Diversidade no esporte: por um mundo com mais respeito e amor

O esporte é para todos, em que possui uma enorme inclusão e diversidade. Independente da sua cor, orientação sexual, religião, idade ou condição física, o esporte é livre.

Nesse artigo falaremos mais sobre a diversidade no esporte junto com o Orgulho LGBTQIAPN+. Leia até o final e saiba mais sobre:

  • O que é e como surgiu o Dia Internacional do Orgulho?
  • Diversidade x Esportes;
  • Juntos somos mais fortes

O que é e como surgiu o Dia Internacional do Orgulho?

Celebrada no dia 28 de junho, o Dia Internacional do Orgulho foi criado para celebrar as conquistas e homenagear a comunidade LGBTQIAPN+, além de relembrar a luta que essa comunidade passa diariamente na sociedade por décadas.

Mesmo tendo uma visibilidade e movimentos maiores só agora, ao contrário do que muitos pensam, o Dia Internacional do Orgulho surgiu no dia 28 de junho de 1969. Surgiu pois há 55 anos, qualquer comportamento considerado “anormal” como, beijar, dançar e andar de mãos dadas com pessoas do mesmo sexo, eram práticas ilegais e erradas. 

Na época, um bar chamado Stonewall Inn de Nova York era conhecido por ser voltado à comunidade LGBTQIAPN+, onde não havia preconceito e o amor era livre. Mesmo não acontecendo nada de errado, um grupo de policiais invadiu o local e detiveram 13 pessoas com agressividade. Foi aí que o orgulho surgiu. Diversas pessoas da comunidade e até mesmo os que apoiavam a causa secretamente, se juntaram e fizeram uma manifestação de 5 dias pelas ruas. 

Mesmo sendo uma campanha internacional e que começou lá atrás, o público LGBTQIAPN+ continua passando por muitas dificuldades e lutas, em que a intolerância da sociedade é maior que o respeito.

Leia também: Dia do Orgulho LGBTQIA+: conheça a origem da data, celebrada em 28 de junho

Diversidade x Esportes

Como mencionamos brevemente, no esporte qualquer um pode participar. É importante incluir essa diversidade na prática de esportes, pois ela irá criar um ambiente que incentiva o público a participar e competir. Além disso, sempre são criadas campanhas que ajudam no apoio de determinada causa, como por exemplo, corridas para maio e setembro amarelo, corridas para a prevenção ao câncer e corridas que apoiam a diversidade e inclusão. 

Quanto mais campanha e mais corridas de incentivo, maior será a causa e mais pessoas farão parte do movimento. Com a inclusão no esporte, conseguimos transformar o ambiente mais acolhedor e ajudar no desempenho do atleta. Então independente da sua religião, idade, cor, deficiência e orientação sexual, o esporte é para todos. Ele consegue melhorar a sua saúde física e mental, ter contato com outras pessoas, transformar o momento em diversão e superação e, acima de tudo, te incluir em um espaço que é seu por direito em que todos são iguais. 

Leia mais: A importância da união para o esporte cada vez maior

Juntos somos mais fortes

O Dia Internacional do Orgulho está chegando, mas independente do dia, precisamos nos orgulhar, respeitar e apoiar a comunidade LGBTQIAPN+ todos os dias. Há todos que já sofreram e sofrem até hoje devido a sua escolha, o MI vai continuar promovendo o amor e a aceitação através do esporte. Juntos somos mais fortes e qualquer pessoa deve e merece ser respeitada dentro e fora do esporte. 

Juntos por um mundo com mais amor e respeito, e que a corrida e o esporte continue juntos proporcionando a inclusão e a superação para todos os atletas. Todos merecem competir e lutar por seus direitos!

Não fique de fora. Conheça alguns dos nossos desafios e apoie a diversidade no esporte. 

Acesse e confira:

Até breve!

Escrito por: Milena Campos

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
LOGO MI

Crie seus eventos no
Minhas Inscrições

Tenha as melhores ferramentas para uma gestão completa de seus eventos em um só lugar.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *