Duathlon: entenda mais sobre essa modalidade 

Praticar exercícios não consiste apenas em correr ou fazer academia. Praticar atividades físicas envolvem muito mais modalidades como Trail Run, Duathlon, Triathlon e Aquathlon. Mas afinal, você sabe quais são os benefícios e vantagens de cada um? 

Nesse artigo vamos aprofundar na categoria Duathlon. Leia até o final e saiba mais sobre:

●       O que é Duathlon? 

●      Quais são os benefícios dessa categoria?  

●     Correr ou pedalar? 

O que é Duathlon? 

Duathlon é uma combinação entre corrida  + ciclismo + corrida. Ou seja, em uma competição, a parte inicial da prova será uma corrida, após isso o ciclismo e por fim um trecho menor de corrida novamente. 

Em uma competição de Duathlon, você pode decidir qual combinação/modalidade deseja. Ao todo, existem três modalidades, sendo elas: 

  • Sprints: 5km de Corrida + 20km de Ciclismo + 2,5km de Corrida;
  • Standard: 10km de Corrida + 40km de Ciclismo + 5km de Corrida;
  • Long Distance: 10km de Corrida + 150km de Ciclismo + 30km de Corrida.

Independente da escolha, todas são categorias intensas, então o ideal é se preparar adequadamente e ter uma avaliação médica para não correr riscos durante e após o percurso. 

Leia mais: Duathlon: combinação de corrida e ciclismo pode ser praticada indoor

Quais são os benefícios dessa categoria? 

Como mencionamos, no Duathlon a prática de exercícios é bem mais intensa comparada com uma simples corrida de rua. Sendo assim, por ser uma modalidade que possui um grande impacto no corpo e nas articulações, ela não é aconselhável para iniciantes ou atletas que possuem dores nas costas e desgastes nas cartilagens. 

É importante ter sempre uma avaliação médica, saber se você está apto ou não para praticar essa modalidade e ter uma rotina de treinos antes de entrar em uma competição. 

Pensando em todos os cuidados necessários e praticando sempre, o Duathlon traz grandes benefícios para o seu corpo e mente, como:

  • Queima de calorias;
  • Melhora na circulação sanguínea e no desempenho físico;
  • Aumento da resistência;
  • Redução no estresse, depressão e ansiedade;
  • Fortalecimento muscular e melhora na flexibilidade;
  • Contribui na socialização;
  • Melhora a qualidade de sono;
  • Aumenta a autoestima e confiança;

Os benefícios são ótimos, mas lembre-se que é importante ter paciência. O resultado não será de uma hora para a outra e como qualquer outra categoria ou exercício, é importante sempre tomar cuidado e ter um acompanhamento com especialistas da área. 

Leia também: O que é melhor, correr ou pedalar?

Correr ou pedalar? 

Em termos de saúde, ambas as categorias são ótimas para a saúde, tanto mental quanto física. Escolher uma ou outra, depende daquilo que você quer alcançar e o quanto você deseja praticar.

Por exemplo, para um objetivo de menor impacto nas articulações, o ideal é o ciclismo. Agora, se você deseja fortalecer os músculos, a melhor escolha é a corrida. 

A escolha entre um ou outro é livre, tudo depende do objetivo que você deseja alcançar, preferências pessoais e se a atividade será prazerosa para você. Ambas as modalidades possuem benefícios únicos para a saúde

Coloque na balança o que é melhor para você. Mas se você gosta de um bom desafio e quer praticar os dois, conheça alguns dos nossos eventos Duathlon e aproveite.

Até a próxima!

Escrito por: Milena Campos

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
LOGO MI

Crie seus eventos no
Minhas Inscrições

Tenha as melhores ferramentas para uma gestão completa de seus eventos em um só lugar.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *