O esporte é para todos, em que possui uma enorme inclusão e diversidade. Independente da sua cor, orientação sexual, religião, idade ou condição física, o esporte é livre.
Nesse artigo falaremos mais sobre a diversidade no esporte junto com o Orgulho LGBTQIAPN+. Leia até o final e saiba mais sobre:
- O que é e como surgiu o Dia Internacional do Orgulho?
- Diversidade x Esportes;
- Juntos somos mais fortes
O que é e como surgiu o Dia Internacional do Orgulho?
Celebrada no dia 28 de junho, o Dia Internacional do Orgulho foi criado para celebrar as conquistas e homenagear a comunidade LGBTQIAPN+, além de relembrar a luta que essa comunidade passa diariamente na sociedade por décadas.
Mesmo tendo uma visibilidade e movimentos maiores só agora, ao contrário do que muitos pensam, o Dia Internacional do Orgulho surgiu no dia 28 de junho de 1969. Surgiu pois há 55 anos, qualquer comportamento considerado “anormal” como, beijar, dançar e andar de mãos dadas com pessoas do mesmo sexo, eram práticas ilegais e erradas.
Na época, um bar chamado Stonewall Inn de Nova York era conhecido por ser voltado à comunidade LGBTQIAPN+, onde não havia preconceito e o amor era livre. Mesmo não acontecendo nada de errado, um grupo de policiais invadiu o local e detiveram 13 pessoas com agressividade. Foi aí que o orgulho surgiu. Diversas pessoas da comunidade e até mesmo os que apoiavam a causa secretamente, se juntaram e fizeram uma manifestação de 5 dias pelas ruas.
Mesmo sendo uma campanha internacional e que começou lá atrás, o público LGBTQIAPN+ continua passando por muitas dificuldades e lutas, em que a intolerância da sociedade é maior que o respeito.
Leia também: Dia do Orgulho LGBTQIA+: conheça a origem da data, celebrada em 28 de junho
Diversidade x Esportes
Como mencionamos brevemente, no esporte qualquer um pode participar. É importante incluir essa diversidade na prática de esportes, pois ela irá criar um ambiente que incentiva o público a participar e competir. Além disso, sempre são criadas campanhas que ajudam no apoio de determinada causa, como por exemplo, corridas para maio e setembro amarelo, corridas para a prevenção ao câncer e corridas que apoiam a diversidade e inclusão.
Quanto mais campanha e mais corridas de incentivo, maior será a causa e mais pessoas farão parte do movimento. Com a inclusão no esporte, conseguimos transformar o ambiente mais acolhedor e ajudar no desempenho do atleta. Então independente da sua religião, idade, cor, deficiência e orientação sexual, o esporte é para todos. Ele consegue melhorar a sua saúde física e mental, ter contato com outras pessoas, transformar o momento em diversão e superação e, acima de tudo, te incluir em um espaço que é seu por direito em que todos são iguais.
Leia mais: A importância da união para o esporte cada vez maior
Juntos somos mais fortes
O Dia Internacional do Orgulho está chegando, mas independente do dia, precisamos nos orgulhar, respeitar e apoiar a comunidade LGBTQIAPN+ todos os dias. Há todos que já sofreram e sofrem até hoje devido a sua escolha, o MI vai continuar promovendo o amor e a aceitação através do esporte. Juntos somos mais fortes e qualquer pessoa deve e merece ser respeitada dentro e fora do esporte.
Juntos por um mundo com mais amor e respeito, e que a corrida e o esporte continue juntos proporcionando a inclusão e a superação para todos os atletas. Todos merecem competir e lutar por seus direitos!
Não fique de fora. Conheça alguns dos nossos desafios e apoie a diversidade no esporte.
Acesse e confira:
- CORRIDA E CAMINHADA DA CONSCIENCIA – 2024;
- Corrida e Caminhada Inclusao Social 2024;
- 3ª CORRIDA PELA DOAÇÃO DE ÓRGÃOS;
- V Corrida Revolucao de 1932
Até breve!
Escrito por: Milena Campos