O Google Trends para eventos é uma ferramenta poderosa para alavancar suas estratégias como organizador/produtor de eventos.
Antes de qualquer coisa, vale ressaltar que ela é gratuita e seu uso é ilimitado, proporcionando maior liberdade e acessibilidade para todos.
O Google Trends permite descobrir o que as pessoas estão procurando no Google, o buscador mais popular do mundo.
Afinal, estima-se que mais de 90% dos usuários da internet recorram ao mecanismo de pesquisas do Google.
Portanto, o que não falta para esse gigante são dados, que felizmente, podem ser aproveitados por nós, organizadores de eventos, para assim, conseguirmos turbinar nossas edições com base nos interesses do nosso público-alvo.
Então, se você quer saber mais sobre o Google Trends para eventos, continue com a gente até o final, já que detalharemos:
- o que é Google Trends?
- como funciona o Google Trends?
- como usar o Trends na prática?
- como utilizar o Google Trends para eventos?
Preparado?
Então, vamos lá!
O que é Google Trends?
O Google Trends é uma ferramenta gratuita do Google que nos possibilita acompanhar a evolução do número de buscas por um determinado assunto ou palavra-chave durante um período.
Ou seja, com o Trends é possível analisar quais os assuntos tendências, com base nas pesquisas da população. Ela foi lançada em 2006, e desde então, se mostra bem completa e ideal para quem visa realizar análises de dados.
Como o Google detém uma boa parte das informações praticamente do mundo inteiro, é possível refinar a pesquisa por critérios como:
- país;
- tempo (pesquisas feitas últimas 10 horas, por exemplo)
- categoria (artes e entretenimento, finanças, entre outros)
- tipo de busca (por imagens, notícias, pesquisa do YouTube ou “web search”, a pesquisa clássica do Google).
As possibilidades com essa ferramenta são inúmeras, confira no próximo tópico como funciona.
Leia também: Métricas para eventos: descubra as 10 principais para analisar!
Como funciona o Google Trends?
Para ficar ainda mais claro o entendimento sobre essa poderosa ferramenta, o “Trends” significa “Tendências”, ou seja, podemos encará-la como “Google Tendências”.
Os resultados são coletados com base nas pesquisas realizadas pelos usuários, após a coleta, o buscador categoriza-os e os conecta a um tópico. E claro, além disso, remove as informações pessoais.
Ao pesquisar uma palavra na caixa de busca, é mostrado um gráfico com um título “Interesse ao longo do tempo”.
A linha horizontal representa a variação de tempo e a vertical o volume de buscas por aquela palavra.
Vale destacar que o gráfico não mostra o volume absoluto de buscas realizadas, mas sim a sua variação ao longo do tempo determinado por você.
Por isso que o máximo sempre será o número 100, indicando quando aquela pesquisa atinge o pico de interesse.
Em resumo, o Google Trends funciona perfeitamente para quem deseja identificar seus interesses e as tendências de seu público-alvo.
E agora você deve estar se perguntando: “como utilizar o Google Trends na prática?”, não é mesmo?
Calma, que iremos te explicar agora no próximo tópico.
Como usar o Trends na prática?
Para usar o Google Trends na prática, o primeiro passo é acessar sua página inicial: https://trends.google.com.br/trends/?geo=BR.
Logo no início você irá se deparar com uma caixa de busca escrita: “insira um termo de pesquisa ou assunto”, e é exatamente aí que você pode colocar qualquer palavra para começar suas análises.
Além disso, também já é possível verificar alguns exemplos de busca, notícias e estatísticas recentes, pesquisas do ano, entre outras informações gerais.
A partir do momento em que você insere um termo na caixa de busca, é possível verificar o interesse ao longo do tempo, por sub-região, além de assuntos e pesquisas relacionados ao tema para ampliar sua busca.
Vale ressaltar que o Google irá mostrar a tendência do termo que pesquisou em alguns filtros padrões, como: “Brasil”, “interesse nos últimos 12 meses”, “todas as categorias” e “pesquisas da Web”.
Para analisar em outras regiões ou em diferentes períodos, basta alterar essas informações e o gráfico irá se modificar conforme suas especificações.
Outro ponto, é que você pode comparar o termo escolhido com outro, e assim, obter ainda mais insights para sua pesquisa.
Além de tudo isso, o Google Trends ainda oferece a possibilidade de receber atualizações por email sobre eventos relevantes a uma determinada palavra-chave.
Para isso, acesse o menu da lateral esquerda da página do Trends, e clique em “inscrições”. Depois é só preencher os campos solicitados, e pronto, você estará inscrito!
Você viu que utilizar o Trends na prática não é tão difícil quanto parece, mas afinal como usar o Google Trends para eventos?
Responderemos essa pergunta no próximo tópico, vem com a gente!
Como utilizar o Google Trends para eventos?
O Google Trends para eventos pode ser uma das maiores aliadas dos organizadores de eventos quando o assunto é a pré-produção, ou seja, a parte do planejamento.
Ela é uma das melhores ferramentas de análise, e os produtores que souberem utilizar todos os seus recursos sairão na frente da concorrência, sem pensar duas vezes.
Para te auxiliar a entender mais sobre como utilizá-la especificamente para este setor, separamos algumas dicas abaixo. Confira!
Escolha do assunto/tema
Do que adianta desenvolver um evento sobre certo assunto, se as pessoas não estão interessadas nele?
Concorda que seria uma perda de tempo enorme, não é verdade?
Pois bem, o Google Trends pode te ajudar quanto a isso.
Afinal, você pode buscar sobre determinado tema de evento, e verificar até mesmo a época que esse assunto é mais relevante, e assim, criar as estratégias de divulgação no tempo certo.
Leia também: Marketing promocional para eventos: o que é, para que serve e passo a passo de como fazer!
Por exemplo, imaginemos que você esteja em dúvida sobre criar um curso de inglês ou espanhol.
Neste caso, você pode – e deve – usar o Trends como aliado, olhe abaixo quando usamos a comparação:
Analisando brevemente, já conseguimos identificar que o curso de inglês possui mais buscas do que o de espanhol.
Além disso, é possível ver que existem meses que possuem um maior volume de buscas sobre o “curso de inglês”, sendo em janeiro e fevereiro (conforme os últimos 12 meses), talvez porque as pessoas queiram começar o ano com o pé direito.
O ponto que queremos destacar aqui é que com isso, você como organizador ou produtor de eventos possui uma mina de ouro nas mãos, capaz de transformar os resultados de seus eventos ou cursos de uma forma inimaginável.
Definição do nome do evento
Já sabemos que a boa escolha do nome do evento é essencial para seu sucesso.
E o melhor é que o Google Trends pode ser excelente para te ajudar nesta missão.
Veja o exemplo abaixo:
Pode até ser algo muito sutil, mas realmente faz diferença. Principalmente quando você analisa os períodos que cada termo possui mais relevância, e sabe utilizar isso a seu favor. 😉
Escolha da data correta
Considerar a sazonalidade antes de lançar um curso ou realizar um evento é fundamental para garantir ainda mais resultados.
É fato que o interesse da população muda ao longo do ano, e todo organizador ou produtor precisa levar isso em consideração.
O Trends mostra como os interesses variam dentro do período de tempo definido pelo usuário, que mostra opções como:
- na última hora;
- últimas quatro horas;
- ontem;
- últimos sete dias;
- 30 dias;
- 90 dias;
- 12 meses;
- 5 anos;
- ou de 2004 até hoje.
Com isso, você saberá exatamente quais os melhores períodos para divulgação, e lançamento de suas produções.
Veja também: Funil de vendas para eventos: o que é, benefícios, como fazer e muito mais! Guia completo.
Estratégias para divulgação
Outro ponto muito positivo desta ferramenta do Google é o de mostrar as regiões que demonstram mais interesse por determinado assunto.
Ou seja, você e sua equipe podem se basear no local para a realização de um evento, por exemplo.
Além de ter a possibilidade de criar campanhas específicas conforme os períodos de maior interesse do público.
Com o uso do Google Trends a tarefa de criar estratégias para divulgação de suas produções se torna mais simples.
E aí, entendeu como usar o Google Trends para eventos?
Esperamos que você tenha entendido tudo sobre o Google Trends para eventos, e principalmente, como essa poderosa ferramenta pode impulsionar seus resultados.
Só para recapitular o que vimos ao longo deste conteúdo:
- o que é Google Trends?
- como funciona o Google Trends?
- como usar o Trends na prática?
- como utilizar o Google Trends para eventos?
Caso tenha ficado alguma dúvida, não hesite em deixar um comentário aqui em baixo, que responderemos às dúvidas de todo mundo.
Além disso, aproveite para conferir outros conteúdos que podem ser do seu interesse como organizador:
- Copywriting para eventos: saiba como usar essa técnica a seu favor!
- Métricas para eventos: descubra as 10 principais para analisar!
- Ações de Marketing no Instagram: Top 10 melhores estratégias para se destacar!
- Marketing promocional para eventos: o que é, para que serve e passo a passo de como fazer!
- Controle financeiro: o que é e como aplicar em seu evento.
Até a próxima!