de seu negócio.
Use tom de voz ativo
Como vimos acima, autoridade é uma das técnicas de gatilhos mentais que podem ajudar a construir um texto de copywriting. Neste caso, a utilização de um tom de voz ativo pode ser o ideal.
Isso porque ele passa a impressão de autoridade, além de não dar espaço para que o leitor pense a respeito da ação proposta. Assim, é mais provável persuadir o leitor e criar uma taxa alta de conversão.
Use e abuse do CTA (Call to Action)
Outro ponto alto do texto copywriting para eventos é o uso de CTA (Call to Action). Em geral, isso significa chamar o leitor para uma ação, seja ler esse texto até o final, se inscrever em determinado site ou comprar um produto.
Alguns exemplos de CTAs são:
- clique e confira;
- se inscreva neste evento agora para garantir os últimos lugares!;
- comente e compartilhe com seus amigos;
- não perca essa oportunidade;
- saiba tudo sobre este evento clicando aqui;
- confira como este evento pode mudar a sua realidade ou o sucesso dos seus negócios;
- entenda como funciona ou saiba mais.
A ideia é usar o tom de voz ativo para direcionar o leitor para a ação desejada conforme a estratégia do texto.
Algumas fórmulas para copy que dão certo
Fonte: Pixabay
Existem algumas fórmulas de copywriting conhecidas por conta de seus resultados de alta conversão. Apesar de se adaptarem aos diferentes tipos de estratégias e objetivos com o texto, elas seguem o mesmo padrão.
Dentre as mais conhecidas e bem-sucedidas, podemos destacar três: técnica AIDA, técnica do antes-depois-ponte e a técnica dos 3 porquês. Conheça cada uma delas a seguir!
Técnica AIDA
Essa é uma das técnicas mais populares de copywriting e funciona da seguinte forma: o texto deve prender a atenção do leitor oferecendo a ele algumas informações relevantes.
Essas informações devem desenvolver um desejo em específico no leitor, seja de compra, assinatura de newsletter, cadastro e afins. O intuito é que esse desejo leve o leitor a ação desejada.
Técnica do antes-depois-ponte
Outra fórmula popular de copywriting é a estratégia do antes-depois-ponte. Neste caso, o antes representa um problema que deve ser solucionado. O depois, representa o cenário onde o empecilho já foi resolvido.
Já a ponte, representa o desenvolvimento da solução para determinado problema. Como, por exemplo, soluções que seu evento pode apresentar ao participante.
A ponte leva ao depois, mas seu desenvolvimento acontece por último para que o leitor compreenda a real importância de tal produto ou serviço na resolução de seus problemas.
Técnica dos 3 porquês
Com essa fórmula, o escritor consegue montar uma estrutura para o seu copy de maneira eficaz, a fim de atrair o leitor, acionar gatilhos mentais e expor sua autoridade. Neste caso, o texto deverá responder três perguntas:
- por que você é o melhor? Dentre tantos eventos, porque com vocês?
- por que eu deveria acreditar em você? Dentre tantas empresas, qual o seu diferencial?
- por que eu devo comprar agora? Em geral, usar de escassez pode fazer com o leitor tome essa atitude a fim de não perder essa oportunidade.
O que é copywriting exemplos?
Como vimos, o copywriting se refere a técnicas de escrita persuasiva a fim de levar o leitor a tomar alguma ação, com o objetivo de aumentar o número de conversão em vendas, número de leads e muito mais.
No entanto, você pode estar se perguntando como criar uma copy de fato? Nada melhor do que alguns exemplos de grandes marcas que funcionam. Confira!
Netflix
Todo mundo conhece um dos maiores streamings do mundo, a Netflix. A plataforma de filmes e séries possui milhares de usuários ativos mensais.
Para isso, ela conta com um copy bem instigante: “Filmes e séries, sem limites. Assista onde quiser. Cancele quando quiser. Experimente grátis por 30 dias”.
Uber
Outra marca que ganhou notoriedade foi a Uber. O aplicativo de viagens permite contratar carros particulares para corridas pontuais, eles também contam com algumas copies de impacto.
- Para conseguir parceiros: dirija e ganhe. Cadastre-se;
- Para valorizar os entregadores delivery, lembrando que eles contam com serviço de Uber Eats: “Nem todos os heróis usam capa, alguns usam capacetes”.
Nubank
O cartão roxinho do Nubank surgiu há alguns anos no mercado como um dos bancos digitais pioneiros no país.
Entre suas chamadas mais famosas, destacamos: “Ser Nubank é ter uma vida financeira descomplicada. NuConta com rendimento acima da poupança e cartão de crédito sem anuidade”.
NIKE
A NIKE é conhecida mundialmente por sua linha de roupas e calçados. Todo mundo quer um tênis da marca no pé, mas afinal de contas, quem aqui nunca ouviu falar na famosa frase matadora “Just do It”.
O bordão da marca significa “Apenas faça!”. Com uma linguagem ativa, direta e objetiva, a marca conta com todo um trabalho de storytelling por trás da frase, a fim de inspirar pessoas.
Copywriting para eventos: como fazer uma boa divulgação de um evento?
Fonte: Pixabay
Como vimos, o copywriting é uma estratégia de vendas com técnicas textuais persuasivas que funciona. Não é à toa que grandes marcas, empresas e negócios têm apostado nesse tipo de estratégia.
Capaz de aumentar o número de vendas, impulsionar o alcance de uma chamada e convencer o leitor a tomar uma atitude, é uma estratégia de peso para quem quer divulgar os seus eventos.
Além de contar com as técnicas persuasivas do copy, também se destaca a importância de apostar em uma ferramenta de gestão de eventos como a Minhas Inscrições.
Nela você encontra recursos incríveis para fazer a gestão do seu evento, controlar o sucesso das divulgações, gerir o número de participantes e muito mais. Para isso, cadastre-se como Organizador Parceiro do Minhas Inscrições e publique seus eventos começando com a menor taxa do mercado!
Copywriting para eventos: considerações finais…
Como vimos, utilizar as estratégias de copywriting pode transformar um pequeno negócio em uma máquina de vendas. Da mesma forma, essas técnicas também são capazes de impulsionar a divulgação dos seus eventos.
Além da copy de sucesso, com as técnicas descritas nesse texto, é de suma importância contar com uma ferramenta de gestão de eventos como a Minhas Inscrições para gerir todas as necessidades desse tipo de planejamento.
Agora você já sabe como funciona o copywriting para eventos, a importância de utilizar gatilhos mentais e como fazer uma copy de sucesso. Não deixe de comentar o que achou deste conteúdo e compartilhar com seus amigos.
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Até a próxima!