Google Analytics para eventos: entenda o que é, como funciona e como aproveitar essa ferramenta!

O Google Analytics para eventos é uma das melhores ferramentas para obter ainda mais resultados em suas produções.

Quando utilizada da forma certa é possível conseguir inúmeras informações do seu público-alvo, e assim, ir otimizando todas as etapas da organização de um evento, desde o pré até o pós-evento.

Leia também: Pós-evento: 10 dicas para surpreender e encantar os participantes!

Isso porque o Google Analytics, além de ser uma ferramenta gratuita, é bem completa e pode ser utilizada por qualquer pessoa. Afinal, tutoriais não faltam na internet.

Ela é ideal para você saber como as pessoas se comportam em seu site ou aplicativo, quantas pessoas acessaram a página de venda de ingressos, por quanto tempo, qual a faixa etária, qual a região que mais acessou, e assim por diante.

As possibilidades são inúmeras, por isso resolvemos trazer este assunto como a pauta deste conteúdo.

Você, como um bom organizador de eventos, precisa conhecer a fundo sobre ela, já que todo o resultado de suas próximas edições podem mudar da água para o vinho.

Continue com a gente até o final, para aprender tudo sobre Google Analytics para eventos:

  • O que é Google Analytics?
  • Por que devo usar o Google Analytics sendo da área de eventos?
  • Quais informações o Google Analytics oferece?

Preparado?

Então, vamos lá!

O que é Google Analytics?

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo Google cujo objetivo é coletar informações de acesso, comportamento e navegação de sites e aplicativos por meio do rastreamento de códigos, e por fim, organizar esses dados em relatórios.

Adquirida pelo Google no ano de 2005, o GA — como também é conhecido — já passou por diversas atualizações, visando sempre a melhora da  experiência do usuário, já que cada vez mais se torna mais intuitiva e didática.

Vale frisar que ela não corrigi nenhum erro ou problema do site por si só, apenas mostra o que está acontecendo em um site ou aplicativo, e o que pode ser feito para ser melhorado com suas sugestões.

Mas, é preciso que um profissional faça as devidas correções para melhorar o desempenho do site de modo geral.

Agora, você deve estar se perguntando o que essa ferramenta de marketing digital pode agregar no setor de eventos?

Isso que responderemos no próximo tópico.

Vem com a gente!

Dashboard Google Analytics 4

Você também pode se interessar: Google Trends para eventos: descubra como utilizar essa ferramenta para turbinar suas estratégias!

Por que devo usar o Google Analytics sendo da área de eventos?

Antes de qualquer coisa, é importante ressaltar que o Google Analytics é obrigatório para qualquer tipo de negócio, principalmente, o setor de eventos.

Isso porque, com o Google Analytics para eventos é possível:

  • analisar quantas pessoas visitaram o seu site;
  • qual a origem destes usuários (se vieram de redes sociais, de um parceiro ou qualquer outra forma)
  • quanto tempo eles ficaram nas páginas (e em quais páginas)
  • quantas pessoas compraram e muitas outras informações;
  • e muito mais!

Nem precisamos falar o quão importante é ter esses dados em mãos, não é mesmo?

Aliás, são essas e muitas outras informações disponibilizadas pela plataforma capazes de transformar seus resultados, já que irá aproveitá-los para elaborar e otimizar estratégias de divulgação.

Cabe aqui uma frase do estatístico William Edwards Deming, “não se gerencia o que não se mede”.

Falando em informações que a ferramenta oferece, vamos para o próximo tópico onde detalhamos algumas das principais métricas.

Veja também: [Ferramenta MI] Pixel Meta (Facebook) e Tag Google Analytics na página do seu evento

Quais informações o Google Analytics oferece?

O Google Analytics fornece muitas informações, as principais são:

  • descobrir a origem das visitas;
  • saber mais sobre o perfil dos visitantes;
  • quais os canais que mais geram conversões;
  • quais conteúdos/páginas geram mais resultados;
  • velocidade de carregamento das páginas.

Calma, que detalharemos cada uma delas abaixo!

Leia também: Entenda o que é espaço instagramável e 5 dicas para criar em seu evento e bombar!

Descobrir a origem das visitas

Imagine você saber exatamente qual a origem das pessoas que visitaram o seu site, ou seja, de onde elas vieram parar ali na sua página?

Isso é totalmente possível com o GA!

Elas podem ter vindo de alguma rede social como o Instagram, Facebook, Twitter, YouTube, ou de algum site que tenha indicado o seu, ou até mesmo escrevendo o nome do seu site diretamente no navegador.

E ter essa informação é essencial para analisar quais os canais que mais geram visitas, e assim, otimizar ainda mais as estratégias.

Como um organizador de eventos, você consegue analisar qual canal te gera mais visitas na página de compra de inscrições, por exemplo. 

E assim, investir ainda mais neste meio para trazer mais resultados.

Aquisição de Tráfego

Saber mais sobre o perfil dos visitantes

Com o Google Analytics é possível obter inúmeras informações sobre o perfil das pessoas que visitam o seu site, como:

  • informações demográficas (idade, sexo)
  • interesses (categorias de afinidade, segmentos no mercado)
  • geográfico (idioma, local)
  • comportamento (novos x recorrentes, frequência e tempo para retorno, engajamento)
  • tecnologia (navegador, sistema operacional, rede)
  • dispositivos móveis (dispositivos, dispositos de aquisição, canais)
  • entre outros.

Assim, é possível otimizar o estudo do público-alvo realizado inserindo informações relevantes e verdadeiras sobre o perfil das pessoas que, de fato, acessam o seu site.

Além disso, fica muito mais fácil traçar estratégias mais assertivas, já que você saberá exatamente qual o perfil dos usuários.

Dados demográfico
Visão Geral Tecnologia

Quais os canais que mais geram conversões

Imagine descobrir quais canais geram mais conversões, falando sobre Google Analytics para eventos, descobrir quais geram mais vendas de inscrições?

Seria perfeito, não é mesmo?

Totalmente possível com o GA!

Com essa ferramenta você consegue descobrir quais canais estão te gerando mais vendas, o que pode te ajudar a investir mais nos locais corretos, e assim aumentar o seu ROI.

Você também pode se interessar: ROI: o que é e como aumentar o do seu evento esportivo.

Engajamento >> Conversões

Quais conteúdos/páginas geram mais resultados

O Google Analytics para eventos também fornece quais são as páginas que geram mais resultados, seja visitas, conversões ou qualquer outra métrica.

Assim, é possível verificar quais os tipos que mais atraem sua audiência e começar a produzir mais conteúdos que engajam e geram resultados relevantes para o negócio.

Por exemplo, vamos imaginar que você tenha uma página que fala sobre eventos esportivos, listando todos os eventos principais deste setor.

Você percebe pelo GA que este conteúdo te gera muitas visitas, mas poucas conversões, já que possui um link para o seu evento esportivo. 

Assim, você consegue verificar que o problema não está relacionado com o SEO, ou seja, está aparecendo e recebendo cliques por meio dos mecanismos de pesquisas. 

O problema está na copy, em outras palavras, no texto voltado para conversão. Pode estar faltando gatilhos para fazer com que a pessoa queira participar do seu evento, ou se inscrever para sua newsletter.

Páginas e Telas

Velocidade de carregamento das páginas

A velocidade de carregamento é um dos fatores que influenciam diretamente o sucesso do seu site.

De acordo com o Google, o ideal é que a página demore de 0,5 a 2 segundos para aparecer ao usuário.

Isso porque a experiência do usuário é prejudicada, o que impacta sua credibilidade com o Google e outros mecanismos de busca.

Conforme uma pesquisa realizada pela Aberdeen Group, a cada 1 segundo a mais no carregamento de uma página, ela perde 11% nas visualizações.

Outro estudo, feito pela Kissmetrics, aponta que 40% dos visitantes abandonam páginas que levam mais de 3 segundos para carregar. Cada 1 segundo a mais no tempo de carregamento do site reduz em 7% as conversões.

Conseguiu ver a importância de descobrir quais páginas estão demorando para carregar?

Pois bem, para isso, o Google disponibiliza uma ferramenta dedicada a esse tipo de otimização, o PageSpeed Insights, porém é possível visualizar essas informações com o próprio GA.

PageSpeed Insights

Leia também: Funil de vendas para eventos: o que é, benefícios, como fazer e muito mais! Guia completo.

E aí, pronto para usar o Google Analytics para eventos?

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a entender mais sobre o Google Analytics para eventos.

Caso tenha ficado alguma dúvida, fique à vontade para colocar nos comentários abaixo!

Como abordamos diversos tópicos ao longo deste conteúdo, confira abaixo os assuntos que falamos:

  • O que é Google Analytics?
  • Por que devo usar o Google Analytics sendo da área de eventos?
  • Quais informações o Google Analytics oferece?

Além disso, leia outros conteúdos para alavancar suas próximas edições:

Até a próxima!

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