Persona para eventos: o que é e como criar uma para seus eventos

Você já ouviu falar sobre Persona? Você sabe qual a importância de criar uma ou mais personas para seus eventos?

Ter a sua Persona pode transformar as suas estratégias e te ajuda a criar ações mais assertivas em seus eventos, ou seja, só benefícios que certamente fará seu evento decolar.

Compreender quem compra de você é essencial para criar um evento cada vez mais personalizado e alinhado às necessidades e expectativas dos participantes dos seus eventos. 

Por isso, fique com a gente e descubra:

  • O que é Persona
  • Qual a diferença entre Público Alvo e Persona
  • Por que devo criar uma persona para eventos
  • Como criar uma persona para eventos

O que é persona

Segundo Resultados Digitais: “Persona é a representação fictícia do cliente ideal de um negócio. É baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos clientes, assim como histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações. A persona guia a criação de conteúdo e de Marketing Digital.”

Sendo assim, entendemos que a Persona é a representação do seu participante ideal em seus eventos. Compreender os comportamentos, características, desejos e necessidades através de dados, fará com que você, organizador de eventos, entenda melhor quem é o seu participante ideal e guiá-lo nas definições estratégicas de seu evento e em sua comunicação.

Você pode coletar dados através do Google Analytics e Facebook Insights para entender melhor o público que acessa seu site ou suas redes sociais. A partir desses dados, você  descobre o perfil de público que consome seu conteúdo no ambiente digital.

Fique com a gente! Vamos mais a frente explicar melhor as diferenças entre Público-alvo e Persona, e como você pode começar a criar a sua.

Qual a diferença entre Público-alvo e Persona

Você sabe qual a diferença entre Público-alvo e Persona? Vamos começar com um bom exemplo!

Vamos supor que você venda inscrições para um Workshop para Barista (profissional que domina a arte de tirar um bom expresso). Nos insights do seu Instagram ou no Google Analytics configurado no seu site, você descobriu que o seu público, por exemplo, é da faixa dos 30-35 anos, 70% são homens, e que a maioria é da cidade de São Paulo. 

Pronto! Aqui temos uma definição de Público-alvo, onde encontramos de forma mais abrangente, um perfil de público que consome seu conteúdo nas redes sociais ou em seu site.

Agora, veja esse outro exemplo: João tem 32 anos, mora na cidade de São Paulo e é apaixonado por café. Seu desejo é se tornar uma Barista profissional e ter um mentor que possa ajudá-lo a vencer seus medos e desafios da profissão. João consome vários conteúdos sobre como ser barista no Instagram e no Youtube. 

Pronto! Aqui temos um exemplo de persona. 

Entendeu a diferença? Neste exemplo, criamos uma persona baseada nos dados gerados pelos Insights do Instagram ou do Google Analytics. Enquanto o Público Alvo tem informações coletadas de forma mais ampla, a Persona específica, através de dados, quem realmente é o seu cliente ideal.

Público Alvo x Persona

Para criar uma persona é só isso? Não, mas vamos te contar mais a frente, como você deve criar a sua persona!

Por que devo criar uma persona para eventos?

A Persona para eventos serve como uma bússola, orientando o organizador, a tomar decisões importantes sobre a produção e a comunicação do seu evento.

No exemplo acima, João consome as redes sociais Instagram e Youtube. Faz sentido você criar, por exemplo, um anúncio no TikTok? Faria sentido você realizar o seu evento em Sorocaba, no interior de São Paulo? Faria sentido você anunciar para pessoas que não gostam de café? Para todas as perguntas, a resposta é não.

Com a Persona para eventos bem definida, conseguimos compreender que as tomadas de decisões do seu evento serão bem mais assertivas, evitando assim desperdício de tempo e dinheiro em relação às estratégias e, como consequência, seu participante ideal terá uma boa experiência. Imagine só, o participante ideal se deslocando para Sorocaba sendo que ele mora em São Paulo? Certamente, seria uma inscrição perdida ou muito mais tempo de deslocamento para chegar até o local do evento.

Como criar uma persona para eventos?

Bom, até aqui, falamos que o Google Analytics e os Insights do Facebook podem te ajudar nesta primeira etapa de coleta de dados.

Entendendo melhor qual é o perfil de público que acessa seu site ou consome seu conteúdo nas redes sociais, precisamos coletar mais informações para deixar nossa persona mais completa possível. Sendo assim, a Persona deve ter:

  • Nome 
  • Idade;
  • Cargo;
  • Hábitos;
  • Frustrações;
  • Desafios;
  • Crenças;
  • Hobbies;
  • Estilo de vida;
  • Hábitos de compra;
  • Quais mídias preferem;
  • Quem os influencia;
  • Quais tecnologias usa;
  • Onde busca informação;
  • Critérios de decisão na hora da compra;
  • Momento da jornada de compra em que se encontra.

Para entender melhor sobre a Jornada de Compra, leia também: Funil de vendas para eventos: o que é, benefícios, como fazer e muito mais! Guia completo

Para coletar essas informações, você pode convidar pessoas que já participaram do seu evento e fazer entrevistas online ou criar perguntas e respostas que possam direcionar as respostas que deseja, podendo ser uma pesquisa qualitativa e quantitativa.

Ao criar uma ou mais personas para eventos, defina um nome para cada uma delas. Caso seu evento tenha foco no público masculino e feminino, o ideal é criar um persona para cada gênero. 

Dicas para suas entrevistas ou pesquisas:

  • Escolha pessoas que estejam alinhadas ao seu público-alvo. Exemplo: se seu público-alvo é de 30-35 anos, não faz sentido convidar uma pessoa com 20 anos.
  • Procure pessoas que já participaram do seu evento. Caso seja um evento novo, procure indicações de pessoas com perfil parecido do seu evento.
  • Para entrevistas, monte seu roteiro de perguntas.
  • Para pesquisas, monte as perguntas e analise quais devem ter respostas prontas (checkbox) e quais devem ter respostas amplas (campo aberto).
  • Confira se todas as perguntas que você criou responderá a cada item da sua persona.
  • Envie uma mensagem informal para os participantes da pesquisa/entrevista
  • Ofereça algum benefício como forma de agradecimento aos participantes da pesquisa/entrevista.

Feito tudo isso, analise as pesquisas e entrevistas, e identifique os pontos em comum. Desta forma, você consegue montar uma persona mais parecida com o seu cliente ideal. 

Lembre-se sempre de atualizar a sua persona a medida que seu evento tiver um público ainda maior.

E aí, está pronto para começar e criar a sua persona?

Esperamos que você tenha gostado deste artigo sobre Persona para eventos. Agora você está preparado para criar a sua e tomar decisões e comunicações mais assertivas!

O que vimos ao longo deste conteúdo:

  • O que é Persona
  • Qual a diferença entre Público Alvo e Persona
  • Por que devo criar uma persona
  • Como criar uma persona

Caso tenha ficado alguma dúvida, não hesite em deixar um comentário abaixo, que responderemos às dúvidas de todo mundo.

Além disso, aproveite para conferir outros conteúdos que podem ser do seu interesse como organizador:

Até a próxima!

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